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Mestrado profissional: conheça a modalidade

Especialista explica os diferenciais dessa pós-graduação em relação às demais formações continuadas  

 

De maneira geral, quando se pensa em mestrado faz-se uma associação imediata com seguir uma carreira acadêmica. Entretanto, o mestrado não é apenas para esse tipo de situação e, por esse motivo, existe o mestrado profissional. “Essa graduação pode ser uma boa opção especialmente para quem está assumindo uma posição estratégica no mundo corporativo”, explica a professora Denilde Holzhacker, coordenadora geral de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu da ESPM.   

 

O objetivo desse curso é aprimorar a profissionalização a fim de capacitar a pessoa para solucionar problemas com mais autonomia. “Por isso, ela pode desenvolver uma pesquisa mais profunda, baseada em um conjunto de conhecimentos, e ser capaz de levar essa proposta e colocá-la em prática no ambiente profissional”, diz Denilde.   

 

Diferença entre mestrado acadêmico e mestrado profissional 

Ambos têm 2 anos de duração e a mesma carga horária e implicam no desenvolvimento de uma pesquisa pelo estudante. Para lapidar seu conhecimento teórico e prático em sua área e conquistar excelência em seu trabalho, o aluno escolhe um tema de estudo e, com a orientação de um professor, define que linha de pesquisa vai seguir, baseada em uma metodologia. O que diferencia o mestrado convencional do profissional, é que no segundo a intenção é aplicar o objeto de estudo na prática para resolver problemas da sociedade ou de empresas.   

 

Denilde explica que a diferença entre o mestrado profissional e o MBA é que a pesquisa “tem que de fato contribuir para a sociedade. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), que é o órgão regulador, definiu essa modalidade como a ponte entre os mundos acadêmicos e de negócios para ser um recurso a mais para aprimorar a competitividade das empresas em diversos segmentos econômicos”, afirma.  

 

Por esse motivo, o foco da linha de pesquisa é solucionar um problema que cause um impacto direto na área de atuação do mestrando, e isso pode incluir um setor e não apenas uma empresa. 

 

O que se aprende em um mestrado profissional  

“O mestrado profissional vai proporcionar ao aluno um conjunto de ferramentas e uma nova forma de olhar para as questões, também a partir de estudos anteriores, criando uma nova trilha de conhecimento, dando passos à frente, propondo diferentes soluções”, detalha a coordenadora. “Não se espera uma dissertação como no mestrado acadêmico, mas outras formas de atuação, que podem ser plataformas, softwares e outros tipos de produtos tecnológicos.”  

 

Entre os recursos a que o estudante pode recorrer está a Pesquisa Aplicada. Ela consiste na aplicação de testes, seguindo uma lógica científica, para a obtenção de respostas para questões práticas que um produto tecnológico possa trazer. O trabalho também passa por outras etapas antes de o pesquisador apresentar uma proposta, que pode ser o teste de um novo software ou a análise de caso de uma empresa.  

Conheças os mestrados profissionais em Economia Criativa, Estratégia e Inovação e Comportamento do Consumidor da ESPM

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.