Produção Audiovisual: capacitação em época de grandes desafios para o setor

15/07/2019

12 horas

Home Educação Continuada

Produção Audiovisual: capacitação em época de grandes desafios para o setor

Professor

Beto Rodrigues

Course Attendees

Still no participant

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

Caso houver cancelamento do curso, por parte da ESPM, será devolvido ao aluno 100% do valor pago. O aluno será avisado sobre o cancelamento com, no mínimo, 24 horas de antecedência à data prevista para o início das aulas através do e-mail cadastrado no ato da matrícula.

O aluno poderá solicitar o cancelamento da inscrição com 4 dias úteis de antecedência ao início do curso, sendo reembolsados 80% do valor pago. Esta solicitação somente terá validade quando realizada através do e-mail: centralinfo-rs@espm.br. Após este prazo (4 dias úteis) não haverá devolução do valor pago. O reembolso será efetuado através do Departamento Financeiro em até 15 dias úteis.

A ESPM NÃO SE RESPONSABILIZA PELO RESSARCIMENTO DE VALORES REFERENTES A DESLOCAMENTO, PASSAGENS AÉREAS OU RODOVIÁRIAS, HOSPEDAGEM E/OU EVENTUAIS GASTOS QUE POSSAM SURGIR EM VIRTUDE DO CANCELAMENTO OU ADIAMENTO DO CURSO.

Comentários curso

Ainda não há comentários

Mercado competitivo

Em curto período, o aluno adquire conhecimentos e acessa informações vitais para se estabelecer em um mercado audiovisual cada vez mais competitivo e em ascensão no Brasil atual. Tanto do ponto de vista dos elementos básicos e estruturantes do ofício de produtor, como dos diferentes modelos e ferramentas de produção e financiamento existentes no país e no exterior.

Objetivo do curso

Aprofundar o conhecimento e capacitar melhor a todos aqueles que atuam no oficio e na atividade de produção audiovisual e enfrentarem os desafios e o cenário competitivo de um setor audiovisual que, à despeito da recessão vivida já há cinco anos pelo país, tem crescido cerca de 8% ao ano.

Metodologia

  • Exposições dialogadas e exemplificadas;
  • Debate sobre conceitos expostos;
  • Exibição de trechos de filmes e séries e análise sobre como foram realizados e respectivos desafios.
  • Exercício prático final.

Programa do curso

Aula inaugural -  O papel e as funções do produtor na trajetória do cinema industrial. Produtor clássico e produtor independente. A produção no “cinema de arte” e no “cinema comercial”. Economia audiovisual e mercado, o papel do produtor criativo. Exibição de trechos de filmes que simbolizam o crescimento e os conceitos de indústria. Trajetória de produção do cinema e audiovisual brasileiros nas últimas décadas. Do modelo na “Era Embrafilme” ao modelo atual a partir do surgimento da ANCINE. As fontes e diferentes mecanismos de financiamento (leis de incentivo, editais e fundos). O mercado audiovisual no Brasil atual e as leis de fomento .Mecanismos auxiliares de financiamento e o modelo de produção em diferentes formatos. De experiências em nível federal à mecanismos locais e regionais como Fumproarte a LIC e FAC-RS e formatação de projetos para filmes culturais.

O mercado audiovisual no mundo atual. Diferentes modelos de produção e circulação do produto audiovisual. Estudo de casos emblemáticos dentro dos modelos latino-americanos e europeus. Por que o cinema brasileiro tem sido, proporcionalmente ao que produz, menos competitivo que países latino-americanos próximos, como Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai? Perfis de mercado e escolas narrativas. Temáticas e linguagem buscadas no mercado internacional. A importância e peso do circuito internacional de festivais e eventos de mercado, como Cannes, EFM, AFM, MIPCom e outros. O surgimento e a consolidação das plataformas de VOD. Como diferentes países tem regulado essa nova janela de mercado que substituiu o homevideo e agora ameaça absorver o sistema de TV por assinatura? Como o Brasil está encarando esse novo meio e as relações do produto brasileiro com as diferentes janelas de mercado?

O surgimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) no Brasil. Suas características e regras gerais e balanço de seus resultados nessa primeira década de existência. Apresentação preliminar das linhas de financiamento. Como construir a apresentação de um projeto, formatos de apresentação e “Bíblias”; linhas argumentais e apresentação em pitchings. Apresentação e análise das principais e mais procuradas linhas de financiamento. Estratégias para crescer no mercado no uso combinado de fontes que envolvem o FSA, leis de fomentos e fundos nacionais e internacionais.     

Plano de negócios, plano financeiro e leis de incentivo. Preparação, o melhor investimento. A dinâmica da realização. Problemas usuais de produção. Teledramaturgia - especificidades de produção. Complexidades da preparação dos planos de gravação. Experiências no RS, um estudo de caso.

Quando acontece?

Aulas de segunda a quarta-feira, 15 a 17/7/2019, das 19h às 22h30.

15/7

segunda-feira

16/7

terça-feira

17/7

quarta-feira

Para quem se destina?

Sócios(as) de produtoras audiovisuais, alunos formados em cinema e audiovisual pelos diferentes cursos existentes no estado, produtores(as) executivos(as) e diretores(as) de produção que buscam ou tem por objetivo gerenciar suas próprias empresas audiovisuais.

Investimento


  • Valor
  • Boleto
  • R$ 623,00
  • Cartão de crédito
  • EM ATÉ 6X R$ 103,83
  • Promocional
  • Boleto
  • R$ 591,85

  • Cartão de crédito

Rua Guilherme Schell, 350, Santo Antônio

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

90640-040

Tour Virtual

Porto Alegre

Presencial

Cursos de Férias

Aulas: segunda a quarta-feira

Até 6x de R$ 103,83*
* Confira a tabela abaixo

Translate