Programa Executivo de Inovação do Marketing

15/03/2019

37 horas

Home Educação Continuada

Programa Executivo de Inovação do Marketing

Professor

Gabriel Rossi

Course Attendees

Still no participant

Certificado

Certificado

Os cursos livres do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM emitem certificado em formato digital. Quando o curso terminar, você irá recebê-lo via e-mail após o preenchimento da pesquisa do curso em até 10 dias.

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

Pela ESPM, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso. MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e reservar sua estada! A ESPM se isenta de qualquer responsabilidade sobre passagem e hospedagem.

Nos casos de CANCELAMENTO: Em caso de pagamento com boleto bancário, o valor será estornado por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. Em caso de pagamento com cartão de crédito, a solicitação de estorno do valor será realizada pela ESPM, à operadora do cartão em até 10 dias úteis.

IMPORTANTE: O participante deverá verificar com sua operadora de cartão o prazo do crédito do valor em sua fatura. Na hipótese de adiamento, será devolvido MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail rasantos@espm.br 100% do valor pago, de acordo com as formas de pagamento descritas acima. A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Comentários curso

Ainda não há comentários

Objetivo do curso

  • Disseminar e equipar os participantes com informações inovadoras e conhecimento de vanguarda sobre os tópicos para que se diferenciem no mercado;
  • Fornecer um programa de quatro cursos que será suficiente para o ano todo de aprendizado do aluno;
  • Conhecer microscopicamente o consumidor contemporâneo e os alicerces das marcas vencedoras para melhor planejamento e tomada de decisão;
  • Compreender as principais tendências que nortearão o Brasil e o mundo;
  • Preparar os alunos com conhecimento de vanguarda para que se recoloquem no mercado ou cresçam no próprio emprego ou empreendimento;
  • Inovar em um mundo cada vez mais conectado e impactado pelas tecnologias sociais.

 

*A ESPM reserva-se o direito de alterar ou modificar esse programa sem aviso prévio

O que você vai aprender

Aprenderá o que há de melhor no universo do marketing e do consumo atual. Você terá um substancial “upgrade” em seu conhecimento sobre esses temas. Conseguirá traçar estratégias mais atuais e efetivas para a sua empresa, para seu projeto ou para si mesmo. Enxergará e aferirá melhor os fornecedores da marca e da empresa. Pensará e atuará nas mídias sociais para que as mesmas colaborem com os objetivos de negócio e o fortalecimento da marca. Melhorará a própria performance em reuniões, entrevistas, apresentações e afins, quando o assunto for o marketing e o mercado. Estará à frente. Adquirirá conhecimento que lhe diferenciará no mercado. Conhecimento de vanguarda.

Programa do curso

- Cultura e essência de marca

Posicionamento é negociável. Essência não.

A essência da marca não é missão, nem valores ou muito menos visão. De uma vez por todas, é a razão pela qual tudo começou. Raison d'être.

Fala-se tanto em inovação que o tema anda banalizado. Mas uma coisa é fundamental: a verdadeira inovação só acontece quando a empresa redescobre sua razão de ser.

- Diferenciação relevante, autenticidade e os princípios das marcas vencedoras

Mesmo em tempos de crise, há marcas que seguem absolutamente estelares. Ou seja, seguem avançando muito à frente dos seus concorrentes, enquanto outras são deixadas de lado pelo consumidor porque não acompanharam algumas mudanças. O público agora parece estar cativado por uma qualidade que reflete a experiência mais excitante, dinâmica e criativa que eles possam ter. Por isso, concentram a paixão e o poder de compra, em marcas especiais que não são apenas diferentes, mas continuam sendo diferentes em estado de evolução constante. E esse poder de diferenciar-se dos milhares disponíveis no mercado é que os mantém na liderança e na memória.

- Autenticidade começa com uma empresa sendo totalmente clara sobre os valores e atributos que sua marca incorpora – e então os comunicando e os entregando em tudo o que ela faz. Conversas nas redes sociais sobre sua marca não podem ser controladas, mas podem ser conduzidas.

Diferenciação relevante: não basta ser diferente, é necessário continuar sendo diferente. Essa característica recebe o nome de “energia diferenciada” e seus três componentes são: visão, que leva à proposta e a aspirações da marca, geralmente originada da liderança, das convicções e da reputação da organização; invenção, dimensão tangível mais importante, que demonstra a marca através de inovação de produto e serviço, design, conteúdo, entre outras experiências táteis de marca; e o dinamismo, que explora como se expressar para criar “persona”, emoção e evangelismo através de suas ações.

- Princípios fundamentais: os alicerces cardinais de marketing e do branding são os mesmos, mas o advento das redes sociais e das tecnologias digitais amplificou o que profissionais, como Peter Drucker, Theodore Levitt e David Aaker haviam nos mostrado em artigos, livros e na vida real. De forma bastante empírica, como esses pensadores teorizaram, não é possível fazer marcas sem cumprir promessas, sem ter foco e clareza nas mensagens, e sem ser consistente. Muito menos sem ouvir o consumidor. Não é possível esquecermos o legado que estes estudiosos deixaram, ou seja, usar janelas e não espelhos.

- O comportamento do novo consumidor

Saiba o que dizem as últimas análises sobre o consumidor.

Quais são as providências que seu cliente toma durante um período de pós-recessão?

No novo mundo, o comportamento do consumidor está sendo redefinido. Ele desenvolve filtros e intimidades com produtos e serviços que exigem movimentos rápidos, evolução e reinvenção constantes.

Vivemos uma época marcada pelo fim dos estereótipos e da construção da identidade. Não é mais possível entender o consumidor pelas gerações e, consequentemente, pela idade. As transformações de comportamento acontecem de forma mais voraz e com muito mais frequência. As pessoas com mais idade, que acompanham o mundo acelerado em que vivemos e muitas vezes conseguem se adaptar, reconstruindo a própria vida e o entorno. A questão referente à classe social também é alterada e pode ser observada pelos padrões de consumo, pois não é algo determinado por diferença de classe, mas sim por afinidades e pessoalidades. A influência não vem mais apenas do topo da pirâmide.

Você aprenderá, com riqueza de detalhes e diversos insights, as características do consumidor contemporâneo e saberá o que os principais estudos e pesquisas apontam sobre quem compra.

- Propaganda: criatividade é a cura

Analisaremos a criatividade global das marcas que moldam a cultura popular e provocaremos os participantes para pensar e fazer uma comunicação não apenas eficiente, mas para reconhecer e liderar ideias memoráveis que informam, que emocionam as pessoas e entram para a história.

Conteúdo apresentado:

  • Entretenimento é o que importa
  • Mais que campanhas: criando patentes
  • Como usar os competidores a seu favor
  • O case do elefante e a cultura CP+B
  • O poder da simplicidade
  • Cases atuais e relevantes

Esse tópico será ministrado por Nicholas Bergantin, eleito o Profissional do Ano pelo Prêmio Globo, com a campanha “Mamma Cepêra” e copywriter da CP+B Brasil.

- Consumer trends

Tendências tem uma grande capacidade de se espalhar, mas como? Quem são os agentes envolvidos nesse processo? Quais são as transformações que mais impactarão os mercados nos próximos anos e como evoluir dentro do seu próprio negócio e mudar dentro das perspectivas da sua empresa, de acordo com os moldes dos seus clientes?

Conteúdo apresentado:

  • O novo sentido de liberdade
  • O luxo repaginado
  • Democratização da moda
  • Consumo transversal

- Cenário atual e perspectiva

Serão apresentados números e diagnósticos do ambiente estudado, assim como serão debatidos cases relevantes. Falaremos também sobre o “Princípio da Realidade” e como as marcas podem tirar melhor proveito desse conceito nas mídias sociais.

Assuntos debatidos no módulo:

  • Os princípios fundamentais do marketing
  • Onde estamos e para onde iremos
  • Qual a conjuntura atual e como as mídias sociais podem ser bem utilizadas de acordo com a realidade
  • Os principais alicerces das marcas mais bem-sucedidas nas redes
  • Quem é o consumidor digital

- Sociografia – netnografia

Toda estratégia sólida na web social começa com pesquisa e aprendizado. É impossível desenvolver uma análise coerente sem traçar, por exemplo, o perfil sociográfico do seu público-alvo, ou seja: onde ele está? Quem ele influencia e por quem é influenciado? Como ele usa as tecnologias emergentes no ponto de vista da marca e do produto? Nesse módulo, aprenderemos as principais técnicas par traçar o comportamento do público-alvo, assim como conheceremos os principais alicerces para um planejamento forte e coerente.

- O passo a passo e um planejamento inovador e de resultado

Todos os dias novos conceitos são atribuídos ao mercado, consequentemente novas tendências. Entretanto, devido ao dinamismo desse mesmo mercado, nem sempre é possível estar alerta a todas as novidades e mensurar as alternativas que realmente farão a diferença.

Em meio a tantas ferramentas, oportunidades e teorias, notamos que o mercado carece de informar e ensinar a importância do planejamento para as mídias sociais, a fim de impactar positivamente os negócios.

Contudo, o planejamento contribui com a capacidade de discriminar o que vem primeiro e o que vem depois, articular pensamento e ação, estabelecendo metas, com planos direcionados a peculiaridades do projeto, com o intuito de usar os recursos disponíveis de forma eficiente.

- Personas

É essencial saber quais são as características da marca e do cliente para viabilizar, por exemplo, uma campanha de alta performance nas redes sociais. Impactar os seus clientes depende de pequenos detalhes e ao traçar a persona – que leva tempo e dedicação – são identificados padrões e peculiaridades a respeito do público-alvo.

- SAC 2.0 e relacionamento com o cliente

Como resolver questões que vão de simples a complexas, sem perder muito tempo e, ainda assim, sendo extremamente atencioso com a clientela? O SAC 2.0 é a síntese dessa dinâmica. Páginas de pergunta e resposta foram apenas o início. O consumidor é mais intimista, quer não somente um atendimento que venha de diversos canais, mas que também seja solícito e gentil. Vemos esse tipo de demanda em nós mesmos e não seria diferente no âmbito profissional. É necessário ajustar-se com as coisas que acontecem ao nosso redor.

- Economia colaborativa e como vencer neste cenário

Os consumidores podem agora comprar e trocar entre si, muitas vezes sem comprar diretamente das marcas. Por causa disso, alguns planos de negócio começam a ficar irrelevantes, fazendo com que as corporações precisem reavaliar suas estratégias, passando a alugar, emprestar ou até mesmo a presentear consumidores com seus produtos e serviços. O novo consumidor não se preocupa mais.

Conteúdo apresentado:

  • Ferramentas e métricas;
  • Análise do comportamento e perfil dos consumidores/clientes;
  • Monitoramento de mídias sociais (identificar o formato, linguagem, temática de conteúdo mais assertiva);
  • Análise da concorrência;
  • Tendências de negócios e diferenciais;
  • Imagem da marca e empresa.
  • Definição das atividades e competências essenciais para construir a reputação corporativa;
  • Comunicação com stakeholders (externos e internos);
  • Como criar um plano de ação, identificar oportunidades, desafios e impactos na marca ou na reputação da empresa;
  • Identificar diretrizes de monitoramento nas redes sociais e as melhores práticas para atuar nesse ambiente durante um período de crise;
  • As melhores práticas;
  • Exercício prático.

Quando acontece?

Aulas às sextas-feiras e sábados, 15, 16, 29 e 30/3, 26 e 27/4 e 25/5/2019, sendo de sexta-feira das 19h30 às 22h30 e sábado das 8h30 às 17h30.

15/3

sexta-feira

16/3

sábado

29/3

sexta-feira

30/3

sábado

26/4

sexta-feira

27/4

sábado

25/5

sábado

Para quem se destina?

Empreendedores, publicitários, gestores de empresas, profissionais de marketing, estudantes e todos aqueles interessados em uma perspectiva inovadora dos negócios.

Investimento


  • Parcelas
  • Boleto
  • 1x
  • Cartão de crédito
  • 1x
  • 2x
  • 3x
  • 4x
  • 5x
  • 6x
  • 7x
  • 8x
  • 9x
  • 10x
  • Valor
  • Boleto
  • R$ 2599,00
  • Cartão de crédito
  • R$ 2599,00
  • R$ 1299,50
  • R$ 866,33
  • R$ 649,75
  • R$ 519,80
  • R$ 433,17
  • R$ 371,29
  • R$ 324,88
  • R$ 288,78
  • R$ 259,90
R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04015-013

São Paulo - Joaquim Távora

Presencial

Centro de Inovação e Criatividade Track

Aulas: sextas-feiras e sábados

Até 10x de R$ 259,90*
* Confira a tabela abaixo