Ciências do consumo ESPM
BACHARELADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
PSICOLOGIA + CIÊNCIAS SOCIAIS + MARKETING + TECNOLOGIA
Formando um profissional
versátil
Analista de Tendências
Gestor de Diversidade e Inclusão
Especialista no Comportamento Humano
NOTA MÁXIMA NO MEC
saiba mais
*Todos os cursos da ESPM passaram pela avaliação do Ministério da Educação (MEC) por meio de um processo de avaliação in loco, no qual é atribuído a cada curso um conceito (nota), que varia de 1 a 5. E todos os cursos receberam o Conceito de Curso (CC) 5, assim como as avaliações institucionais receberam o Conceito Institucional. Confira no e-MEC.
ALTÍSSIMA EMPREGABILIDADE
Acima de 91%
saiba mais
*Informações sobre a Pesquisa de Empregabilidade 2022 ESPM coletadas de mil profissionais recém-formados na ESPM. Esse percentual é geral para os cursos de graduação em todas as unidades.
Sobre o curso
O curso de estudos do comportamento da ESPM
Aqui você terá uma formação completa: ela é composta pelas disciplinas obrigatórias do curso (Major) e trilhas de especialização (Minors) que direcionam o foco da sua carreira, atividades práticas e disciplinas de desenvolvimento pessoal.
Turma de 2025.1
Profissionais curiosos, engajados em causas sociais, e que querem transformar o mundo pelo mercado
O curso de Ciências do Consumo é pioneiro no Brasil e atende a uma demanda crescente do mercado por profissionais qualificados na área. A estrutura curricular é organizada em quatro grandes eixos:
Ciências Sociais: disciplinas como sociologia, antropologia e filosofia política;
Comportamento Humano: psicologia, psicanálise e neurociências;
Pesquisas e Estatísticas: preparação para uma alta empregabilidade;
Marketing e Gestão: a excelência do DNA ESPM.
Esse conjunto de conhecimentos capacita o aluno a entender profundamente o comportamento do consumidor e atuar de forma estratégica no mercado.
Diferenciais
- Por que cursar Ciências do Consumo na ESPM?
Pesquisa de Mercado e Consumer Insights
Aprenda a interpretar dados e tendências para entender a fundo o comportamento e as preferências do consumidor.
Estudo da diversidade e inclusão
Compreenda as complexidades culturais e sociais, desenvolvendo uma visão inclusiva essencial para o mercado atual.
Alta carga horária de psicologia
Mergulhe no tema para investigar motivações e padrões de consumo. Saiba como aplicar esse conhecimento na estratégia de negócios.
Análise de comportamento e tecnohumanismo
Entenda todo o impacto da tecnologia no comportamento humano e como ele redefine constantemente a nossa sociedade.
Ênfase em marketing e gestão de pessoas
Desenvolva habilidades em marketing e liderança para gerenciar equipes e projetos com uma abordagem centrada no humano.
Estrutura da formação
- Vire especialista para se destacar no mercado
Escolha trilhas de especialização (minors) e personalize o curso com foco para a sua carreira
Major
É a sua formação com as disciplinas obrigatórias.
Ciências
do Consumo
Minors
Aqui você escolhe e estuda até 2 trilhas do seu curso.
Consumer Insights
Gestão de Projetos de ESG
Negócios de Luxo
Brand Management
Trilhas de outros cursos também estão disponíveis, com orientação da coordenação.
Sua formação
Destaque-se no mercado com um currículo diferenciado.
exemplo:
Formação em Ciências do Consumo com foco em Consumer Insights e Gestão de Projetos de ESG
Por que fazer a especialização com minors ?
Aprofundamento exclusivo em sua área de atuação
Um portfólio cuidadosamente curado pela ESPM, composto por disciplinas essenciais que constroem uma trilha de aprendizado focada em sua carreira, garantindo excelência e especialização.
Conexão direta com oportunidades da carreira
Estarão diretamente alinhadas às demandas do mercado, proporcionando um diferencial competitivo único em processos seletivos de estágios e programas de trainee, abrindo portas para as melhores oportunidades profissionais.
Projetos aplicados em parceria com grandes empresas
Uma imersão prática, com projetos reais desenvolvidos em colaboração com empresas de destaque, aproximando ainda mais o estudante das necessidades do mercado e das oportunidades de inovação.
Nova matriz curricular
Bases de conhecimento para compreender sua carreira
Período integral
Disciplinas obrigatórias do curso
Major
- Introdução à Sociologia
- Escolas Antropológicas
- Introdução à Filosofia
- Psicologia Geral
- Raciocínio Lógico e Analítico
- Princípios de Marketing
- História Contemporânea
- Introdução às Finanças
- CI-Lab I
- Extensão I
Disciplinas de soft skills (habilidades comportamentais)
LifeLab
- LifeLab 1
Disciplinas de soft skills (habilidades comportamentais)
Extensão
- Conexão do conhecimento gerado no curso com as demandas reais da sociedade, em projetos, disciplinas, agências, empresas, terceiro setor, etc.
Período integral
Disciplinas obrigatórias do curso
Major
- Sociologia Funcionalista
- Culturalismo
- Filosofia Contemporânea I
- Psicanálise
- Métodologias Quantitativas
- Estratégia de Marketing
- Sociedade do Consumo I
- CI-Lab II
- Extensão II
Disciplinas de soft skills (habilidades comportamentais)
LifeLab
- LifeLab 2
Disciplinas de soft skills (habilidades comportamentais)
Extensão
- Conexão do conhecimento gerado no curso com as demandas reais da sociedade, em projetos, disciplinas, agências, empresas, terceiro setor, etc.
Período integral
Disciplinas obrigatórias do curso
Major
- Teoria Crítica
- Antropologia Social
- Filosofia Contemporânea II
- Motivação e Emoção
- Tecnologias de Pesquisas
- Finanças Comportamentais
- Sociedade do Consumo II
- Microeconomia
- CI-Lab III
- Extensão III
Disciplinas de soft skills (habilidades comportamentais)
LifeLab
- LifeLab 3
Disciplinas de soft skills (habilidades comportamentais)
Extensão
- Conexão do conhecimento gerado no curso com as demandas reais da sociedade, em projetos, disciplinas, agências, empresas, terceiro setor, etc.
Período integral
Disciplinas obrigatórias do curso
Major
- Sociologia das Interações
- Pensamento Estruturalista
- Filosofia Política
- Neurociências e Comportamento
- Metodologias Qualitativas
- Marketing Aplicado
- Diversidade, Equidade e Inclusão
- Macroeconomia
- CI-Lab IV
- Extensão IV
Disciplinas de soft skills (habilidades comportamentais)
LifeLab
- LifeLab 4
Disciplinas de soft skills (habilidades comportamentais)
Extensão
- Conexão do conhecimento gerado no curso com as demandas reais da sociedade, em projetos, disciplinas, agências, empresas, terceiro setor, etc.
Sua formação e especialização em áreas de conhecimento específicas
Período noturno
Disciplinas obrigatórias do curso
Major
- Gestão Estratégica
- Sociologia Brasileira I
- Interpretativismo
- Ciência Política
- Neurociências do Consumo
Disciplinas da trilha de especialização
Minor: Consumer Insights
- Investigações de Campo
Disciplinas da trilha de especialização
Minor: Gestão de projetos de esg
- Planejamento e desenvolvimento de projetos sustentáveis ambientais e sociais
Disciplinas da trilha de especialização
Minor: Negócios de luxo
- Introdução ao mercado de luxo
Disciplinas da trilha de especialização
Minor: brand management
- Consumer Insights para Branding
- Semiótica da marca
Período noturno
Disciplinas obrigatórias do curso
Major
- Sociologia Brasileira II
- Antropologia Brasileira
- Política Brasileira
- Psicologia Social
- PGC I
Disciplinas da trilha de especialização
Minor: Consumer Insights
- Análise de Tendências
Disciplinas da trilha de especialização
Minor: Gestão de projetos de ESG
- Impactos das ODSs na construção de estratégias sustentáveis e nas organizações
Disciplinas da trilha de especialização
Minor: Negócios de luxo
- Comunicação e estratégias de marketing de luxo
Disciplinas da trilha de especialização
Minor: brand management
- Tecnologia na gestão de marcas
- Personal Branding
Período noturno
Disciplinas obrigatórias do curso
Major
- Pós-Modernistas
- Antropologia das Religiões
- Democracia e Autoritarismo
- Psicologia das Organizações
- PGC 2
Disciplinas da trilha de especialização
Minor: Consumer Insights
- Tecnologias de Coleta de Dados
Disciplinas da trilha de especialização
Minor: Gestão de projetos de esg
- Marketing social e ambiental
Disciplinas da trilha de especialização
Minor: Negócios de luxo
- Gestão de serviços em luxo
Disciplinas da trilha de especialização
Minor: brand management
- Estatística e Raciocínio Analítico em Branding
Período noturno
Disciplinas obrigatórias do curso
Major
- Construção de Cenários
- Sociologia Decolonial
- Antropologia do Consumo
- Geopolítica
- PGC 3
Disciplinas da trilha de especialização
Minor: Consumer Insights
- Consumer Insights
Disciplinas da trilha de especialização
Minor: Gestão de projetos de esg
- Mapeamento e construção de indicadores de sustentabilidade nas organizações
Disciplinas da trilha de especialização
Minor: Negócios de luxo
- ESG no luxo
Disciplinas da trilha de especialização
Minor: brand management
- Gestão de marcas globais
- Community Engagement and Social Change
Professores inspiradores
Carga horária total
3.760h
Horário
Das 7h30 às 17h30 (do 1º ao 4º semestre)
Das 19h30 às 23h (do 5º ao 8º semestre)
Local
Campus São Paulo
[graduDuracao codigo='GADMSSP' ] (diurno)
mensalidade
R$ 4.695,00
valor referente ao ano letivo de 2025
[graduPreco codigo='GADMSSP' campus='SP' ]
Inscrições
Vestibular, ENEM ou Processos Internacionais
Eixos estratégicos
Perfil dinâmico como diferencial de carreira
Um mercado competitivo exige conhecimento em diferentes áreas de atuação. Conheça os eixos estratégicos das disciplinas que vão elevar a sua capacidade profissional.
Marketing
O tema do seu curso com essa área estratégica e essencial, que leva o nosso DNA ESPM
Empreendedorismo e Inovação
Vamos abrir sua visão para criar soluções disruptivas e fazer parte de negócios que lideram a mudança no mercado
LifeLab
Habilidades socioemocionais (soft skills) e de autoaprendizagem, para crescer no pessoal e profissional
Tecnologia, Lógica e Dados
Saiba trabalhar com as ferramentas mais atuais do mercado. Faça análises que estão sempre fundamentadas em dados
Pensamento Crítico
Tenha um perfil questionador e que sabe argumentar com profundidade, pronto para enfrentar desafios complexos
Economia e Finanças
Compreenda o mercado em que você vai se inserir. Saiba tomar decisões estratégicas que garantem resultados
Escolha ser ESPM
Todas as nossas unidades oferecem diferenciais exclusivos para um melhor aproveitamento do seu curso:
Um verdadeiro curso de Ciências do Comportamento!
Este é um verdadeiro curso de Ciências do Comportamento, pois alia as disciplinas clássicas das ciências sociais - sociologia, antropologia e ciência política - a uma significativa carga de psicologia. Para quem curte analisar e compreender o comportamento humano, este é, entre todos os cursos de graduação, o que oferece a maior carga horária e quantidade de disciplinas de psicologia (claro, sem contar as faculdades de psicologia). Além de combinar ciências sociais e psicologia, também oferece disciplinas ousadas, como sexualidade humana, ciências da religião e neurociências. Veja se você se identifica com um ou mais dos interesses:
- Curte humanidades e é questionador
- É curioso pelo comportamento humano
- Quer uma profissão na qual vai se sentir útil para a sociedade
- Quer entender por que os produtos entram e saem dE moda
- Quer se envolver em causas sociais e ambientais
- Deseja uma profissão dinâmica na qual vai descobrir coisas novas todos os dias
- Questiona o presente e projeta o futuro