Ciências do consumo ESPM

BACHARELADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

PSICOLOGIA + CIÊNCIAS SOCIAIS + MARKETING + TECNOLOGIA

Formando um profissional
versátil Analista de Tendências Gestor de Diversidade e Inclusão Especialista no Comportamento Humano

NOTA MÁXIMA NO MEC

*Todos os cursos da ESPM passaram pela avaliação do Ministério da Educação (MEC) por meio de um processo de avaliação in loco, no qual é atribuído a cada curso um conceito (nota), que varia de 1 a 5. E todos os cursos receberam o Conceito de Curso (CC) 5, assim como as avaliações institucionais receberam o Conceito Institucional. Confira no e-MEC.

ALTÍSSIMA EMPREGABILIDADE

Acima de 91%​

*Informações sobre a Pesquisa de Empregabilidade 2022 ESPM coletadas de mil profissionais recém-formados na ESPM. Esse percentual é geral para os cursos de graduação em todas as unidades.

Sobre o curso

O curso de estudos do comportamento da ESPM

Este curso é ideal para aqueles que desejam explorar a fundo o comportamento humano, desvendar as tendências sociais e entender as razões por trás das ações das pessoas. Ao concluir o curso, você estará apto a atuar em áreas como análise de tendências, consumer insights, comportamento humano, business intelligence, e gestão de diversidade e inclusão, além de conduzir pesquisas em temas relacionados.

Aqui você terá uma formação completa: ela é composta pelas disciplinas obrigatórias do curso (Major) e trilhas de especialização (Minors) que direcionam o foco da sua carreira, atividades práticas e disciplinas de desenvolvimento pessoal.
Personalização para sua carreira

Nova matriz 2025

Estrutura curricular

Conheça as disciplinas do curso

Turma de 2025.1

Profissionais curiosos, engajados em causas sociais, e que querem transformar o mundo pelo mercado

O curso de Ciências do Consumo é pioneiro no Brasil e atende a uma demanda crescente do mercado por profissionais qualificados na área. A estrutura curricular é organizada em quatro grandes eixos:

Ciências Sociais: disciplinas como sociologia, antropologia e filosofia política;

Comportamento Humano: psicologia, psicanálise e neurociências;

Pesquisas e Estatísticas: preparação para uma alta empregabilidade;

Marketing e Gestão: a excelência do DNA ESPM.

Esse conjunto de conhecimentos capacita o aluno a entender profundamente o comportamento do consumidor e atuar de forma estratégica no mercado.

Diferenciais

Pesquisa de Mercado e Consumer Insights

Aprenda a interpretar dados e tendências para entender a fundo o comportamento e as preferências do consumidor.

Estudo da diversidade e inclusão

Compreenda as complexidades culturais e sociais, desenvolvendo uma visão inclusiva essencial para o mercado atual.

Alta carga horária de psicologia

Mergulhe no tema para investigar motivações e padrões de consumo. Saiba como aplicar esse conhecimento na estratégia de negócios

Análise de comportamento e tecnohumanismo

Entenda todo o impacto da tecnologia no comportamento humano e como ele redefine constantemente a nossa sociedade.

Ênfase em marketing e gestão de pessoas

Desenvolva habilidades em marketing e liderança para gerenciar equipes e projetos com uma abordagem centrada no humano.

Estrutura da formação

Escolha trilhas de especialização (minors) e personalize o curso com foco para a sua carreira 

Major

É a sua formação com as disciplinas obrigatórias.

Ciências
do Consumo

Minors

Aqui você escolhe e estuda até 2 trilhas do seu curso.

Consumer Insights

Gestão de Projetos de ESG

Negócios de Luxo

Brand Management

Trilhas de outros cursos também estão disponíveis, com orientação da coordenação.

Sua formação

Destaque-se no mercado com um currículo diferenciado.

exemplo:

Formação em Ciências do Consumo com foco em Consumer Insights e Gestão de Projetos de ESG

Por que fazer a especialização com minors ?

Aprofundamento exclusivo em sua área de atuação

Um portfólio cuidadosamente curado pela ESPM, composto por disciplinas essenciais que constroem uma trilha de aprendizado focada em sua carreira, garantindo excelência e especialização.

Conexão direta com oportunidades da carreira

Estarão diretamente alinhadas às demandas do mercado, proporcionando um diferencial competitivo único em processos seletivos de estágios e programas de trainee, abrindo portas para as melhores oportunidades profissionais.

Projetos aplicados em parceria com grandes empresas

Uma imersão prática, com projetos reais desenvolvidos em colaboração com empresas de destaque, aproximando ainda mais o estudante das necessidades do mercado e das oportunidades de inovação.

Nova matriz curricular

Bases de conhecimento para compreender sua carreira

Período integral

  • Introdução à Sociologia
  • Escolas Antropológicas
  • Introdução à Filosofia
  • Psicologia Geral
  • Raciocínio Lógico e Analítico
  • Princípios de Marketing
  • História Contemporânea
  • Introdução às Finanças
  • CI-Lab I
  • Extensão I
  • LifeLab 1
  • Conexão do conhecimento gerado no curso com as demandas reais da sociedade, em projetos, disciplinas, agências, empresas, terceiro setor, etc.

Período integral

  • Sociologia Funcionalista
  • Culturalismo
  • Filosofia Contemporânea I
  • Psicanálise
  • Métodologias Quantitativas
  • Estratégia de Marketing
  • Sociedade do Consumo I
  • CI-Lab II
  • Extensão II
  • LifeLab 2
  • Conexão do conhecimento gerado no curso com as demandas reais da sociedade, em projetos, disciplinas, agências, empresas, terceiro setor, etc.

Período integral

  • Teoria Crítica
  • Antropologia Social
  • Filosofia Contemporânea II
  • Motivação e Emoção
  • Tecnologias de Pesquisas
  • Finanças Comportamentais
  • Sociedade do Consumo II
  • Microeconomia
  • CI-Lab III
  • Extensão III
  • LifeLab 3
  • Conexão do conhecimento gerado no curso com as demandas reais da sociedade, em projetos, disciplinas, agências, empresas, terceiro setor, etc.

Período integral

  • Sociologia das Interações
  • Pensamento Estruturalista
  • Filosofia Política
  • Neurociências e Comportamento
  • Metodologias Qualitativas
  • Marketing Aplicado
  • Diversidade, Equidade e Inclusão
  • Macroeconomia
  • CI-Lab IV
  • Extensão IV
  • LifeLab 4
  • Conexão do conhecimento gerado no curso com as demandas reais da sociedade, em projetos, disciplinas, agências, empresas, terceiro setor, etc.

Sua formação e especialização em áreas de conhecimento específicas

Período noturno

  • Gestão Estratégica
  • Sociologia Brasileira I
  • Interpretativismo
  • Ciência Política
  • Neurociências do Consumo
  • Investigações de Campo
  • Planejamento e desenvolvimento de projetos sustentáveis ambientais e sociais
  • Introdução ao mercado de luxo
  • Consumer Insights para Branding
  • Semiótica da marca

Período noturno

  • Sociologia Brasileira II
  • Antropologia Brasileira
  • Política Brasileira
  • Psicologia Social
  • PGC I
  • Análise de Tendências
  • Impactos das ODSs na construção de estratégias sustentáveis e nas organizações
  • Comunicação e estratégias de marketing de luxo
  • Tecnologia na gestão de marcas
  • Personal Branding

Período noturno

  • Pós-Modernistas
  • Antropologia das Religiões
  • Democracia e Autoritarismo
  • Psicologia das Organizações
  • PGC 2
  • Tecnologias de Coleta de Dados
  • Marketing social e ambiental
  • Gestão de serviços em luxo
  • Estatística e Raciocínio Analítico em Branding

Período noturno

  • Construção de Cenários
  • Sociologia Decolonial
  • Antropologia do Consumo
  • Geopolítica
  • PGC 3
  • Consumer Insights
  • Mapeamento e construção de indicadores de sustentabilidade nas organizações
  • ESG no luxo
  • Gestão de marcas globais
  • Community Engagement and Social Change

Professores inspiradores

"O curso de Ciências do Consumo é pioneiro no Brasil, atendendo à crescente demanda por profissionais qualificados na área. Organizado em quatro eixos principais — Ciências Sociais, Comportamento Humano, DNA ESPM e Pesquisas e Estatísticas — o curso oferece disciplinas que vão de sociologia e psicologia a marketing e análise de dados. Essa formação prepara o aluno para entender o comportamento do consumidor e atuar estrategicamente no mercado, com alta empregabilidade."
Professor Tiago Pereira Andrade
Tiago Pereira Andrade
Coordenador do curso

Carga horária total

3.760h

Horário

Das 7h30 às 17h30 (do 1º ao 4º semestre)
Das 19h30 às 23h (do 5º ao 8º semestre)

Local

Campus São Paulo

[graduDuracao codigo='GADMSSP' ] (diurno)

mensalidade

R$ 4.695,00

valor referente ao ano letivo de 2025

[graduPreco codigo='GADMSSP' campus='SP' ]

Inscrições

Vestibular, ENEM ou Processos Internacionais

Eixos estratégicos

Perfil dinâmico como diferencial de carreira

Um mercado competitivo exige conhecimento em diferentes áreas de atuação. Conheça os eixos estratégicos das disciplinas que vão elevar a sua capacidade profissional. 

Marketing

O tema do seu curso com essa área estratégica e essencial, que leva o nosso DNA ESPM

Empreendedorismo e Inovação

Vamos abrir sua visão para criar soluções disruptivas e fazer parte de negócios que lideram a mudança no mercado ​

LifeLab

Habilidades socioemocionais (soft skills) e de autoaprendizagem, para crescer no pessoal e profissional

Tecnologia, Lógica e Dados

Saiba trabalhar com as ferramentas mais atuais do mercado. Faça análises que estão sempre fundamentadas em dados

Pensamento Crítico

Tenha um perfil questionador e que sabe argumentar com profundidade, pronto para enfrentar desafios complexos

Economia e Finanças

Compreenda o mercado em que você vai se inserir. Saiba tomar decisões estratégicas que garantem resultados

Escolha ser ESPM

Todas as nossas unidades oferecem diferenciais exclusivos para um melhor aproveitamento do seu curso:

Um verdadeiro curso de Ciências do Comportamento!

Este é um verdadeiro curso de Ciências do Comportamento, pois alia as disciplinas clássicas das ciências sociais - sociologia, antropologia e ciência política - a uma significativa carga de psicologia. Para quem curte analisar e compreender o comportamento humano, este é, entre todos os cursos de graduação, o que oferece a maior carga horária e quantidade de disciplinas de psicologia (claro, sem contar as faculdades de psicologia). Além de combinar ciências sociais e psicologia, também oferece disciplinas ousadas, como sexualidade humana, ciências da religião e neurociências. Veja se você se identifica com um ou mais dos interesses: