Série Business Effectiveness: Empreendedorismo e Inovação Social - ESPM
Série Business Effectiveness: Empreendedorismo e Inovação Social

11/05/2021

135 horas

Home Educação Continuada

Série Business Effectiveness: Empreendedorismo e Inovação Social

Coordenador

Sergio Lage Teixeira de Carvalho
BUSINESS EFFECTIVENESS

Course Attendees

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Cancelamento ou adiamento do curso – Educação Continuada São Paulo

Cancelamento ou adiamento do curso – Educação Continuada São Paulo

TERMO DE CIÊNCIA E ACEITE AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DA ESPM

 

 

Pelo presente instrumento particular, de um lado, como CONTRATADA, a AESPM – Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, CNPJ 61.825.675/0006-79, com sede na cidade de São Paulo e filiais nas cidades de Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, e do outo lado, como CONTRATANTE, o(a) ESTUDANTE, #nome#  devidamente qualificado (a) na inscrição realizada no portal eletrônico da CONTRATADA, têm entre si, como justo e acordado, o presente Termo de Ciência e de Aceite às cláusulas do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais da ESPM abaixo descritas:

CLÁUSULA 1ª - DO OBJETO

1.1.    O objeto do presente contrato é a Prestação de Serviços Educacionais do curso de EXTENSÃO DA ESPM indicado no ato de inscrição online, por meio de aulas e demais atividades acadêmicas em turnos e locais indicados pela contratada e de acordo com seu currículo próprio, conforme estabelecido na legislação vigente.

1.2.    A ESPM se reserva o direito de introduzir melhorias e/ou aperfeiçoamentos no Curso, podendo, para tanto, alterar seu conteúdo e/ou grade de professores e aulas, até a data de seu início, desde que tais melhorias e/ou aperfeiçoamentos preservem o objetivo acadêmico do Curso e não importem em ônus adicional ao(à) ESTUDANTE(A) #nome# ou na redução da carga horária total.

1.3.     O Estudante está ciente que as aulas presenciais do curso escolhido, poderão ser ministradas em qualquer uma das unidades da ESPM.

CLÁUSULA 2ª - DA MATRÍCULA

2.1. - Neste ato de matrícula, o estudante, concorda expressamente com este Termo, estando ciente e de acordo com as condições e obrigações constantes na legislação aplicável à área de ensino e, ainda, com as emanadas de outras fontes legais, desde que regulem supletivamente a matéria.

2.2 - A inscrição para o curso será efetivada após a confirmação do pagamento, que poderá ser realizado à vista por meio de boleto bancário ou débito/crédito, ou parcelado no cartão de crédito conforme as condições comerciais do curso escolhido.

2.3 - A ESPM se reserva o direito de alterar a data de início da turma ou de cancelá-la, na hipótese de não ser atingido o número mínimo de estudantes matriculados para início da turma, com 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.

CLÁUSULA 3ª – DO CANCELAMENTO E/OU ADIAMENTO DO CURSO

3.1 - O curso poderá ser cancelado e/ou adiado pela CONTRATADA caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso, conforme estabelecido pela Coordenação. Caso o estudante não concorde com o adiamento do curso, deverá solicitar o cancelamento através do e-mail.

3.2 -  O cancelamento por parte do estudante poderá ser efetivado junto à secretaria de pós-graduação da ESPM ou através do e-mail extensao.sp@espm.br com até 24 horas de antecedência do início do curso.

3.3 – O curso ficará à disposição do Estudante e não caberá qualquer restituição de valores pagos em caso de abandono ou cancelamento do curso após o seu início.

3.4 – Caso o (a) Estudante não manifeste formalmente seu pedido de desistência, conforme previsto neste instrumento, estará caracterizado o abandono do curso, não sendo devido o reembolso do valor pago e ainda o (a) mesmo (a) deverá honrar com o pagamento das parcelas a vencer.

3.5 - O não comparecimento aos atos escolares não exime o estudante ao pagamento das parcelas do curso já que, conforme reconhece, os serviços ficarão à sua disposição.

CLÁUSULA 4ª – REEMBOLSO

4.1 - No caso dos itens 3.1 e 3.2, será devolvido 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo estudante, em até 10 (dez) dias úteis, a contar da data de indicação dos dados bancários do estudante para providências do devido reembolso, ou via estorno de pagamento realizado por cartão de crédito.

CLÁUSULA 5ª – EMISSÃO DO CERTIFICADO

5.1-  A expedição do certificado de conclusão do curso está condicionado ao aproveitamento mínimo de 75% das aulas.

5.2 - O certificado será enviado por e-mail em até 07 (sete) dias após o final do curso.

CLÁUSULA 6ª – FORMAS DE PAGAMENTO

6.1- Pagamento à vista ou parcelado com cartão de crédito: (American Express, Mastercard ou Visa)

- Pagamento parcelado: verificar a quantidade de parcelas disponível no ato da inscrição

- Pagamento à vista: através de boleto impresso no site ou cartão de crédito/débito

6.2 - Perderá direito a vaga o estudante que não efetivar o pagamento da 1ª parcela até a data do vencimento. A inscrição sem o pagamento não garante a vaga no curso.

6.3 - No último dia de matrícula, são aceitos somente pagamento por meio de cartão de crédito ou débito. ATENÇÃO, NÃO REALIZAMOS PRORROGAÇÃO DO BOLETO.

Para emitir um novo boleto com data atualizada, gerar no site do curso clicando em "quero me inscrever", "já possuo código e senha" ou acessar o site do Bradesco: https://banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/mais-produtos-servicos/segunda-via-boleto.shtm

CLÁUSULA 7ª – INFORMAÇÕES PARA PAGAMENTO EMPRESA E INFORMAÇÕES SOBRE A NOTA FISCAL

7.1 - O cadastro inicial no curso deve ser todo realizado no nome do participante, e no momento da escolha da forma de pagamento, deverá escolher a opção "Pessoa jurídica", nesse caso o boleto, recibo de pagamento e Nota Fiscal (ao final do mês do curso) sairão em nome da empresa.

7.2 - A obrigação da emissão de "nota fiscal" de serviços educacionais surge do fato gerador, ou seja, surge da efetivação da prestação do serviço. Assim, a nota fiscal será emitida após o término do curso, podendo existir duas ou mais notas, a depender da duração do curso.

7.3 - Para receber a Nota Fiscal da Prefeitura de São Paulo quando for gerada, a empresa pode entrar no site da Prefeitura: https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/.

7.4 - Como alternativa às empresas que necessitam da Nota Fiscal para realização do pagamento antecipado do curso, disponibilizamos um recibo antecipado de pagamento emitido em nome da empresa. Havendo esta necessidade, após gerar o boleto no site, deverá solicitar o recibo via e-mail: extensao.sp@espm.br constando no corpo do e-mail, razão social da empresa, CNPJ, nome do estudante e curso. O prazo máximo para emissão do recibo é de três dias corridos.

CLÁUSULA 8ª - DO PRAZO CONTRATUAL

8.1 - O prazo do presente Termo inicia-se na data de início do curso e dar-se-á por encerrado após o cumprimento das obrigações das PARTES.

CLÁUSULA 9ª – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 - A ESPM NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUAISQUER OUTROS VALORES QUE EVENTUALMENTE TENHAM SIDO DESPENDIDOS PELO PARTICIPANTE, SEJA A QUE TÍTULO FOR, TAIS COMO PASSAGENS ÁREAS, RODOVIÁRIAS, COMBUSTÍVEL. HOSPEDAGEM, ETC.

9.2. O(A) ESTUDANTE(A), #nome# está ciente e de acordo que:

a.    em hipótese alguma será admitida a sua substituição por outro, durante o Curso;

b.    é de sua responsabilidade comunicar a ESPM eventual mudança de dados cadastrais, exemplo: Endereço, e-mail, telefone e etc;

CLÁUSULA 10ª: Do Foro

10.1 - Fica eleito o foro central da Capital de São Paulo, para decidir sobre litígios que decorram da interpretação e da execução deste Contrato.

O Estudante declara ter lido, entendido e estar de acordo com todos os termos e condições deste Termo.

Certificado Digital

Certificado Digital

EMISSÃO DOS CERTIFICADOS

  1. O certificado será emitido em formato digital e será enviado através do e-mail cadastrado em até 07 (sete) dias após o final do curso.
  2. A expedição do certificado de conclusão do curso está condicionada ao aproveitamento mínimo de 75% das aulas.

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Cada vez mais os conceitos de inovação e negócios sociais, empreendedorismo de impacto social e inovação catalítica são usados dentro dos cursos de negócios e envolvem empreendedores, empresas e fundações, governo e sociedade civil organizada. A inovação social visa acompanhar e entender as mudanças e demandas sociais, e atender estas populações em situação de maior carência e vulnerabilidade, promovendo o maior bem estar destas comunidades, desenvolvendo modelos de negócio social e soluções criativas e serviços mais acessíveis. Visa, também, promover ecossistemas coparticipativos que envolvam os próprios beneficiados e apoio de terceiros, com o intuito de melhor entender e atender as necessidades e demandas destas comunidades e seus moradores.

Este curso tem também como objetivo ajudar empreendedores e investidores a compreender melhor os projetos e negócios sociais, auxiliando, seja no alinhamento dos projetos e modelos de negócio daquelas comunidades e grupos que precisam receber apoio, seja no entendimento e na proposição estratégica destes novos modelos de propostas de valor social e solidária.

O planejamento e criação destes projetos visam propor soluções relevantes, viáveis e promover uma melhor qualidade de vida a estas comunidades, exigindo pesquisa e análise, planejamento e gestão estratégicas. Assim, este curso visa entregar as ferramentas necessárias para análise e diagnóstico do ambiente e das populações alvos, conhecimento dos conceitos, estratégias e técnicas de ideação, prototipação, desenvolvimento, adaptação, aperfeiçoamento e pivotagem de novos projetos e soluções, utilizando novas ferramentas e metodologias do marketing, do design de serviços e gestão da inovação social, assim como a análise e estudo de diversos cases e projetos de inspiração social, colaborativa e solidária desenvolvidos nos últimos anos em diversas áreas e países.

Ao falar de inovação, projetos e empreendimentos de impacto social sustentado, assumimos que ter lucro e fazer o bem não são mais objetivos em conflito. Consumidores, profissionais, empreendedores e, em particular, empresas e fundações privadas cada vez mais se interessam pelo crescente ecossistema de negócios de impacto e inclusão social e dos inúmeros projetos de economia coparticipativa e solidária criadas recentemente. Empresas e fundações, analistas e investidores, empreendedores e lideranças criativas vêm combinando forças no sentido de encontrar uma maneira de combinar estes dois escopos que a princípio parecem contraditórios: investir em soluções inovadoras de caráter social e cidadão e obter lucro ou obter o apoio, patrocínio e investimento do governo ou da iniciativa privada.

Objetivo do curso

O curso visa ocupar este gap e disseminar estas novos valores e práticas cidadãs, e fomentar os projetos da economia solidária, a inovação social e os empreendimentos de impacto socioambiental. Estes novos agentes e disseminadores do capitalismo cidadão e consciente precisam estar cada vez mais orientados para este escopo: promover o bem estar humano e social destes grupos em situação de maior vulnerabilidade, conhecendo melhor e discutindo as novas práticas e projetos de inovação e gestão social que levem em consideração os interesses e demandas dos diversos grupos envolvidos neste ecossistema ou na criação e gestão destas plataformas colaborativa e social.

Os diversos agentes: empreendedores sociais, ONGs, cidadãos, investidores e empresas públicas e privadas que fazem parte dessas iniciativas e projetos podem estar orientadas pelo pela geração de lucros, mas acima de tudo, buscarem financiamento e meios para desenvolver e gerar o maior bem estar social destas famílias, proteger o meio ambiente e seu entorno, gerar maior acesso a oportunidades e inclusão cidadã, empregos e renda as populações envolvidas. Este curso promove a ideia que é preciso mudar este mindset, de que aqueles que buscam uma economia mais solidária e a promoção e desenvolvimento social, que inovam e querem fazer o bem e aqueles que buscam ter lucro ou o apoio e financiamento de cidadãos, fundações e empresas públicas e privadas não estão sentados em lados opostos da mesa.

Para quem se destina?

• Profissionais de design de serviços e inovação, comunicação, marketing e relações públicas, empreendedores e gestores de empresas públicas e privadas que buscam conhecer mais sobre o tema e querem se especializar nesta área e desenvolver projetos de impacto social

• Líderes de inovação e marketing estratégico em empresas de qualquer porte

• Consultores e autônomos que se interessam e pretendem se especializar na área

• Empresas, institutos e ONGs que necessitam capacitar suas equipes

Programa do Curso

Disciplina integradora

Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final. Apresentação da turma e definição de grupos e possíveis temas.

> Metodologia Ágil para Inovação Social (30h) 8 semanas

Desde 2011, muito vem se discutindo sobre métodos ágeis e seus impactos em projetos voltados para inovação. Impactos esses que não se restringem apenas ao fator tempo, mas acabam impactando em aspectos como: formação do time, múltiplos entregáveis, valor, interatividade, melhoria contínua, multidisciplinaridade e colaboração. Nesse sentido, a disciplina tem como objetivo desenvolver o conhecimento sobre metodologia de projetos ágeis para que o aluno possa discernir qual(is) técnica(s) utilizar de acordo com o contexto social e econômico em que o mesmo está inserido. Para tanto, serão considerados os fundamentos de service design - visto na disciplina anterior - e serão abordados temas como: o que é metodologia de projeto tradicional; método cascata; metodologia ágil - o que é e quando usar; principais impactos da metodologia ágil, principais métodos ágeis: Scrum, Lean, Kanban, Smart, Feature Driven-Development (FDD) e Extreme programming (XP) e, principalmente, a aplicação no contexto de inovação social.

> Design de Serviços com Propósito Social (30h), 8 semanas

Design de serviços é uma área em crescente ascensão, cuja origem advém dos estudos de marketing e que ganha cada vez mais visibilidade no contexto pós-industrial, no qual a economia está migrando da oferta de produtos para a oferta de serviços (Service Dominant Logic). Sua aplicação em Inovação Social busca gerar soluções para problemas enraizados em questões sociais, utilizando o mindset de design como uma ferramenta poderosa na proposição de respostas para esses problemas, como agente de mudanças sociais positivas e gerando valor a partir de uma abordagem centrada no humano. A disciplina tem como objetivo apresentar, discutir e aplicar na prática a definição de design de serviços e sua relevância econômica, bem como métodos e ferramentas com ênfase na criação de soluções para a inovação catalítica, como cultural probes, mapeamento da jornada e de stakeholders, storytelling e blueprint+, com vistas a promover ou criar empreendimentos que almejam a oferta de transformações sociais significativas. Desta forma, o aluno desenvolverá habilidades e competências para identificar oportunidades e gerar inovações simples e satisfatórias, que buscam atender de forma disruptiva as necessidades de grupos subatendidos, direcionando a estratégia dos negócios para demandas da sociedade por meio de serviços com propósito de impacto social.

> Estratégias e Empreendedorismo de Impacto Social (30h) 8 semanas

Nessa matéria vocês vão aprender como colocar o impacto social no centro do seu negócio e não apenas como uma estratégia de comunicação. Por meio de uma abordagem prática e usando exemplos reais de empresas de impacto do Brasil e do mundo, vocês vão aprender a modelar e construir uma empresa que de fato gera impacto na sociedade, além do resultado financeiro. Vocês aprenderão também maneiras de mostrar aos consumidores e diversos atores envolvidos o impacto social gerado, conectando as mensagens de marca, produto e propósito e impacto positivos. Sabemos que projetos de impacto social sustentado, que visam reforçar a missão por propósito e a humanização dos negócios com base na inovação catalítica trazem diversos benefícios para todos os atores envolvidos. Empresas e marcas que cumprem sua responsabilidade cidadã e social corporativa, fomentam um capitalismo mais consciente e chegam a ter rentabilidade maior que a média por ter o reconhecimento e aprovação de uma base crescente de consumidores mais ativos e conscientes, dos seus clientes e colaboradores.

> Planejamento Estratégico Digital (22,5h) 6 semanas

Apresentar estratégias digitais como caminho para a inovação social nos negócios considerando a mudança de valores e necessidades no comportamento das pessoas e o novo normal. Como ter uma organização que atua em rede, estrutura a própria presença digital, utiliza a colaboração e cria comunidades digitais. Como criar jornada de relacionamento (compra e uso), utilizar a estratégia de inbound marketing e construir conteúdos relevantes para e com as pessoas, além de entender como funcionam os principais canais digitais, ferramentas que agilizam as atividades de marketing digital do empreendedor e definição e acompanhamento de OKR.

> Novas Economias e Modelos de Negócios Sociais (22,5h), 6 semanas

Esta disciplina abraça o desafio de oferecer a estudantes, profissionais e interessados de todas as áreas uma espécie de mapa dos conceitos e práticas no âmbito do que vem sendo chamado de nova(s) economia(s). Desde o final do século XX, o binômio comunicação-consumo tem sido alvo de crescente interesse. Nesse cenário, novos arranjos na produção, na circulação e no consumo material e simbólico vêm sendo aclamados como inovadores, rentáveis e mais sustentáveis. Como um sortimento tão vasto de novos negócios surgindo (e desaparecendo) rapidamente, como “ler” o mercado nesse começo de século XXI? Como entender as e criticar as ofertas? Quais, afinal, os pontos comuns entre tantos cases e tendências? Para onde rumaremos? Mais do que oferecer definições e soluções prontas ou estanques, essa disciplina procura capacitar os alunos a transitar por tantas nomenclaturas, teorias e cases “movediços” de modo analítico, oferecendo insumos à proposição de novas iniciativas, com embasamento ético-crítico.

A disciplina visa também capacitar estudantes, profissionais e interessados de todas as áreas, de instituições públicas e privadas, para compreender alguns dos principais modelos de negócios emergentes nas novas economias. A partir da apresentação de teorias, da análise de cases, debates e atividades práticas, o aluno será capacitado a melhor identificar, analisar e criticar os negócios que vêm surgindo, além de imaginar e esboçar novas iniciativas.

Quando acontece?

Live EAD: todas as terças a partir de 11/05 até dezembro.

 

Terça-feira das 19:00 às 21:00h

Investimento


  • Valor
  • Boleto
  • R$ 3.703,00
  • Cartão de crédito
  • EM ATÉ 6X R$ 617,17

20% DE DESCONTO

NO VALOR INTEGRAL DO CURSO PARA ALUNOS E EX-ALUNOS DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada da ESPM

ESPM Rio de Janeiro

Rua do Rosário, 111, Centro

 

Rio de Janeiro - RJ

20041-004

 

Live EAD

Educação a distância

Business Effectiveness

Aulas: por webconferência as terças-feiras

Até 6x de R$ 617,17*
* Confira a tabela abaixo

Inscrições até 48 horas antes do início do curso

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