Produção Audiovisual: capacitação em época de grandes desafios para o setor

23/07/2018

16 horas

Home Educação Continuada

Produção Audiovisual: capacitação em época de grandes desafios para o setor

Professor

Beto Rodrigues

Course Attendees

Still no participant

Comentários curso

Ainda não há comentários

Mercado competitivo

Em curto período, o aluno adquire conhecimentos e acessa informações vitais para se estabelecer em um mercado audiovisual cada vez mais competitivo e em ascensão no Brasil atual. Tanto do ponto de vista dos elementos básicos e estruturantes do ofício de produtor, como dos diferentes modelos e ferramentas de produção e financiamento existentes no país e no exterior.

Objetivo do curso

Aprofundar o conhecimento e capacitar melhor a todos aqueles que atuam no oficio e na atividade de produção audiovisual e enfrentarem os desafios e o cenário competitivo de um setor audiovisual que, à despeito da recessão vivida já há quatro anos pelo país, tem crescido cerca de 8% ao ano.

Metodologia

  • Exposições dialogadas e exemplificadas;
  • Debate sobre conceitos expostos;
  • Exibição de trechos de filmes e séries;
  • Exercício prático final.

Programa do curso

Aula inaugural -  O papel e as funções do produtor na trajetória do cinema industrial. Produtor clássico e produtor independente. A produção no “cinema de arte” e no “cinema comercial”. Economia audiovisual e mercado, o papel do produtor criativo. Exibição de trechos de filmes que simbolizam o crescimento e os conceitos de indústria.

Trajetória de produção do cinema brasileiro nas últimas décadas. Do modelo na “Era Embrafilme” ao modelo atual a partir do surgimento da ANCINE. As fontes e diferentes mecanismos de financiamento (leis de incentivo, editais e fundos). O mercado audiovisual no Brasil atual e as leis de fomento .Mecanismos auxiliares de financiamento e o modelo de produção em diferentes formatos. De experiências em nível federal à mecanismos locais e regionais como Fumproarte a LIC e FAC-RS e formatação de projetos para filmes culturais.

O mercado audiovisual no mundo atual. Diferentes modelos de produção e circulação do produto audiovisual. Estudo de casos emblemáticos dentro dos modelos latino-americanos e europeus. Por que o cinema brasileiro tem sido proporcionalmente ao que produz menos competitivo que países latino-americanos próximos, como Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai? Perfis de mercado e escolas narrativas. Temáticas e linguagem buscadas no mercado internacional. A importância e peso do circuito internacional de festivais. O surgimento e a consolidação das plataformas de VOD. Como diferentes países tem regulado essa nova janela de mercado que substituiu o home vídeo e agora ameaça absorver o sistema de TV por assinatura? Como o Brasil está encarando esse novo meio e as relações do produto brasileiro com as diferentes janelas de mercado.

O surgimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) no Brasil. Suas características e regras gerais e balanço de seus resultados nessa primeira década de existência. Apresentação preliminar das linhas de financiamento. Como construir a apresentação de um projeto, formatos de apresentação e “Bíblias”; linhas argumentais e apresentação em pitchings. Apresentação e análise das principais e mais procuradas linhas de financiamento. Estratégias para crescer no mercado no uso combinado de fontes que envolvem o FSA, leis de fomentos e fundos nacionais e internacionais.

 

Plano de negócios, plano financeiro e leis de incentivo. Preparação, o melhor investimento. A dinâmica da realização. Problemas usuais de produção. Teledramaturgia - especificidades de produção. Complexidades da preparação dos planos de gravação. Experiências no RS, um estudo de caso.

Para quem se destina?

Sócios(as) de produtoras audiovisuais, alunos formados em cinema e audiovisual pelos diferentes cursos existentes no estado, produtores(as) executivos(as) e diretores(as) de produção que buscam ou tem por objetivo gerenciar suas próprias empresas audiovisuais.

Quando acontece?

Aulas de segunda a quinta-feira, 7 a 10/1, das 19h às 22h30.

7/1

segunda-feira

8/1

terça-feira

9/1

quarta-feira

10/1

quinta-feira

Investimento


  • Parcelas
  • Boleto
  • 1x
  • Cartão de crédito
  • 1x
  • 2x
  • 3x
  • 4x
  • 5x
  • Valor
  • Boleto
  • R$ 712,00
  • Cartão de crédito
  • R$ 755,00
  • R$ 377,00
  • R$ 251,00
  • R$ 188,00
  • R$ 151,00
Rua Guilherme Schell, 350, Santo Antônio

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

90640-040

Tour Virtual

Porto Alegre

Presencial

Cursos de Férias

Aulas : segunda a quinta-feira

Até 5x de R$ 151,00*
* Confira a tabela abaixo