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Publicidade e Gênero – Um olhar sobre a mulher na publicidade

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*The place in the course is confirmed with the compensation of the payment.

The receipt of the certificate is conditional on your attendance in at least 75% of the course.

About the course

Os principais objetivos do curso são:
  • ​​Aprofundar o conhecimento sobre o conceito de cultura e de gênero;
  • ​Como a identidade feminina na propaganda reflete a sociedade;
  • ​Refletir sobre as necessidades femininas de acordo com a cultura;
  • ​Discutir gênero sob a perspectiva de raça e classe na publicidade;
  • ​Analisar a publicidade sobre perspectiva dos corpos, da orientação sexual e da identidade de gênero
  • ​Entender o universo das agências de publicidade sob a perspectiva de mulheres publicitárias​​

Who is it intended for?

  • ​​​Estudantes de Publicidade e Jornalismo
  • ​Profissionais recém-formados
  • ​Profissionais que atuam no segmento de Comunicação Corporativa
  • ​Profissionais graduadas/os em segmentos diversos​​

What you will learn

​​​Este curso pretende familiarizar as/os alunas/os com questões centrais da Publicidade e a representação feminina do passado à contemporaneidade de acordo com o momento histórico sob a perspectiva de raça e classe.

​As principais temáticas a serem abordadas são: corpo e sociedade, corpo e subjetividade; identidade e propaganda; publicidade e raça; corpo produtivo x corpo reprodutivo; “eu-outro” versus “nós-outros” na publicidade; publicidade e classe social; mulheres publicitárias e o mercado de trabalho.

​​Metodologia:
  • ​Aulas semanais presenciais, com apresentação de campanhas publicitárias referentes aos temas das aulas e debates a partir das referências teóricas. De acordo com o tamanho da turma/necessidade, poderá haver a proposição de seminários apresentados pelas/os alunas/os.
  • ​Na segunda parte da última aula, a título de encerramento do curso, a proposta é convidar uma publicitária para falar sobre sua experiência no mercado como mulher e os novos caminhos da publicidade sob a perspectiva de gênero, classe e raça.
​ ​ ​Aula 1
  • ​I – Gênero, cultura e patriarcado: corpos reprodutivos, diferentes lutas e o reflexo na publicidade
  • ​Introdução geral: apresentação da turma, apresentação do programa, da dinâmica das aulas e início do programa.
  • ​Texto base:
  • ​PISCITELLI, Adriana. Gênero: a história de um conceito. In: ALMEIDA, Heloísa B.; SZWAKO, José. Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2009.
​​ ​Aula 2
  • ​II – A representação da mulher e o patriarcado:  as relações de poder e assimetria de gênero na publicidade ​
  • ​Texto base:
  • ​GOFFMAN, Erving. Gender advertisements. New York: Harper and Row, 1979.
​​Aula 3
  • ​III – Refletir sobre as necessidades femininas de acordo com a cultura
  • ​Texto base:
  • ​ABU-LUGHOD, Lila. As mulheres muçulmanas precisam realmente de salvação? Reflexões antropológicas sobre o relativismo cultural e seus outros. Estudos feministas, Florianópolis, 20 (2): 256, maio-agosto/2012.
  • ​Vídeo – Histórias de mulheres muçulmanas em Porto Alegre. Jornal Sul 21. 9min15’.  Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ag1h26j3hl4
​Aula 4:
  • ​IV – Gênero sob a perspectiva de raça e classe na publicidade​
  • ​Texto base:
  • ​BARBOSA, Jadna R.; AUCAR, Bruna; FRID, Marina. “Verdades”: um estudo sobre a representação dos cabelos crespos a partir de uma campanha publicitária de produtos para coloração. Revista Conexão – Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, v. 21, n. 41, p. 59-75, jan./jun. 2022. DOI 10.18226/21782687.
  • ​A vida e a história de Madam C. J. Walker (Temporada 1, ep. 1). Direção: Kasi Lemmons. Produção: De Mane Davis, Eric Oberland, Lena Cordina. Canadá: Warner Bros. Television Production, 2020. 46 min., son. Color.
​​Aula 5:
  • ​V – A publicidade e os corpos, a orientação sexual e a identidade de gênero
  • ​Texto base:
  • ​BRAGA, Adriana. Corpo Verão: jornalismo e discurso na imprensa feminina. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016.
​Aula 6:
  • ​VI – O universo da publicidade sob a perspectiva de mulheres publicitárias
  • ​Texto base:
  • ​BARBOSA, Jadna R. O que deu errado em sua carreira? “Ser mulher”. Um estudo antropológico sobre trajetórias de mulheres em agências de publicidade no Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
When does it happen?
28/9, 5, 19, 26/10, 9 e 16/11
Weekdays: Thursdays
Das 19h às 22h

*All dates are subject to change

Certificado

> O certificado será emitido em formato digital em até 15 dias após o término do curso. Para isso, o aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas registradas ao vivo pelo professor.

 

> Após ser aprovado, o aluno receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.

  • The course may be canceled and/or postponed if there is not the minimum number of students enrolled to justify opening the course. A communication will be sent to your e-mail address24 hours before the beginning of the course.

 

  • If the student does not agree with the postponement, he/she must request the transfer and/or cancellation to the Relationship Center through the e-mail[email protected]

 

  • ESPM is not responsible for any amounts that may have been spent by the participant, whatever the reason, such as air or bus tickets, fuel, lodging, etc.

 

  • In case of withdrawal from a course, requests for transfer or refund of the investment will be accepted only 24 hours before the beginning of the course, by e-mail [email protected]
20% DISCOUNT

At the full price of the course for students and former students of ESPM undergraduate and graduate programs.

 

5% DISCOUNT

At the full price of the course for students and former students of ESPM extension courses.

Issuing of certificates
  • The certificate will be issued in digital format within 15 days after the end of the course. For this, the student must have a minimum attendance of 75% in the classes recorded live by the teacher.
  • After being approved, the student will receive an email and WhatsApp from the BrasilOpenBadge platform informing that ESPM has issued a digital certificate. Just access the link, issue the badge and you will be all set to share it on social networks or generate the Certificate on paper.
  • The course may be canceled and/or postponed if there is not the minimum number of students enrolled to justify opening the course. A communication will be sent to your e-mail address24 hours before the beginning of the course.

 

  • If the student does not agree with the postponement, he/she must request the transfer and/or cancellation to the Relationship Center through the e-mail[email protected]

 

  • ESPM is not responsible for any amounts that may have been spent by the participant, whatever the reason, such as air or bus tickets, fuel, lodging, etc.

 

  • In case of withdrawal from a course, requests for transfer or refund of the investment will be accepted only 24 hours before the beginning of the course, by e-mail [email protected]

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FAQ

Frequently Asked Questions

Do you have any questions? Take a look here.

The project starts with an emphasis on competency-based learning with two main advantages: on the one hand, it creates a direct connection between the students' academic validation and the companies' recruitment and selection process; on the other hand, it allows students to create fully customized tracks according to their professional interests and demands.

 

Students may study ESPM badges individually (e.g. Design Thinking Badge), making their learning experience totally personalized, self-paced and according to their financial reality or career moment. They will also have ESPM Combos, which are sets of badges suggested by ESPM for specific courses (e.g. Post-Graduation in Big Data or Innovation Design and Strategy).

 

In this, the student will become the protagonist of his or her own ESPM Journey with the mission of accumulating as many badges as possible along the way. After all, there are no limits to the number of badges one can earn in lifelong learning.

Badges are traceable digital credentials that represent the student's achievement in developing the competency that badge represents. Badges, which have public traceability and issuer certification, are the contemporary version of traditional certificates.

 

The certificates represent the completeness of a student against a pedagogical proposal in a knowledge area (e.g. Project Management or Digital Marketing), while the badges represent the proficiency of a student in developing a specific competence within a knowledge area (e.g. Design Thinking or Social Media KPIs).

The badges offered undergo a review of the pedagogical approach and technological structure. Therefore, only those who pass the offers available in the badge section of the ESPM website are eligible to receive the digital credential.

 

But stay tuned! New badge offers are continuously included throughout the year.

For now, only the offers available in the "Dynamic ESPM" section of the site are part of the portfolio, but new offers are included throughout the year.

The certification that passing the course offers is not valid. However, the points accumulated in each badge are valid for 3 years from the date of receipt to be used to upgrade to more complete certifications (see question "What can I do with my badges?").

R$1.490,00

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.