Práticas Inovadoras

25/4/2019

36 horas

Home Educação Continuada

Práticas Inovadoras

Professor

Ricardo Zagallo Camargo

Course Attendees

Still no participant

Comentários curso

Ainda não há comentários

Objetivo do curso

OBJETIVO GERAL

Promover a vivência de uma Comunidade de Prática, entendida como um espaço que fomente a aprendizagem por meio da colaboração reflexiva entre profissionais unidos pelo interesse comum na cultura de consumo e no comportamento do consumidor, visando à geração de insights para inovações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ao final da disciplina os participantes deverão ser capazes de:

  • Lembrar os conceitos de Comunidade de Prática, Prática e Teoria da prática utilizando-os para identificar situações favoráveis à aprendizagem sócio-prática e à pesquisa nas organizações.
  • Entender o vínculo entre Comunidade de Prática e Inovação, relacionando os ambientes favoráveis à efetivação de Comunidades de Prática e os tipos e ferramentas de inovação.
  • Selecionar e analisar práticas empresariais ligadas à cultura de consumo e comportamento do consumidor, utilizando ferramentas teóricas e metodológicas propostas no programa da disciplina e trazidas pelos (as) participantes.
  • Elaborar as discussões e reflexões envolvendo temas transversais contemporâneos na forma de casos de ensino, redigindo textos que tem como referências as publicações da Central de Cases ESPM.
  • Propor intervenções a serem realizadas nas empresas, envolvendo temas transversais contemporâneos.

DESDOBRAMENTOS POSSÍVEIS

  • Geração de insights para inovações nas organizações
  • Propostas de pesquisas a serem realizadas nas empresas
  • Publicação de casos de ensino e de artigos técnicos (em parceria com docentes)
  • Criação de um banco de práticas inovadoras (materialização criativa de conhecimento tácito, por meio de representações visuais, produtos audiovisuais, crônicas, contos etc.)

Programa do curso

  • Tipos e modos de conversão do conhecimento
  • Aprendizagem sócio-prática
  • Comunidades de prática
  • Inovação: conceito e tipos
  • Teoria, prática e teoria da prática (subsídios)
  • Temas sociais transversais
  • Método do caso
  • Pesquisa participante

Critérios de Avaliação

  • Participação em aula (preparo, presença e atividade): 3 pontos
  • Diário de classe (síntese das discussões de prática): 2 pontos
  • Diário de campo (estudo do meio): 2 pontos
  • Caso de Ensino ou Pré-projeto de pesquisa (duplas): 3 pontos
  • Total possível: 10 pontos

Bibliografia

ARAUJO, Luis; KJELLBERG, Hans. Shaping exchanges, performing markets: the study of market-ing practices. In:

MACLARAN, Pauline et al. The Sage handbook of marketing theory. London: Sage Publications, 2010.

BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

CARRASCOZA, João Anzanello. Suíte acadêmica: apontamentos poéticos para elaboração de projetos de pesquisa em Comunicação. Matrizes, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 57-65, ago. 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/119467Acesso em: 10 abr.2018.

CASTAÑEDA, Marcelo. Teorias das práticas na análise do consumo. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 46, n. 3,p. 248-255, set./dez. 2010. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/581Acesso em: 10 abr.2018.

DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livro Editora, 2004

FONTENELLE, Isleide Arruda. Cultura do consumo: fundamentos e formas contemporâneas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017.

MANUAL DE OSLO, 3ª ed., OCDE/ tradução FINEP. Disponível em: http://www.finep.gov.br/images/apoio-efinanciamento/
manualoslo.pdfAcesso em: 10 abr.2018.

SOUZA-SILVA, Jader C. de; DAVEL, Eduardo. Da ação à colaboração reflexiva em comunidades de prática. RAE Rev. adm. empres.,v. 47, n. 3, p. 1-13, set. 2007. Disponível em http://ref.scielo.org/d2kv2c Acesso em: 17 mar 2018.

WARDE, A. 2005. Consumption and theories of practice. Journal of Consumer Culture, v.5, n.2, p. 131-153, 2005.Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/1469540505053090 Acesso em: 10 mar.2016.

Quando acontece?

Aulas às quintas-feiras (de 25/4 a 13/6), das 19h às 23h.

25/4

quinta-feira

2/5

quinta-feira

9/5

quinta-feira

16/5

quinta-feira

23/5

quinta-feira

30/5

quinta-feira

6/6

quinta-feira

13/6

quinta-feira

Investimento


  • Valor
  • Boleto
  • R$ 3.435,00
  • Cartão de crédito
  • EM ATÉ 6X R$ 572,50
R. Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04018-010

Etiquetas :

São Paulo - Álvaro Alvim

Presencial

Cursos Avançados

Aulas: quintas-feiras, das 19h às 23h

Até 6x de R$ 572,50*
* Confira a tabela abaixo

Translate