YouTube: Planejamento e melhores práticas para construir e monetizar o seu canal

07/06/2018

16 horas

Home Educação Continuada

YouTube: Planejamento e melhores práticas para construir e monetizar o seu canal

Professor

João Gabriel Chebante

Categoria

Gestão de Negócios

Course Attendees

Still no participant

Certificado

Certificado

Os cursos livres do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM emitem certificado em formato digital. Quando o curso terminar, você irá recebê-lo via e-mail após o preenchimento da pesquisa do curso em até 10 dias.

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

Pela ESPM, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago. O aviso poderá ser feito em até 48 horas antes do início do curso. MUITA ATENÇÃO: Se você reside fora da cidade de São Paulo, certifique-se de que o curso atingiu quórum mínimo antes de comprar sua passagem e reservar sua estada! A ESPM se isenta de qualquer responsabilidade sobre passagem e hospedagem.

Nos casos de CANCELAMENTO: Em caso de pagamento com boleto bancário, o valor será estornado por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até dez dias úteis. Em caso de pagamento com cartão de crédito, a solicitação de estorno do valor será realizada pela ESPM, à operadora do cartão em até 10 dias úteis.

IMPORTANTE: O participante deverá verificar com sua operadora de cartão o prazo do crédito do valor em sua fatura. Na hipótese de adiamento, será devolvido MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail rasantos@espm.br 100% do valor pago, de acordo com as formas de pagamento descritas acima. A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

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Objetivo do curso

Possibilitar que todos os participantes que terminem o curso estejam 100% aptos a desenvolver o plano de negócios e posterior promoção de conteúdo próprio para web, de forma totalmente independente. Entregar ao final do curso um canal montado e ao menos o primeiro vídeo postado.

IMPORTANTE: Este curso não trata de produção de vídeos e posterior edição, mas do desenvolvimento do canal como um negócio, desde o posicionamento e construção de planejamento até a sua disseminação, ativação e busca por parceiros.

O que você vai aprender

Ao final do curso, esperamos que o egresso tenha plenas condições de: desenvolver um plano de negócios ágil e sólido sobre seu projeto de desenvolvimento de um canal de vídeo em meios digitais; obter conceitos básicos para o desenvolvimento de seu canal de vídeos como um produto/serviço ao seu público-alvo; enxergar e criar rotas de tangibilizar seu conteúdo em receita através de ferramentas de ações com públicos e empresas de interesse; saber, através da avaliação ao final do curso, os pontos em que pode evoluir e se desenvolver para que seja um criador de conteúdo bem-sucedido.

Programa do curso

Apresentação do curso

Feita por representante da instituição e pelos líderes do curso (Estevão Rizzo + João Gabriel Chebante). Serão apresentados o modelo e o conteúdo do curso, a distribuição da carga horária, o motivo de cada conteúdo, o modelo do projeto final e como ele será apresentado e avaliado.
Além disso, teremos a presença de um YouTube Creator de grande impacto, que irá contar a sua história pessoal, desde como começou, os percalços e quais foram o caminho e o tempo que ele levou para alcançar o sucesso.

Contextualização do crescimento do vídeo na internet

Hoje o tráfego em vídeo supera os 75% de todo o conteúdo desenvolvido para a internet. Mas, como foi o desenvolvimento desta trajetória fulminante? E como isso determina a forma que a gente compra e consome conteúdo no nosso dia a dia? Além desse histórico, como está o status e para onde vai a construção de conteúdo, em forma e contexto, para quem está entrando neste segmento?

Estrutura, funcionamento e lógica do YouTube

O YouTube, mesmo que tenha concorrentes de peso em diferentes segmentos, como Facebook, Netflix e outros em nichos específicos, ainda é a grande plataforma para quem quer começar a produzir seus vídeos on-line. Para otimizar seu trabalho dentro dele, é necessário entender toda a sua forma de funcionamento, bem como macetes para se posicionar de forma mais adequada.

Regras da comunidade e gêneros de canais

Aqui serão tratados os assuntos relativos às regras do YouTube, legislação relacionada que pode influenciar a produção de conteúdo e por fim quais os principais tipos de canais que existem hoje, os que estão em expansão ou contração, e quais os que devem surgir num futuro próximo.  

Criação de projeto e plano de negócio

Como este é um curso totalmente prático, é nessa fase que os participantes criarão o projeto e o plano de negócios que deverão ser tirados do papel no decorrer do curso e apresentados num modelo de pitch ao final do processo. O instrutor desse conteúdo apresentará formatos de criação de projetos e planos de negócios e auxiliará os participantes a desenvolverem os seus próprios projetos.

Planejamento de canal

Nessa fase os participantes aprenderão na prática como criar um planejamento de marketing digital e todo o conceito de criação de uma marca. Este conteúdo é importante por que os participantes criarão a marca do projeto e depois o planejamento de como divulgá-lo.

Conceitos básicos de storytelling e dicas para a produção

Como dito anteriormente, não se trata de um curso de produção de vídeo. Mas traremos algumas dicas que vão ajudar a formatar seu conteúdo de forma mais atraente para o seu público-alvo. Entre os pontos sobre os quais passaremos dicas estão técnicas para desenvolvimento de histórias (storytelling), roteiro, media training, presença de vídeo, entonação de voz e referências para as ferramentas do dia a dia num segmento que pode ser diferente da experiência de boa parte do público do curso.

YouTube analytics e métricas

Não basta criar e postar os conteúdos. O creator tem que ser capaz de identificar porque os vídeos estão fazendo sucesso ou não e como potencializar esses resultados. Além disso, uma das partes mais importantes no processo de tornar um canal autossustentável é conseguir comprovar que ele tem alcance e impacta os públicos certos. Nesse conteúdo, o participante terá uma visão geral de como interpretar os dados fornecidos pelo analytics do YouTube e também de como criar suas próprias métricas.

Otimização de canais, produção de conteúdo e viralização

Depois de ter feito todo o processo de criação do canal e dos conteúdos, então é necessário fazer com que o canal impacte as pessoas certas. Para isso é importante que, tanto o canal quanto os vídeos estejam otimizados com as melhores práticas determinadas pelo YouTube e pelo Google. Para que isso aconteça, os participantes aprenderão as melhores práticas e também as técnicas criadas para otimizar o canal e garantir que ele alcance as pessoas certas e consequentemente os views e as assinaturas.

YouTube Ads, AdSense e monetização

O YouTube fornece uma série de ferramentas que podem ajudar o creator não só a divulgar o  seu canal, como também ganhar dinheiro. Esse conteúdo foca em ensinar os participantes a usar algumas dessas ferramentas como YouTube Ads, AdSense e outras, tanto pra divulgar o canal, como para monetizá-lo.

Criação de media kit e estrutura de vendas

Pronto, tudo feito, canal criado e otimizado, vídeos criados e postados com frequência e qualidade e número de views crescendo. Aí vem a pergunta: como eu faço pra ganhar dinheiro com isso?  Os participantes aprenderão como montar uma media kit (apresentação dos formatos de mídia e valores) e como criar uma estrutura pra chegar nas pessoas certas do jeito certo.

Networks & futuro do conteúdo

O termo network é usado dentro do “universo do YouTube” para se referir a empresas que agregam diversos canais e oferecem vantagens para os donos de canais que se filiam a elas. Esse conteúdo visa informar os participantes dos principais benefícios e riscos de se juntar a uma network e empoderar o creator para que tome a melhor decisão de maneira informada.

Palestra final – Andrés Bukowinski + feedback

Ao final do curso e caso tenha interesse, o planejamento desenvolvido por você somado ao primeiro vídeo desenvolvido dentro das premissas aprendidas durante o curso pode ser avaliado por uma banca composta por profissionais de diferentes frentes profissionais de comunicação e negócios:

  • Os professores envolvidos no curso têm com mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de negócios nas áreas de marketing e comunicação/publicidade.
  • Andrés Bukowinski, um dos principais produtores de filmes de publicidade do País, que fará uma palestra sobre sua trajetória e aprendizados a quem está começando a produzir seu próprio conteúdo.

Investimento


  • Parcelas
  • Boleto
  • 1x
  • Cartão de crédito
  • 1x
  • 2x
  • 3x
  • 4x
  • 5x
  • 6x
  • 7x
  • 8x
  • Valor
  • Boleto
  • R$ 1.499,00
  • Cartão de crédito
  • R$ 1.499,00
  • R$ 749,50
  • R$ 499,67
  • R$ 374,75
  • R$ 299,80
  • R$ 249,83
  • R$ 214,14
  • R$ 187,38

Para quem se destina?

Maiores de 18 anos que tenham desenvoltura com ferramentas digitais e desejem criar conteúdo em forma de vídeo na internet. Empresas e/ou profissionais que almejem desenvolver conteúdo em canais sociais digitais para promover marcas pessoais ou institucionais.

Localização : São Paulo

Categoria : Centro de Inovação e Criatividade

Tipo : Presencial

Até 8x de R$ 187,38*
* Confira a tabela abaixo

Aulas : 7, 8 e 9 de junho - 5ª à 6ª feira das 18h30 às 22h30 e sábado das 8h30 às 17h30