Série Business Effectiveness: Antropologia e as Dimensões Culturais do Consumo - ESPM
Série Business Effectiveness: Antropologia e as Dimensões Culturais do Consumo

12/05/2021

135 horas

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Série Business Effectiveness: Antropologia e as Dimensões Culturais do Consumo

Professor

Sergio Lage Teixeira de Carvalho

Course Attendees

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Cancelamento ou adiamento do curso – Educação Continuada São Paulo

Cancelamento ou adiamento do curso – Educação Continuada São Paulo

TERMO DE CIÊNCIA E ACEITE AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DA ESPM

 

 

Pelo presente instrumento particular, de um lado, como CONTRATADA, a AESPM – Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, CNPJ 61.825.675/0006-79, com sede na cidade de São Paulo e filiais nas cidades de Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, e do outo lado, como CONTRATANTE, o(a) ESTUDANTE, #nome#  devidamente qualificado (a) na inscrição realizada no portal eletrônico da CONTRATADA, têm entre si, como justo e acordado, o presente Termo de Ciência e de Aceite às cláusulas do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais da ESPM abaixo descritas:

CLÁUSULA 1ª - DO OBJETO

1.1.    O objeto do presente contrato é a Prestação de Serviços Educacionais do curso de EXTENSÃO DA ESPM indicado no ato de inscrição online, por meio de aulas e demais atividades acadêmicas em turnos e locais indicados pela contratada e de acordo com seu currículo próprio, conforme estabelecido na legislação vigente.

1.2.    A ESPM se reserva o direito de introduzir melhorias e/ou aperfeiçoamentos no Curso, podendo, para tanto, alterar seu conteúdo e/ou grade de professores e aulas, até a data de seu início, desde que tais melhorias e/ou aperfeiçoamentos preservem o objetivo acadêmico do Curso e não importem em ônus adicional ao(à) ESTUDANTE(A) #nome# ou na redução da carga horária total.

1.3.     O Estudante está ciente que as aulas presenciais do curso escolhido, poderão ser ministradas em qualquer uma das unidades da ESPM.

CLÁUSULA 2ª - DA MATRÍCULA

2.1. - Neste ato de matrícula, o estudante, concorda expressamente com este Termo, estando ciente e de acordo com as condições e obrigações constantes na legislação aplicável à área de ensino e, ainda, com as emanadas de outras fontes legais, desde que regulem supletivamente a matéria.

2.2 - A inscrição para o curso será efetivada após a confirmação do pagamento, que poderá ser realizado à vista por meio de boleto bancário ou débito/crédito, ou parcelado no cartão de crédito conforme as condições comerciais do curso escolhido.

2.3 - A ESPM se reserva o direito de alterar a data de início da turma ou de cancelá-la, na hipótese de não ser atingido o número mínimo de estudantes matriculados para início da turma, com 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.

CLÁUSULA 3ª – DO CANCELAMENTO E/OU ADIAMENTO DO CURSO

3.1 - O curso poderá ser cancelado e/ou adiado pela CONTRATADA caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso, conforme estabelecido pela Coordenação. Caso o estudante não concorde com o adiamento do curso, deverá solicitar o cancelamento através do e-mail.

3.2 -  O cancelamento por parte do estudante poderá ser efetivado junto à secretaria de pós-graduação da ESPM ou através do e-mail extensao.sp@espm.br com até 24 horas de antecedência do início do curso.

3.3 – O curso ficará à disposição do Estudante e não caberá qualquer restituição de valores pagos em caso de abandono ou cancelamento do curso após o seu início.

3.4 – Caso o (a) Estudante não manifeste formalmente seu pedido de desistência, conforme previsto neste instrumento, estará caracterizado o abandono do curso, não sendo devido o reembolso do valor pago e ainda o (a) mesmo (a) deverá honrar com o pagamento das parcelas a vencer.

3.5 - O não comparecimento aos atos escolares não exime o estudante ao pagamento das parcelas do curso já que, conforme reconhece, os serviços ficarão à sua disposição.

CLÁUSULA 4ª – REEMBOLSO

4.1 - No caso dos itens 3.1 e 3.2, será devolvido 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo estudante, em até 10 (dez) dias úteis, a contar da data de indicação dos dados bancários do estudante para providências do devido reembolso, ou via estorno de pagamento realizado por cartão de crédito.

CLÁUSULA 5ª – EMISSÃO DO CERTIFICADO

5.1-  A expedição do certificado de conclusão do curso está condicionado ao aproveitamento mínimo de 75% das aulas.

5.2 - O certificado será enviado por e-mail em até 07 (sete) dias após o final do curso.

CLÁUSULA 6ª – FORMAS DE PAGAMENTO

6.1- Pagamento à vista ou parcelado com cartão de crédito: (American Express, Mastercard ou Visa)

- Pagamento parcelado: verificar a quantidade de parcelas disponível no ato da inscrição

- Pagamento à vista: através de boleto impresso no site ou cartão de crédito/débito

6.2 - Perderá direito a vaga o estudante que não efetivar o pagamento da 1ª parcela até a data do vencimento. A inscrição sem o pagamento não garante a vaga no curso.

6.3 - No último dia de matrícula, são aceitos somente pagamento por meio de cartão de crédito ou débito. ATENÇÃO, NÃO REALIZAMOS PRORROGAÇÃO DO BOLETO.

Para emitir um novo boleto com data atualizada, gerar no site do curso clicando em "quero me inscrever", "já possuo código e senha" ou acessar o site do Bradesco: https://banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/mais-produtos-servicos/segunda-via-boleto.shtm

CLÁUSULA 7ª – INFORMAÇÕES PARA PAGAMENTO EMPRESA E INFORMAÇÕES SOBRE A NOTA FISCAL

7.1 - O cadastro inicial no curso deve ser todo realizado no nome do participante, e no momento da escolha da forma de pagamento, deverá escolher a opção "Pessoa jurídica", nesse caso o boleto, recibo de pagamento e Nota Fiscal (ao final do mês do curso) sairão em nome da empresa.

7.2 - A obrigação da emissão de "nota fiscal" de serviços educacionais surge do fato gerador, ou seja, surge da efetivação da prestação do serviço. Assim, a nota fiscal será emitida após o término do curso, podendo existir duas ou mais notas, a depender da duração do curso.

7.3 - Para receber a Nota Fiscal da Prefeitura de São Paulo quando for gerada, a empresa pode entrar no site da Prefeitura: https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/.

7.4 - Como alternativa às empresas que necessitam da Nota Fiscal para realização do pagamento antecipado do curso, disponibilizamos um recibo antecipado de pagamento emitido em nome da empresa. Havendo esta necessidade, após gerar o boleto no site, deverá solicitar o recibo via e-mail: extensao.sp@espm.br constando no corpo do e-mail, razão social da empresa, CNPJ, nome do estudante e curso. O prazo máximo para emissão do recibo é de três dias corridos.

CLÁUSULA 8ª - DO PRAZO CONTRATUAL

8.1 - O prazo do presente Termo inicia-se na data de início do curso e dar-se-á por encerrado após o cumprimento das obrigações das PARTES.

CLÁUSULA 9ª – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 - A ESPM NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUAISQUER OUTROS VALORES QUE EVENTUALMENTE TENHAM SIDO DESPENDIDOS PELO PARTICIPANTE, SEJA A QUE TÍTULO FOR, TAIS COMO PASSAGENS ÁREAS, RODOVIÁRIAS, COMBUSTÍVEL. HOSPEDAGEM, ETC.

9.2. O(A) ESTUDANTE(A), #nome# está ciente e de acordo que:

a.    em hipótese alguma será admitida a sua substituição por outro, durante o Curso;

b.    é de sua responsabilidade comunicar a ESPM eventual mudança de dados cadastrais, exemplo: Endereço, e-mail, telefone e etc;

CLÁUSULA 10ª: Do Foro

10.1 - Fica eleito o foro central da Capital de São Paulo, para decidir sobre litígios que decorram da interpretação e da execução deste Contrato.

O Estudante declara ter lido, entendido e estar de acordo com todos os termos e condições deste Termo.

Certificado Digital

Certificado Digital

EMISSÃO DOS CERTIFICADOS

  1. O certificado será emitido em formato digital e será enviado através do e-mail cadastrado em até 07 (sete) dias após o final do curso.
  2. A expedição do certificado de conclusão do curso está condicionada ao aproveitamento mínimo de 75% das aulas.

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Há um movimento crescente no sentido de entendermos mais profundamente as dinâmicas e novas práticas de consumo e incorporar os estudos e metodologias das ciências sociais, em particular dos estudos culturais e da antropologia do consumo. Cada vez mais as empresas valorizam skills mais humanos como diferenciais: saber lidar com a empatia, a diversidade e as diferenças

Cada vez mais cresce mais a importância dentro do marketing e da comunicação de abordagens mais centradas na cultura e no ser humano. A relevância de desenvolver a capacidade de mapear mudanças e prever novas necessidades e expectativas de valor ainda não atendidas. O olhar do etnógrafo ou do analista simbólico ajuda também aos profissionais de pesquisa e análise estratégica na captação de outsights e geração de insights, no acompanhamento e no forecasting de cenários e tendências culturais emergentes.

A velocidade das mudanças comportamentais impulsionadas pelas mudanças sociais e culturais os drivers tecnológicos - seus usos e impacto em nosso cotidiano e a ampliação de uma cultura de redes – desperta o interesse de antropólogos e etnógrafos. E as novas tecnologias afetam nosso mindset e comportamento, mas não dão conta de entender a cultura como comportamento criativo e simbólico. Como decifrar as teias de significados culturais e os códigos simbólicos não compreendidas pela mente digital e pelas ciências de dados?

Ao estudar as estruturas e dimensões culturais do consumo, a antropologia busca compreender e interpretar as novas normalidades: expressões e sentidos, costumes, valores e comportamentos de grupos e subculturas. A etnografia aplicada as áreas de consumo e mercado nos ajudam a entender a questão central da esfera da reprodução e do consumo de bens. A identificar necessidades e expectativas, problemas e dores emergentes e recorrentes; compreender os rituais de culto, desejo e compra e as sessões de consumo; entender por quê e como as pessoas se apropriam, interferem, refuncionalizam e resignificam bens e mensagens; como atribuem sentido e valor as coisas, dentro de diferentes grupos e contextos; como elaboram formas criativas de usar as coisas e viver experiências

A etnografia de compra e consumo ajuda não apenas a fazer uma imersão e observar em profundidade o cotidiano e o consumo de pessoas e famílias, mas a decodificar seus históricos, modos e ocasiões de vida, mas também suas aspirações, seus estilos e projetos de vida

O foco é analisar a relação entre as pessoas, a vida material e o consumo de bens: como produtos e marcas criam vínculos de pertença e diferenciação social dentro de grupos, nos ajudam a construir, expressar e reforçar nossas identidades pessoais e sociais, a definir posições de status e poder dentro de hierarquias, noções de pertença e diferenciação em termos de gênero, idade e classe social. O curso visa também discutir o zeitgeist contemporâneo: o imperativo dos propósitos e causas e as narrativas de empoderamento, diversidade, inclusão social e criação dos lugares de fala e expressão e humanizar mais as relações e interações entre pessoas e marcas em uma realidade cada vez mais dinâmica e plural.

Objetivo do curso

A antropologia como uma ciência interpretativa tem como centro o estudo do ser humano dentro de contextos culturais, busca novas formas de interpretar e buscar respostas para problemas mais humanos e existenciais

Em uma abordagem inédita, o programa apresenta uma visão contemporânea tanto teórica como prática a respeito das ações de comunicação e marketing com foco nos estudos e abordagens da antropologia aplicada as dinâmicas de consumo. Estas análises e métodos de investigação e interpretação da realidade cultural e social ajudam enormemente as empresas/marcas e seus planners e estrategistas a melhor entenderem a pluralidade e a diferença de comportamentos e estilos de vida, a praticar e gerar uma escuta empática e generosa para entender as mais diversas subculturas, segmentos de públicos e grupos de estilo e afinidade e planejar e criar propostas de valor mais autênticas e aderentes, mais relevantes e atuais.

Para quem se destina?

• Profissionais de pesquisa de mercado e CMI, planners das áreas de comunicação, design e branding que querem se especializar nestes temas e conteúdos;

• Líderes de inovação e marketing estratégico em empresas de qualquer porte;

• Consultores e autônomos que se interessam e pretendem se especializar na área de consumo;

• Empresas, agências de publicidade e comunicação que necessitam capacitar suas equipes.

Programa do Curso

>Disciplina integradora

Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final. Apresentação da turma e definição de grupos e possíveis temas.

>Fundamentos em Antropologia e Consumo (22,5h), 6 semanas

Esta disciplina irá fornecer a base instrumental, teórico e metodológica, da relação entre antropologia e consumo. Discutiremos os conceitos fundamentais da Antropologia, traçando um breve histórico da disciplina e introduzindo os conceitos de alteridade, diversidade, trabalho de campo e etnografia. Em seguida, abordaremos a relação entre Antropologia e Consumo, discutindo os conceitos de troca, bens e consumo a partir da leitura de autores como Mary Douglas, Daniel Miller e Arjun Appadurai.

Trata-se de uma disciplina que propõe aos estudantes o entendimento, a reflexão e a formação

do pensamento crítico e bem fundamentado acerca da relação entre antropologia e consumo

e idéias a eles relacionadas.

Key words; antropologia cultural, consumo, etnografia, diversidade, alteridade

>Etnografia de Mercado e Consumo (22,5h), 6 semanas

A etnografia é um método de pesquisa da antropologia que tem como premissa olhar os fenômenos sociais de perto e de dentro. Para isso, possui como critério a observação, direta ou participante, apostando em interações pessoais ou aleatórias, onde o pesquisador faz parte do processo de coleta, interpretação e análise, levando em conta suas emoções e percepções.“Estar lá” é a pedra de toque do fazer antropológico e para isso é preciso estar inteiro: carne, ossos, sangue e espírito.

A etnografia abre espaço para o entendimento de diferentes papéis, funções e significados a que são submetidos os produtos e serviços. Valores e significados não são determinados pelas propriedades físicas e biológicas é preciso portanto entender o sistema classificatório e estruturas simbólicas dos seres humanos. O fazer etnográfico aplicado ao consumo está para além de um mero método de pesquisa, sua alma está em entender as pessoas, suas formas de agir, pensar e principalmente compreender as lógicas que estão por atrás de cada ação e pensamento, só então poderemos traduzir seus valores, escolhas, motivações, gostos, preferências, modos de ser etc.

>Netnografia – Etnografia Online (22,5h), 6 semanas

Produto da antropologia social, a etnografia tradicional é o estudo e descrição de um “povo”, ou seja, uma subcultura ou grupo que compartilha uma mesma cultura. As redes sociais também são uma forma de organização coletiva capaz de produzir cultura: elas são, hoje, parte da vida social e exercem influência sobre nossas relações, pensamentos e comportamentos. Assim surge a netnografia como uma abordagem da etnografia aplicada ao estudo de comunidades online. Nesta disciplina vamos explorar a etnografia online como uma técnica para analisar em profundidade as formas como se constroem os elementos culturais dentro do espaço virtual, observando-se aspectos como linguagem, crenças e comportamento social – que são a base para estudos de comportamento de consumo. Abordaremos o ciberespaço como um facilitador para a compreensão do ponto de vista de consumidores e indivíduos, analisando sua visão de mundo por meio de seus valores, hábitos e escolhas. A etnografia online será discutida com base em suas raízes da antropologia clássica, mas principalmente trazendo as constantes adaptações à tecnologia e aos movimentos da cibercultura, e discutindo e aplicando diversas ferramentas e abordagens do estudo das interações em comunidades online e nas redes sociais

>Rituais de Consumo e Ritualização de Experiências de Compra (22,5h), 6 semanas

O consumo constitui um sistema simbólico capaz de definir e reproduzir um amplo conjunto de valores, crenças, códigos e relações sociais. Em estudos antropológicos, diversos autores já abordaram o consumo como um processo ritual que justifica, impulsiona e atribui significados às aquisições, trocas e ofertas de bens e serviços. Desde celebrações coletivas, como o Natal, o Dia das Mães ou casamentos, até as compras rotineiras e de menor escala no supermercado podem ser entendidas como diferentes experiências rituais de consumo. Nesta disciplina, vamos explorar essa perspectiva e entender: a aplicação do conceito antropológico de ritual às investigações do fenômeno do consumo; as estratégias de incorporação de comemorações religiosas e cívicas ao calendário do comércio e a invenção de novas datas; a ritualização de atividades de compra, dos usos de bens e serviços e do relacionamento com marcas; a contribuição da publicidade e de outros mecanismos de marketing na lógica de criação de ocasiões rituais para consumidores.

>Comunicação, Linguagem e Cultura do Consumo (22,5h), 6 semanas

O consumo, enquanto elemento central na vida moderno-contemporânea, pode ser estudado não apenas pelo viés econômico, mas também como um importante código social. Interpretado por diversos autores como uma forma de comunicação que manifesta dimensões da nossa cultura, o consumo será observado, nesta disciplina, diante da perspectiva de uma linguagem não-verbal. Nesse sentido, poderemos entender que, em nossa autoproclamada “sociedade de consumo”, tanto as diferenças tangíveis entre produtos quanto os acionamentos metafóricos de ideologias pelo discurso ficcional da publicidade podem ser lidos em uma abordagem antropológica. Vamos explorar as dinâmicas de diferenciação, status e poder articuladas na linguagem do consumo; o “silêncio” no sentido do não-consumo, como nos casos de boicote a determinados produtos; a construção de discursos de marcas articulados com os valores da sociedade; os efeitos de gramaticalidade possíveis no valor de uso dos bens e outros modos de se “ler” as narrativas e práticas de consumo.

>Ciências Sociais Aplicadas e Análise Estratégica de Tendências (22,5h) 6 semanas

Percebemos o crescimento nas últimas décadas, dentro de grandes universidades de uma disciplina ou cadeira que visa monitorar o presente, e estudar e planejar o futuro, ajudando executivos a fazerem previsões estratégicas não apenas segundo modelos estatísticos e o machine learning, mas através de análises sociológicas e antropológicas mais densas. A intenção é criar uma cultura sustentada em inovação constante com base em análises de novas manifestações culturais e comportamentais, no uso do small & thick data e do modelo sense & respond.

A área de estudos do futuro, análises preditivas e forecasting estratégico mostra-se cada vez mais aberta a estudos e pesquisas inspiradas pela antropologia e as ciências sociais aplicadas, no intuito de aperfeiçoar não apenas um maior espírito intuitivo, mas um olhar mais interpretativo e um senso crítico e estratégico aguçado. As empresas de mindset human centric querem selecionar e capacitar estrategistas e líderes visionários e vigilantes que sejam atentos observadores do cotidiano e das, novas manifestações e movimentos, mudanças e tendências culturais e comportamentais em escala (mciro)social. Esta disciplina visa criar e reforçar este olhar e cultura da escuta ativa e empática, fincada na busca incessante de descobertas e revelações de insights.

Quando acontece?

Toda quarta-feira

 

Quarta-feira das 19:00 às 21:00

Investimento


  • Valor
  • Boleto
  • R$ 3.703,00
  • Cartão de crédito
  • EM ATÉ 6X R$ 617,17

20% DE DESCONTO

NO VALOR INTEGRAL DO CURSO PARA ALUNOS E EX-ALUNOS DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada da ESPM

ESPM Rio de Janeiro

Rua do Rosário, 111, Centro

 

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20041-004

 

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