Storytelling Aplicado à Gestão de Marcas

14/01/2019

12 horas

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Storytelling Aplicado à Gestão de Marcas

Professor

JC Rodrigues

Course Attendees

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Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

POR INICIATIVA DA ESPM: na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. Na hipótese de adiamento, serão devolvidos MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail processospossp@espm.br 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.

MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e de reservar sua estada! A ESPM se isenta da responsabilidade de quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

POR INICIATIVA DO PARTICIPANTE: O cancelamento deverá ser solicitado pelo e-mail processospossp@espm.br com 24 horas de antecedência do início do curso. O reembolso será efetuado por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE ou estorno no cartão de crédito, de acordo com a forma de pagamento selecionada, em até dez dias úteis. Em caso de cancelamento após o início do curso, serão devolvidos 80% do valor pago, descontado o valor correspondente ao número de aulas assistidas.

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Desenvolvimento de raciocínio

Desenhado para o desenvolvimento de raciocínio, argumentação e comunicação persuasiva em situações como ministrar palestras, conduzir equipes, falar com a imprensa, representar a empresa em eventos, agradecer homenagens, lecionar.

Objetivo do curso

Estudar a migração para modelos publicitários não interruptivos e compreender as utilizações do branded content na construção do relacionamento com consumidores, potenciais consumidores e sociedade em geral. Explorar teorias das emoções e mecânicas de storytelling no universo do entretenimento e sua transposição para a publicidade através do uso de universos narrativos, padrões arquetipais para construção de personagens e modelos de construção de narrativas.

 

Objetivos de aprendizagem

 

Ao final do curso, os participantes deverão estar aptos a:

  • Identificar e aplicar o conceito de branded content no desenvolvimento da presença fixa de marca, amplificando o valor entregue pelas marcas a consumidores, potenciais consumidores e sociedade em geral;
  • Julgar cenários associativos e dissociativos entre identidade e imagem de marca;
  • Experimentar modelos de uso das emoções e permitir ao aluno aplicar padrões para utilização no storytelling e construção de identidade de marca;
  • Examinar os modelos e formatos de construção de histórias em diferentes meios, identificando os diferentes elementos existentes na construção de um universo narrativo e sua posterior transposição para o mundo da comunicação social;
  • Praticar o desenvolvimento de universos narrativos de marca aplicando técnicas de storytelling;
  • Empregar modelos arquetipais de construção de personagens para criação da identidade de marca;
  • Praticar o desenvolvimento de narrativas publicitárias a partir de modelos de conflito narrativo a partir da Jornada

Metodologia

  • Aula #01 – Estudo de caso & Problem-based learning (PBL)
    Após revisar aplicação prática do modelo IESC em marcas de diferentes setores, os participantes deverão transformar uma comunicação publicitária “tradicional” (outbound, interruptiva) em uma presença fica de marca utilizando um dos elementos de conteúdo deste modelo, cruzando-o com conteúdos orbitais da marca.
  • Aula #02 – Grupos operatórios
    Em pares ou grupos, os participantes irão criar uma sequência de fatos que obedeça a um sequenciamento predeterminado de emoções. Posteriormente, irão trocar suas criações com outros pares/grupos, que deverão recriar o mesmo evento com outra sequência de emoções.
  • Aula #03 – Team-based learning (TBL)
    Divididos em grupos, metade dos participantes ficará responsável pela investigação do conceito e criação de um universo narrativos para uma marca enquanto a outra metade deverá desenvolver personagens e suas características. Os grupos serão posteriormente mesclados para que, unindo-se estes dois elementos, seja desenvolvido um conflito narrativo.
  • Aula #04 - Problem-based learning (PBL)
    Os alunos deverão desenvolver um discurso publicitário para um produto/serviço considerando as diferentes fases do modelo de narrativa em W, derivado da jornada do Herói, readequando tal discurso para cada momento de vida do consumidor.

Programa do curso

Objetivo: Compreender e aplicar o conceito de branded content no desenvolvimento da presença fixa de marca, amplificando o valor entregue pelas marcas a consumidores, potenciais consumidores e sociedade em geral.

 

Distinguir cenários associativos e dissociativos entre identidade e imagem de marca.

Objetivo: Reconhecer modelos de uso das emoções e identificar padrões para utilização no storytelling e construção de identidade de marca.

Objetivo: Construir universos narrativos de marca aplicando técnicas de storytelling. Desenvolver valor de marca utilizando modelos arquetipais para construção de personagens; Utilizar modelos de conflito narrativo desenvolvendo narrativas publicitárias e reposicionamento de marcas.

Objetivo: Explorar os modelos e formatos de construção de histórias em diferentes meios, identificando os diferentes elementos existentes na construção de um universo narrativo e sua posterior transposição para o mundo da comunicação social.

Para quem se destina?

Dirigido a profissionais e estudantes de comunicação, publicidade, propaganda e marketing, relações públicas e jornalismo.

Para quem não se destina?

Roteiristas e profissionais interessados no desenvolvimento de uma narrativa jornalística ou de entretenimento (filme, livro, game, etc).

Quando acontece?

Aulas de segunda a quinta-feira, 14 a 17/1/2019, das 19h30 às 22h30.

14/1

segunda-feira

15/1

terça-feira

16/1

quarta-feira

17/1

quinta-feira

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