Professor de ESG da ESPM explica o que de mais importante você precisa saber sobre o tema que está transformando o universo corporativo
Marcus Nakagawa, professor de ESG da ESPM e autor do livro 101 Dias Com Ações Mais Sustentáveis Para Mudar o Mundo, tem propriedade de quem trabalha há décadas com sustentabilidade para explicar o que é ESG. Sigla que se transformou em sinônimo de empresa preocupada com o meio ambiente, a sociedade e a governança corporativa.
Confira a seguir o que você precisa saber sobre esse tema:
O que é ESG?
ESG é a sigla de Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança). Em 2005, a ONU divulgou um relatório que sugeria que as empresas de todo o mundo adotassem práticas para zelar por fatores ambientais, sociais e de governança. Apesar disso, o termo não teve aderência e somente em 2021 ganhou visibilidade, por meio de uma carta enviada anualmente por Larry Fink para seus clientes. Na carta, o presidente da BlackRock, maior empresa de fundos de investimentos do mundo, chamava a atenção para a necessidade urgente de as empresas implantarem o ESG.
Para que serve o ESG?
O ESG se propõe a melhorar a gestão administrativa por meio de ações que cuidem do relacionamento com fornecedores, distribuidores, funcionários, clientes e comunidades próximas à empresa, que zelem pela preservação do meio ambiente e cuidem do relacionamento com os governos. Nesse leque tão amplo, o ESG diz respeito a todos os setores de uma empresa e, por esse motivo, os profissionais, principalmente a liderança, precisam se atualizar e dominar os três indicadores do ESG.
Quais são os indicadores ESG?
Ambiental
A maior parte da produção mundial causa algum tipo de impacto no meio ambiente e na sociedade. Por isso as empresas precisam pensar em métodos que atendam requisitos de gestão ambiental e promovam a economia circular. Para isso, é necessário gerenciar ou acompanhar junto aos fornecedores e distribuidores todos os processos produtivos: da extração da matéria prima ao seu potencial de reciclagem.
Social
As questões sociais dizem respeito a produzir sem mão de obra infantil ou análoga à escravidão e a garantir a qualidade de vida no trabalho de todos os colaboradores. Não raro a empresa treina fornecedores para atenderem as suas exigências e melhorarem seus processos produtivos e cria programas educacionais com os seus funcionários, a fim de que eles pratiquem esse conceito em suas vidas. Também são realizadas ações junto a clientes como, por exemplo, orientar quanto ao descarte correto de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes.
Governança
Tudo o que uma empresa faz deve atender a legislação e estar alinhado com o cumprimento de todas as questões burocráticas que se relacionam com zelar pela governança corporativa. Por isso as empresas precisam ser transparentes ao comunicar seus objetivos para a diretoria, conselhos, stakeholders e órgãos públicos. A clareza reflete o relacionamento da corporação com o público externo (fornecedores, sociedade e ONGs) e interno.
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