COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE ESPM

BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Formando líderes do setor em todo mundo

Uma das melhores escolas do MUNDO
em Marketing & Comunicação​*

*Fonte: Universum – Pesquisa de Talento 2022.

NOTA MÁXIMA NO MEC*

*Todos os cursos da ESPM passaram pela avaliação do Ministério da Educação (MEC) por meio de um processo de avaliação in loco, no qual é atribuído a cada curso um conceito (nota), que varia de 1 a 5. E todos os cursos receberam o Conceito de Curso (CC) 5, assim como as avaliações institucionais receberam o Conceito Institucional. Confira no e-MEC.

ALTÍSSIMA EMPREGABILIDADE

Acima de 91%​*

*Informações sobre a Pesquisa de Empregabilidade 2022 ESPM coletadas de mil profissionais recém-formados na ESPM. Esse percentual é geral para os cursos de graduação em todas as unidades.

Está pronto para transformar sua paixão em uma carreira de sucesso?

Preencha com seus dados e fique por dentro de tudo sobre os processos seletivos de 2025.1.

Prepare-se para uma experiência educacional que vai além do esperado: inusitada!

Sobre o curso

O curso de comunicação e publicidade referência no país

*Informações sobre a Pesquisa de Empregabilidade 2021 ESPM coletadas de mil profissionais recém-formados na ESPM. Esse percentual é geral para os cursos de graduação em todas as unidades.

Na ESPM, você adquire conhecimentos para se tornar um(a) profissional de comunicação transformador(a) em todas as áreas desse setor. Aqui, você se prepara para entender a comunicação de forma mais ampla, técnica, mercadológica, tecnológica e humana. Durante o curso, você alcançará o domínio da gestão de marketing, das tecnologias da comunicação e da aplicação da criatividade nas mais diferentes áreas de inserção do mercado, tornando-se capaz de questionar, inovar e transformar seu trabalho, a sociedade e a sua vida.

Turma de 2025.1

Diferenciais

A matriz curricular do curso de Comunicação e Publicidade contempla fundamentações e contemporaneidades alinhadas conjuntamente ao mercado, através do CPCON – Conselho formado por profissionais renomados, que auxiliam no relacionamento com os mais diferentes setores e direcionamento estratégico do curso.

 

Este alinhamento permitiu a construção de Minors, que são trilhas de formações específicas, focadas na capacitação profissional dos estudantes. No curso de Comunicação e Publicidades o aluno poderá escolher até 02 opções, sendo elas: Criação e Conteúdo, Brand Management, Negócios de Entretenimento, Gestão de Eventos, Datamedia, Trade Marketing e Canais, Consumer Insights e Negócios de Luxo.

 

O conteúdo é conduzido por professores atuantes no mercado com ampla experiência profissional e acadêmica. Em conjunto, empresas e especialistas renomados são apoiadores acadêmicos do curso, e contribuem com palestras e desafios aos estudantes todos os semestres.

 

Para vivenciar ainda mais a realidade, o curso possui dois Núcleos de atividades extracurriculares, o Arenas e a Ícone. Através de processo seletivo, os alunos podem por até 02 semestres participar dos Núcleos, e aprofundar os conhecimentos obtidos em sala de aula em projetos práticos e aplicados a empresas de todos os tamanhos e setores.

 

– Arenas: Hub de criatividade e inovação
– Ícone: Consultoria de Branding

 

Além dos Núcleos, os estudantes têm acesso aos Hubs Setoriais da ESPM, e podem participar de eventos institucionais e específicos do curso, como a Maratona de Criação e o Festival Creators.

INUSITUDE

O curso de comunicação e publicidade referência no país.

O curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da ESPM-SP prepara os futuros profissionais para enfrentarem os desafios da comunicação contemporânea, desenvolvendo habilidades estratégicas, criativas, humanas e tecnológicas.

 

Durante o curso, há o conhecimento aprofundado sobre a gestão de marketing, os conceitos e as tecnologias da comunicação e da aplicação da criatividade nas mais diferentes áreas de inserção do mercado, formando um profissional capaz de questionar, inovar e transformar o mercado e a sociedade. Para concluir o curso, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) existem três possíveis formatos, sendo eles a pesquisa acadêmica, o projeto de consultoria ou projeto empreendedor.

 

Os egressos estão aptos a atuar em diversos modelos de negócios como agências, consultorias, empresas de setores variados, e, também, nas startups, apresentando domínio avançado em estratégias de marketing e comunicação. Eles são atentos as tendências, imersos na cultura digital e nos movimentos da sociedade, sendo profissionais versáteis e alinhados às novas demandas. Além disso, a ESPM incentiva uma postura ética, crítica e inovadora, capacitando os estudantes a transformar o mercado com soluções criativas, pensamento analítico e responsabilidade social. Cerca de 90% dos formandos já saem empregados ao final do curso e ocupam posições de destaque ao longo de suas carreiras.

Matriz curricular

Conheça todos os detalhes sobre o que você vai aprender:

Diurno

1° Semestre

LifeLab 1
Teoria da Comunicação
Fundamentos de Economia
MathMarketing
Criatividade
Estética e Comunicação
História da Propaganda
Photolab
Fundamentos de Marketing
Filosofia e Ética
Lingua Portuguesa

 
2° Semestre

LifeLab 2
Literacia e Processos Criativos com IA
Linguagem e Comunicação
Métodos de pesquisa em comunicação
Planejamento de Campanha
Fotografia Publicitária
História do pensamento em marketing
Sociologia da mídia
Análise e Visualização de Dados
Creative Lab

3° Semestre

LifeLab 3
Marketing Estratégico
Comportamento do consumidor para comunicação
Produção Audiovisual
Projetos Gráficos
Direção de Arte
Fundamentos de Redação em Comunicação
Antropologia e Cultura Visual
Laboratório de Técnicas de Pesquisa de Cultura e Mídia

 
4° Semestre

LifeLab 4
Negócios no ambiente digital
Branding e Posicionamento
Plano de Marketing
Finanças aplicada à comunicação publicitária
Redação Avançada em Comunicação
Planejamento de mídia
Planejamento Estratégico de Comunicação de Marca
Projeto Integrado
Cidadania Digital

5° Semestre

Canais de Marketing e Trade Marketing
Marketing de influência e Creators Economy
Cultura visual e sonora na comunicação
Interfaces e UX Design
Estatística e Raciocínio Analítico em Planejamento de Mídia
Storytelling
Artes e Cultura POP
Consumer Insights para Branding
Semiótica da marca
Mapeamento de público em entretenimento
Planejamento e Produção de eventos
Investigação de Campo
Branding no ponto de venda e Retail Media
Introdução ao mercado de luxo

 
6° Semestre

Empreendedorismo e Inovação
Marketing e Gestão de Serviços
CRM e Gestão da experiência do cliente
PGE I
Estudos quantitativos e qualitativos em mídia
Portfólio e Festivais
Direção de Criação
Tecnologia na gestão de marcas
Personal Branding
Storytelling em entretenimento
Aspectos Legal e Tributários em Eventos e Promoção
Análise de Tendências
Dados e Tecnologia em Trade marketing e Canais
Comunicação e estratégias de marketing de luxo

7° Semestre

– Tópicos Avançados II 

Gestão Financeira e Métricas de marketing
Projetos de Experiência de marca
Gestão de Imagem e Reputação
PGE II
Digital, OOH e OOW
Omnichannel Mídia
Criação e comunidades digitais
Criação de conteúdo transmídia
Estatística e Raciocínio Analítico em Branding
Gestão de recursos em entretenimento
Gestão de recursos em eventos
Tecnologias de Coletas de Dados
Gestão de recursos em Trade marketing
Gestão de serviços em luxo

8° Semestre

Social Impact: Advertising for Social Good
PGE III
Gestão e Métricas de Mídia Integrada
Arts & Crafts
Tecnologias Interativas
Gestão de marcas globais
Community Engagement and Social Change
Branded Entertainment
Projeto de eventos e Promoção
Consumer insights
Gestão de Trade marketing
ESG no luxo

– Libras

Período

Diurno

Horário

Das 7h30 às 17h30 (do 1º ao 4º semestre)
Das 19h30 às 23h (do 5º ao 8º semestre)

[graduDuracao codigo='GADMSSP' ] (diurno)

Local

Campus São Paulo

Mensalidade

R$ 6.542,00

Mensalidades referente ao ano letivo de 2025

[graduPreco codigo='GADMSSP' campus='SP' ]

Inscrições

Vestibular, ENEM ou Processos Internacionais

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

"O curso de Comunicação e Publicidade da ESPM-SP forma profissionais competitivos, preparados para mudanças e adeptos da tecnologia. Voltados a solucionar problemas de pessoas, os egressos são críticos, estrategistas e práticos. A inovação e a adaptação rápida às exigências do mercado fazem parte da formação, que inclui diversas áreas especialistas e núcleos práticos onde os estudantes aplicam seus conhecimentos em projetos reais, ganhando experiência, exercitando a liderança e desenvolvendo novas habilidades."

CPCON

Conselho Consultivo do curso de Comunicação e Publicidade ESPM.

Diferenciais

Primeiro e mais premiado curso de Publicidade do país

Alta empregabilidade

Professores experientes e atuanteS no mercado

Opção de disciplinas de marketing em inglês

Parcerias com grandes empresas

Infraestrutura de ponta

INUSITUDE

O curso de comunicação e publicidade referência no país.

Se você é uma pessoa descontraída, comunicativa, tem curiosidade para entender o comportamento do consumidor e ama ver propagandas e ações publicitárias, então, este curso é para você.

 

Na ESPM, você se prepara para entender a comunicação de forma mais ampla, técnica, mercadológica, tecnológica e humana. Durante o curso, as disciplinas preparam você para o domínio da gestão de marketing, das tecnologias da comunicação e da aplicação da criatividade nas mais diferentes áreas de inserção do mercado, tornando-o capaz de questionar, inovar e transformar seu trabalho, a sociedade e a sua vida.

Matriz curricular

Conheça todos os detalhes sobre o que você irá aprender.

O valor da hora-aula corresponde ao tempo de duração efetivo da aula, que é de 50 minutos.

Diurno

1° Semestre

– Teorias da Comunicação

– Pensamento Contemporâneo I 

– Linguagem e Comunicação 

– Mercados de Comunicação 

– Fundamentos de Marketing 

– Processo Criativo

– Fundamentos de Economia 

– ESPM Life Lab I (Extensão EAD) 

 
2° Semestre

– Cenas Midiática

– Pensamento Contemporâneo II 

– Composto de Comunicação

– Desenho Digital 

– Marketing Estratégico 

– Fotografia 

– Projeto Integrado I 

– Análise e Visualização de Dados 

– ESPM Life Lab II (Extensão EAD) 

3° Semestre

– Produção Audiovisual

– Direção de Arte 

– Redação em Comunicação 

– Plataformas Digitais 

– Comportamento de Consumo e Shopology 

– Pesquisa de Mercado 

– Projeto Integrado II 

– Eletiva I 

– ESPM Life Lab III (Extensão EAD) 

4° Semestre

– Mídias e Pontos de Contato

– Ética e Legislação 

– Planejamento de Comunicação

– Branded Content/Storytelling 

– Finanças Aplicadas de Mercado 

– Projeto Plano de Marketing 

– Projeto Integrado III 

– Eletiva II 

– ESPM Life Lab IV (Extensão EAD)

5° Semestre

– Trade Marketing 

– Sustentabilidade e Cidadania

– Eletiva III 

– Eletiva IV

– ESPM Life Lab V (Extensão EAD) 

 
6° Semestre

– Tópicos Avançados I 

– Gestão de Projetos 

– PGE I 

– Eletiva V 

– Eletiva VI 

– ESPM Life Lab VI (Extensão EAD) 

7° Semestre

– Tópicos Avançados II

– PGE II

– Eletiva VII

– Eletiva VIII 

 
8° Semestre

– Tópicos Avançados III 

– PGE III 

– Eletiva IX 

– Eletiva X 

– Libras

Período

Diurno

Horário

Das 7h30 às 18h (do 1º ao 4º semestre)
Das 18h30 às 22h50 (do 5º ao 8º semestre)

[graduDuracao codigo='GADMSSP' ] (diurno)

Local

Campus Rio de Janeiro

Mensalidade

R$ 5.986,00

Mensalidades referente ao ano letivo de 2025

[graduPreco codigo='GADMSSP' campus='SP' ]

Inscrições

Vestibular, ENEM ou Processos Internacionais

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

eduardo franca
Eduardo França
Coordenador do curso

Diferenciais

Curso com nota máxima na prova ENADE

Mentoria acadêmica individualizada pela ESPM durante a jornada acadêmica

Mentoria de carreira individualizada com especialistas de destaque no mercado

ExperiÊncias vivenciais nos campi da ESPM São Paulo e Rio de Janeiro*

Imersão profissional garantida com empresas parceiras (emissão de certificado)

Dupla titulação internacional

Programa de vivência internacional**

Extensão acadêmica de curta duração ESPM (emissão de certificado)

Microcertificações

Excelência garantida com carga horária e preparação profissional ainda maiores

INUSITUDE

Agora uma nova Graduação de Comunicação e Publicidade na ESPM Porto Alegre!

Comprometida em fornecer uma educação de excelência e uma experiência acadêmica enriquecedora para os nossos estudantes, a ESPM inova lançando um curso totalmente remodelado, atendendo às necessidades locais com foco em uma robusta preparação profissional dos estudantes.

 

Uma formação abrangente que vai além das salas de aula tradicionais e que oferece uma série de oportunidades únicas e individualizadas para o desenvolvimento acadêmico e profissional.

*Vivência custeada pelos estudantes.

**Custeado pelos estudantes, com programas e respectivos valores negociados com o Departamento de Internacionalização.

Matriz curricular

Conheça todos os detalhes sobre o que você vai aprender:

Diurno

1° Semestre

– LifeLab

– Fundamentos do Marketing

– Pensamento Criativo 

– Mercados da Comunicação 

– Desenho Digital 

– Humanidades da Comunicação 

– Linguagem 

– CoDe Experience

 
2° Semestre

– LifeLab

– Marketing Estratégico

– Plataformas Digitais 

– User Experience

– Teorias da Comunicação

– Linguagens de Programação

– Fotografia 

– Psicologia

– Programa Mentoria I 

3° Semestre

– LifeLab 

– Pesquisa de Mercado

– Análise e Visualização de Dados

– Escrita Criativa 

– Direção de Arte 

– Produção Audiovisual 

– Produção Fotográfica 

– Ética e Legislação 

 
4° Semestre

– LifeLab 

– Planejamento de Comunicação

– Storytelling e Transmídia 

– Mídia e Conexões 

– Social Vídeo 

– Plano de Marketing 

– Programa Mentoria II 

– Eletiva I 

5° Semestre

– LifeLab 

– Finanças Aplicadas 

– Comportamento do Consumidor e Shopology

– Sound Design 

– Eletiva II

 
6° Semestre

– LifeLab

– Laboratório Maker – Empreendedorismo 

– Eletiva III 

– Projetos Ágeis

7° Semestre

– Projeto de Graduação I

– Trade Marketing 

– Eletiva IV 

– Princípios de ESG 

 
8° Semestre

– Projeto de Graduação II 

– Branding 

– Portfólio Final 

– Libras

Período

Diurno

Horário

Das 7h30 às 13h (do 1º ao 4º semestre)
Das 19h15 às 22h45 (do 5º ao 8º semestre)

[graduDuracao codigo='GADMSSP' ] (diurno)

Local

Campus Porto Alegre

Mensalidade

R$ 6.015,00

Mensalidades referente ao ano letivo de 2024

[graduPreco codigo='GADMSSP' campus='SP' ]

Inscrições

Vestibular, ENEM ou Processos Internacionais