Trends Workshop – Como identificar tendências e gerar insights na prática

15 horas

Home Educação Continuada

Trends Workshop – Como identificar tendências e gerar insights na prática

Professor

Fábio Mariano Borges

Course Attendees

Still no participant

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

POR INICIATIVA DA ESPM: na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. Na hipótese de adiamento, serão devolvidos MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail processospossp@espm.br 100% do valor pago, por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso.

MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e de reservar sua estada! A ESPM se isenta da responsabilidade de quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

 

POR INICIATIVA DO PARTICIPANTE: O cancelamento deverá ser solicitado pelo e-mail processospossp@espm.br com 24 horas de antecedência do início do curso. O reembolso será efetuado por meio de depósito na conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE ou estorno no cartão de crédito, de acordo com a forma de pagamento selecionada, em até dez dias úteis. Em caso de cancelamento após o início do curso, serão devolvidos 80% do valor pago, descontando o valor correspondente ao número de aulas assistidas.

 

*O cancelamento só pode ser solicitado em até 2 dias após início do curso, após esse prazo não há reembolso.

Comentários curso

Ainda não há comentários

Um curso prático

Este curso é num formado de workshop, bastante prático, com aplicação de técnicas de identificação e análise de tendências para desenho de cenários futuros a fim de gerar insights e inovação para os negócios, ações de comunicação e marketing.

 

O objetivo principal é vivenciar exercícios de aplicação prática para identificar as novas trends.

 

Temas da aula:

  • Elaboração de plano de tendências para curto, médio e longo prazo.
  • Ferramentas de pesquisa para identificação das tendências.
  • Aplicação das ferramentas de tendências para análise crítica do futuro.
  • Geração de insights para produzir inovação a partir das tendências.

Objetivo do curso

  • Conhecer as diversas ferramentas de identificação e aplicação de tendências nos negócios.
  • Aplicar na prática a identificação de tendências.
  • Aplicar ferramentas de geração de insights e inovação a partir das tendências.
  • Criar um plano de cenários futuros com base nas principais tendências identificadas e desenvolvimento de insights para o negócio escolhido.

Ao final do módulo, os alunos serão capazes de:

  • Compreender como os movimentos sinalizam as tendências, classificando quais tendências terão real impacto nos negócios.
  • Aplicar o conceito de tendências nos negócios, implementando as ações com insights inovadores.
  • Analisar quais movimentos terão impacto nos negócios, organizando as tendências em curto,médio e longo prazo.
  • Avaliar quais movimentos serão importantes para o futuro das empresas, criticando-os como possibilidades ou barreiras.
  • Criar um plano de cenários aprofundado, planejando como as tendências irão afetar e gerar produtos ou serviços inovadores.

Metodologia

Aulas práticas no formato de workshop, com atividades para construção de um plano de cenários futuros, identificação de tendências e geração de insights.

 

Métodos utilizados:

  • perguntas guiadas
  • debates controlados
  • resolução de problemas da equipe
  • buscar aplicações
  • o aquário
  • instructor storytelling
  • pop culture
  • work of the day

Programa do curso

  • É possível prever o futuro? Como fazer?
  • Z eitgeist e mindset: a importância para compreensão sobre as tendências. Como aplicar.
  • A era das incertezas: como potencializar tendências e planejar num mundo incerto?
  • O que são tendências?
  • Diferenças entre tendências, moda, modismo, ondas e movimentos.
  • O que são macro e micro tendências?
  • A única certeza é a mudança: como gerenciar neste cenário?
  • Tendências de curto, médio e longo prazo: como traça-las.
  • Tendências colaborativas: o que são, como usá-las.
  • Ferramentas para identificação de tendências – como aplicar na prática:
    • Análise crítica de conteúdo e midía.
    • Coolhunting.
    • Observação de sinais.
    • Descontrução de tendências.
    • Fatos portadores de futuro.
    • Ferramentas de pesquisa: da curadoria de conteúdo às pesquisas etnográficas
    • Desk research.
    • Curadoria de conteúdo.
    • Estudos quantitativos.
    • Estudos científicos, culturais e acadêmicos.
    • A nova pesquisa qualitativa: o fascínio da imersão.
    • Netnografia aplicada às tendências.
  • Análise de tendências:
    • Como fazer.
    • A contribuição da Sociologia e da Antropologia para uma analise mais inovadora.
    • Consumer Insights: como gerar insights e inovação a partir das tendências.
  • A 10 principais tendências para o século XXI.
  • Como fazer uma pesquisa criativa e inovadora para gerar insights e identificar tendências.
  • Como lidar com os desafios e barreiras de implementar tendências na empresa.
  • Como identificar tendências desenvolver um plano de cenários futuros.
  • Tipologias de consumidor: como usar esta nova abordagem para entender os consumidores, potencializar as marcas num mundo de mudanças, gerar insights e inovação.

Para quem se destina?

Profissionais e estudantes que queiram conhecer, aprimorar e aprofundar as técnicas de estudo e identificação de tendências, bem como utilizá-las para compor cenários futuros.

Para quem não se destina?

Alunos que fizeram o curso Trends II ou o curso Trends na ESPM em 2016 ou 2017.

Quando acontece?

Aulas de segunda a sexta-feira, 28/1 a 1/2/2019, das 19h30 às 22h30.

28/1

segunda-feira

29/1

terça-feira

30/1

quarta-feira

31/1

quinta-feira

1/2

sexta-feira

Consulte com a ESPM os preços
R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04015-013

Hotel Parceiro

Comfort Nova Paulista

Rua Vergueiro, 2740 - Vila Mariana

São Paulo - SP, 04102-001

Telefone: (11) 2197-7600

*Informar no ato da reserva que é aluno dos cursos de férias na ESPM para ter o desconto promocional

São Paulo - Joaquim Távora

Presencial

Cursos de Férias

Aulas: segunda a sexta-feira

Translate