Pesquisa Qualitativa

13/02/2019

36 horas

Home Educação Continuada

Pesquisa Qualitativa

Professor

Luciana Florêncio de Almeida

Course Attendees

Still no participant

Comentários curso

Ainda não há comentários

Objetivo do curso

O objetivo da disciplina consiste em auxiliar os estudantes na compreensão do conceito, técnicas e possibilidades analíticas que a pesquisa qualitativa, nos seus diversos formatos e abordagens, pode imprimir aos trabalhos de mestrado.

Programa do curso

  • Conceitos iniciais sobre Pesquisa Qualitativa
  • Método do Estudo de Caso
  • Método Pesquisa Ação e Observação
  • Método Entrevistas e Técnica Projetiva
  • Método Focus Group
  • Etnografia
  • Métodos mistos
  • Analise de dados (Análise de conteúdo e análise do discurso)

Critérios de Avaliação

  • Realização de Seminários e Resenhas: 40%
  • Acompanhamento do curso, resenhas dos textos definidos em sala e demais atividades nas respectivas aulas: 60%

Bibliografia

BIRKINSHAW, J., BRANNEN, M. Y., & TUNG, R. 2011. From a distance and generalizable to up close and grounded; Reclaiming a place for qualitative methods in international business research. Journal of International Business Studies, 42(5): 573–581.

CASSELL, C.; SYMON, G. (ed.) Essential Guide to Qualitative Methods in Organizational

CASSELL, C.; SYMON, G. (ed.) Qualitative methods in organizational research: a practical guide. London: Sage Publication, 1994

CASSELL, C.; SYMON, G. ; BUEHRING, A. ; JOHNSON, P. The role and status of qualitative methods in management research: an empirical account. Management Decision, v. 44, n. 2, p. 290-303, 2006.

CHAN, D. 1998. Functional relations among constructs in the same content domain at different levels of analysis: A typology of composition models. Journal of Applied Psychology, 83(2): 234–246.

CORLEY, K. G., & GIOIA, D. A. (2011). Building theory about theory building: what constitutes a theoretical contribution?. Academy of Management Review, 36(1), 12-32.

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativos, Quantitativo e Misto. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DENZIN, N.; LINCOLN, Y. S. Handbook of Qualitative Research, 2nd ed., Sage, Thousand

DENZIN, N.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da Pesquisa Qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DESCARTES, René. Discurso do método. São Paulo: Martins Fontes, 1996

EINSENHARDT, K.M. Building theories from case study research. Academy of Management Review, v. 14, p. 532-550, 1989

FIRESTONE, S. (1987), Meaning in method: The rhetoric of qualitative and quantitative research. Educational Researcher. 16: 16-21

GODOI, C; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. (Orgs.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.

GODOY, A. Pesquisa qualitativa: Tipos Fundamentais. RAE, v.35, n.3, p.20-29, mai/jun 1995

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017 (online)

MACEDO, Fernanda Maria Felicio; BOAVA, Diego Luiz Teixeira; ANTONIALLI, Luiz Marcelo. A fenomenologia social na pesquisa em estratégia. Ram, Rev. Adm. Mackenzie, v. 13, n. 5, p. 171-203, São Paulo, 2012.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 720 p.

MILES, M.B. ; HUBERMAN, A.M..Qualitative Data Analysis: A Source Book of New Methods, 2nd ed., Sage, London, (1994).

MORIN, E.  A cabeça bem feita. Repensar a reforma, reformar o pensamento. Bertrand Brasil, 6ª ed. 1999.

SILVERMAN, D. (2004), Qualitative Research: Theory, Method and Practice, 2nd ed., Sage, London.

SILVERMAN, D. Doing qualitative research: a practical handbook. London:Sage, 2000.

SOARES, V., CONSENZA, O., GOMES, C.F. Técnicas qualitativas e soft systems methodology aliadas ao enfoque sistêmico. Revista de Administração, São Paulo v.36, n.3, p.100-107, julho/setembro 2001

Quando acontece?

Aulas às quartas-feiras (de 13/2 a 10/4), das 19h às 23h.

13/2

quarta-feira

20/2

quarta-feira

27/2

quarta-feira

6/3

quarta-feira

13/3

quarta-feira

20/3

quarta-feira

27/3

quarta-feira

3/4

quarta-feira

10/4

quarta-feira

Investimento


  • Valor
  • Boleto
  • R$ 3.435,00
  • Cartão de crédito
  • EM ATÉ 6X R$ 572,50
R. Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04018-010

Etiquetas :

São Paulo - Álvaro Alvim

Presencial

Cursos Avançados

Aulas: quintas-feiras, das 19h às 23h

Até 6x de R$ 572,50*
* Confira a tabela abaixo

Translate