Planejamento de Trade Marketing: potencialize os canais de vendas digitais e físicos - ESPM
Planejamento de Trade Marketing: potencialize os canais de vendas digitais e físicos

05/11/2020

18 horas

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Planejamento de Trade Marketing: potencialize os canais de vendas digitais e físicos

Professor

Marcelo Ermini
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Cancelamento ou adiamento do curso – Educação Continuada São Paulo

Cancelamento ou adiamento do curso – Educação Continuada São Paulo

TERMO DE CIÊNCIA E ACEITE AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DA ESPM

 

 

Pelo presente instrumento particular, de um lado, como CONTRATADA, a AESPM – Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, CNPJ 61.825.675/0006-79, com sede na cidade de São Paulo e filiais nas cidades de Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, e do outo lado, como CONTRATANTE, o(a) ESTUDANTE, #nome#  devidamente qualificado (a) na inscrição realizada no portal eletrônico da CONTRATADA, têm entre si, como justo e acordado, o presente Termo de Ciência e de Aceite às cláusulas do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais da ESPM abaixo descritas:

CLÁUSULA 1ª - DO OBJETO

1.1.    O objeto do presente contrato é a Prestação de Serviços Educacionais do curso de EXTENSÃO DA ESPM indicado no ato de inscrição online, por meio de aulas e demais atividades acadêmicas em turnos e locais indicados pela contratada e de acordo com seu currículo próprio, conforme estabelecido na legislação vigente.

1.2.    A ESPM se reserva o direito de introduzir melhorias e/ou aperfeiçoamentos no Curso, podendo, para tanto, alterar seu conteúdo e/ou grade de professores e aulas, até a data de seu início, desde que tais melhorias e/ou aperfeiçoamentos preservem o objetivo acadêmico do Curso e não importem em ônus adicional ao(à) ESTUDANTE(A) #nome# ou na redução da carga horária total.

1.3.     O Estudante está ciente que as aulas presenciais do curso escolhido, poderão ser ministradas em qualquer uma das unidades da ESPM.

CLÁUSULA 2ª - DA MATRÍCULA

2.1. - Neste ato de matrícula, o estudante, concorda expressamente com este Termo, estando ciente e de acordo com as condições e obrigações constantes na legislação aplicável à área de ensino e, ainda, com as emanadas de outras fontes legais, desde que regulem supletivamente a matéria.

2.2 - A inscrição para o curso será efetivada após a confirmação do pagamento, que poderá ser realizado à vista por meio de boleto bancário ou débito/crédito, ou parcelado no cartão de crédito conforme as condições comerciais do curso escolhido.

2.3 - A ESPM se reserva o direito de alterar a data de início da turma ou de cancelá-la, na hipótese de não ser atingido o número mínimo de estudantes matriculados para início da turma, com 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.

CLÁUSULA 3ª – DO CANCELAMENTO E/OU ADIAMENTO DO CURSO

3.1 - O curso poderá ser cancelado e/ou adiado pela CONTRATADA caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso, conforme estabelecido pela Coordenação. Caso o estudante não concorde com o adiamento do curso, deverá solicitar o cancelamento através do e-mail.

3.2 -  O cancelamento por parte do estudante poderá ser efetivado junto à secretaria de pós-graduação da ESPM ou através do e-mail extensao.sp@espm.br com até 24 horas de antecedência do início do curso.

3.3 – O curso ficará à disposição do Estudante e não caberá qualquer restituição de valores pagos em caso de abandono ou cancelamento do curso após o seu início.

3.4 – Caso o (a) Estudante não manifeste formalmente seu pedido de desistência, conforme previsto neste instrumento, estará caracterizado o abandono do curso, não sendo devido o reembolso do valor pago e ainda o (a) mesmo (a) deverá honrar com o pagamento das parcelas a vencer.

3.5 - O não comparecimento aos atos escolares não exime o estudante ao pagamento das parcelas do curso já que, conforme reconhece, os serviços ficarão à sua disposição.

CLÁUSULA 4ª – REEMBOLSO

4.1 - No caso dos itens 3.1 e 3.2, será devolvido 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo estudante, em até 10 (dez) dias úteis, a contar da data de indicação dos dados bancários do estudante para providências do devido reembolso, ou via estorno de pagamento realizado por cartão de crédito.

CLÁUSULA 5ª – EMISSÃO DO CERTIFICADO

5.1-  A expedição do certificado de conclusão do curso está condicionado ao aproveitamento mínimo de 75% das aulas.

5.2 - O certificado será enviado por e-mail em até 07 (sete) dias após o final do curso.

CLÁUSULA 6ª – FORMAS DE PAGAMENTO

6.1- Pagamento à vista ou parcelado com cartão de crédito: (American Express, Mastercard ou Visa)

- Pagamento parcelado: verificar a quantidade de parcelas disponível no ato da inscrição

- Pagamento à vista: através de boleto impresso no site ou cartão de crédito/débito

6.2 - Perderá direito a vaga o estudante que não efetivar o pagamento da 1ª parcela até a data do vencimento. A inscrição sem o pagamento não garante a vaga no curso.

6.3 - No último dia de matrícula, são aceitos somente pagamento por meio de cartão de crédito ou débito. ATENÇÃO, NÃO REALIZAMOS PRORROGAÇÃO DO BOLETO.

Para emitir um novo boleto com data atualizada, gerar no site do curso clicando em "quero me inscrever", "já possuo código e senha" ou acessar o site do Bradesco: https://banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/mais-produtos-servicos/segunda-via-boleto.shtm

CLÁUSULA 7ª – INFORMAÇÕES PARA PAGAMENTO EMPRESA E INFORMAÇÕES SOBRE A NOTA FISCAL

7.1 - O cadastro inicial no curso deve ser todo realizado no nome do participante, e no momento da escolha da forma de pagamento, deverá escolher a opção "Pessoa jurídica", nesse caso o boleto, recibo de pagamento e Nota Fiscal (ao final do mês do curso) sairão em nome da empresa.

7.2 - A obrigação da emissão de "nota fiscal" de serviços educacionais surge do fato gerador, ou seja, surge da efetivação da prestação do serviço. Assim, a nota fiscal será emitida após o término do curso, podendo existir duas ou mais notas, a depender da duração do curso.

7.3 - Para receber a Nota Fiscal da Prefeitura de São Paulo quando for gerada, a empresa pode entrar no site da Prefeitura: https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/.

7.4 - Como alternativa às empresas que necessitam da Nota Fiscal para realização do pagamento antecipado do curso, disponibilizamos um recibo antecipado de pagamento emitido em nome da empresa. Havendo esta necessidade, após gerar o boleto no site, deverá solicitar o recibo via e-mail: extensao.sp@espm.br constando no corpo do e-mail, razão social da empresa, CNPJ, nome do estudante e curso. O prazo máximo para emissão do recibo é de três dias corridos.

CLÁUSULA 8ª - DO PRAZO CONTRATUAL

8.1 - O prazo do presente Termo inicia-se na data de início do curso e dar-se-á por encerrado após o cumprimento das obrigações das PARTES.

CLÁUSULA 9ª – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 - A ESPM NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUAISQUER OUTROS VALORES QUE EVENTUALMENTE TENHAM SIDO DESPENDIDOS PELO PARTICIPANTE, SEJA A QUE TÍTULO FOR, TAIS COMO PASSAGENS ÁREAS, RODOVIÁRIAS, COMBUSTÍVEL. HOSPEDAGEM, ETC.

9.2. O(A) ESTUDANTE(A), #nome# está ciente e de acordo que:

a.    em hipótese alguma será admitida a sua substituição por outro, durante o Curso;

b.    é de sua responsabilidade comunicar a ESPM eventual mudança de dados cadastrais, exemplo: Endereço, e-mail, telefone e etc;

CLÁUSULA 10ª: Do Foro

10.1 - Fica eleito o foro central da Capital de São Paulo, para decidir sobre litígios que decorram da interpretação e da execução deste Contrato.

O Estudante declara ter lido, entendido e estar de acordo com todos os termos e condições deste Termo.

Certificado Digital

Certificado Digital

EMISSÃO DOS CERTIFICADOS

  1. O certificado será emitido em formato digital e será enviado através do e-mail cadastrado em até 07 (sete) dias após o final do curso.
  2. A expedição do certificado de conclusão do curso está condicionada ao aproveitamento mínimo de 75% das aulas.

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Soluções Multicanais

Atualmente a atividade de trade marketing está inserida no dia a dia de diversas empresas do mercado e nos mais diferentes canais de vendas. Até pouco tempo, a atuação da área era extremamente tática e se restringia a implementação dos planos definidos no Planejamento de Marketing.

 

Gradativamente tem assumido maior relevância no ambiente estratégico e percebe-se a necessidade de planos mais específicos, direcionados aos canais e clientes, em projetos focados não apenas nos shoppers, mas também nos intermediários do processo como distribuidores e seus times de vendas, nas empresas de varejo tradicionais e agora direcionando grandes recursos para plataformas de e-commerce.

 

A cultura do trade marketing se relaciona com as diversas áreas internas e externas da empresa, passa a ter seu próprio orçamento e novos desafios, metas, e sua atuação não é mais restrita a parte do Plano de Marketing, focando na execução.

 

Canais tradicionais como atacados, distribuidor e varejistas, passam a competir entre si, com o aparecimento de novos formatos como o “Atacarejo” e também em soluções Multicanais com sistemas de vendas diretas em canais door to door, clubes de compras, telemarketing e o crescente desenvolvimento de diversos modelos de venda em comercio eletrônico.

 

Para isso é fundamental destacar a importância do Planejamento de Trade mais abrangente, atrelado a planejamento estratégico e cultura organizacional de cada empresa, pois mesmo entre concorrentes em um mesmo mercado, o modelo de gestão da área deve considerar características próprias no tratamento da questão.

 

O histórico de viés mais tático da atuação da área de trade, modelo que foi implantado no Brasil, se faz necessário a formação de profissionais com esta competência específica de Planejadores Estratégicos em Trade Marketing.

Objetivo do curso

A ESPM oferece aos alunos condições para em sua formação de se destacar no mercado de trabalho, ampliando seus conhecimentos sobre o tema e, para aqueles que já estão em cargos de liderança na área, desenvolver planos direcionados para suas empresas.

O curso é ministrado por professores com amplo conhecimento teórico e prático, que privilegiam em suas aulas a troca de experiência embasada nos exemplos retirados de diversos contextos profissionais. Estimulam debates sobre a realidade da
operacionalização em cada mercado e empresa dos participantes e procuram desenvolver entre os alunos a capacidade de avaliar cenários estratégicos de modo a poder realizar a mesma atividade em outras empresas e em outros mercados.

Os estudantes têm a oportunidade de aplicar os conceitos apreendidos em atividades direcionadas as empresas que fazem parte, individualmente ou em grupos, preservando a confidencialidade de cada organização em um planejamento real de trade marketing.

Para quem se destina?

Proporcionar uma visão sistêmica do processo de planejamento de trade de marketing, com reflexão sobre a realidade dos mercados que a empresa atua, seu relacionamento com seus canais, clientes, shoppers nos canais tradicionais e inserido no contexto o crescente comércio eletrônico. A construção de um planejamento eficaz considera entender os pontos de convergência da estratégia da indústria, varejo, mix de produto e serviços, entendendo o processo de compra e comportamento do shopper, oportunidades de negócio e alavancagem de vendas. O curso pretende discutir as variáveis que influenciam e impactam em resultados para que os empresários e executivos possam se posicionar para desenvolver relações de longo prazo com seus clientes em mercados tão competitivos como os atuais. A atuação dos shoppers nos canais tradicionais e em e-commerce deve ser analisado e potencializado nos planejamentos de Trade Marketing.

Programa do curso

Destaca aspectos relevantes para o planejamento de trade marketing, apresentados a seguir:

  • Ambiente de mercado, conceitos de planejamento, evolução dos canais e mudanças no comportamento dos clientes e do consumidor. Entendimento da relação de concorrência X competidores, conceituação dos canais de marketing e análise dos modelos de atuação nas
    empresas participantes;
  • Análise das fontes para a geração de informações e entendimento das bases para o desenvolvimento de cenários estratégicos;
  • A relação das metas estabelecidas no plano de marketing com o desenho do plano de trade de marketing. A relação dos desafios e estratégias da área de Vendas para o desenvolvimento do plano de Trade Marketing, alinhado com o Plano de Marketing, novos canais e e-commerce;
  • O papel da Gestão por categorias, processos de inovação de produtos e nos canais;
  • As características, inovações, startups focadas no desenvolvimento dos canais de vendas digitais, uso de ferramentas analíticas para potencializar fluxo as plataformas de e-commerce, marketplace e tantos outros novos modelos;
  • A proliferação de canais de vendas digitais no mercado, competências e prioridades da empresa para acompanhar este cenário;
  • 10 lições para entender e perder o medo do mercado Digital. Como fortalecer suas vendas no online e inovar perante aos novos mercados e tendências, garantindo liderança;
  • A era da conectividade: Como entender o novo mundo digital e construir estratégia de vendas online para aumentar suas vendas. Aprenda a entender sobre esse canal e potencializar suas estratégias em prol dos consumidores atuais;
  • Gestão de stakeholders no mundo digital: Quem são os parceiros e áreas envolvidas mais importantes para colocar seu canal de vendas digital funcionando;
  • 15 lições que você deveria saber antes de criar uma estratégia de vendas online;
  • A importância de papel da Swot para avaliação dos canais e clientes no desenvolvimento do planejamento de trade. Entendimento dos problemas e definição das prioridades da empresa;
  • A definição do foco do Plano Estratégico de Trade de Marketing, desenho das estratégias para os canais de marketing, sejam tradicionais ou digitais da empresa, relacionados ao orçamento próprio da área e a adequação da alocação da verba pelo resultado;
  • Desenho do plano direcionado aos canais tradicionais e processos de inovação para canais de vendas digitais, bem como metodologias e ferramentas para apuração dos resultados;
  • Apresentação dos projetos.

Quando acontece?

Dias 05, 06, 07, 19, 20 e 21/11/2020

Quinta e sexta-feira das 19h30 às 22h30

e sábado das 9h às 12h.

Investimento


  • Valor
  • Boleto
  • R$ 1.290,00
  • Cartão de crédito
  • EM ATÉ 10X R$ 129,00

20% DE DESCONTO

NO VALOR INTEGRAL DO CURSO PARA ALUNOS E EX-ALUNOS DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada da ESPM

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Rua Vergueiro, 2740 - Vila Mariana

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Telefone: (11) 2197-7600

*Informar no ato da reserva que é aluno dos cursos de férias na ESPM para ter o desconto promocional

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