Cursos de Férias

Jornalismo Afrocentrado e Letramento racial

Online ao Vivo

Inscrições: Encerradas
Inscrições até:

Selecione as preferências
do curso

INscreva-se

Selecione a opção do curso para continuar

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

Sobre o curso

Os principais objetivos do curso são:
  • ​​ Problemática racial brasileira
  •  Racismo algorítmico e redes sociais
  •  Produção de subjetividade racial e cultura
  •  Análise de ícones esportivos pretos e pretas e posicionamento político
  •  (Pelé, Michael Jordan, Muhammad Ali, Soraya André, Serena ​Williams, Lewis Hamilton, Barbosa)
  •  Esporte como ferramenta de comunicação não só de entretenimento
  •  Esporte como aspecto cultural importante
  •  Falta de representatividade na estrutura esportiva
  •  Debater o espaço das pessoas pretas dentro da estrutura econômica.
  • Presentes na prática.
  • E os cargos de gerência, executivos e etc?​

Para quem se destina?

​​​Alunos e profissionais de comunicação social, de todas as habilitações. Entendendo que o profissional de comunicação, independente de ser jornalista, publicitário e cineasta, são produtores de conteúdo e formadores de opinião, é importante que tenham um olhar mais afiado, inclusivo e atento as questões raciais brasileiras​​

O que você vai aprender

​​​ Estamos em 2024 e o debate racial no jornalismo e na comunicação em geral é fundamental. O curso visa ampliar esse debate e colaborar na formação dos alunos, estimulando um olhar mais um inclusivo e menos racista enquanto futuros profissionais de comunicação​​

​​PROBLEMAS DO DÉFICIT NA EDUCAÇÃO RACIAL BRASILEIRA – 3 H
  • ​Analisar o racismo no Brasil historicamente e como isso impactou na produção de conteúdos científicos e culturais. Abordar como a falta de representatividade dentro do esporte e do jornalismo em geral afetam a cobertura jornalística, tanto na produção das pautas até nas abordagens
​ESTUDO DE PERSONAGENS HISTÓRICOS – 3H
  • ​Estudo de personagens, tanto históricos quanto anônimos. Construção de pautas afrocentradas procurando personagens e especialistas pretas. Debater como a ausência de pessoas pretas em espaços de pensamento beneficiam a construção de um pensamento socialmente racista.
​APURAÇÃO DO OLHAR – 3H
  • ​Debater sobre estereótipos racistas e como isso afeta a sociedade e a cobertura jornalística. Propor pautas e reflexões positivas no que diz respeito às questões raciais e gênero.
​QUESTÕES DE INVISIBILIDADE – 3H
  • ​Racismo enquanto instrumento de apagamento histórico. Pensar em estratégias de combate ao pensamento racial problemático vigente na formação e na execução jornalística.
CRIAÇÃO E PRODUÇÃO – 3H
  • ​Criação de pautas e produção de conteúdo a partir de um olhar afrocentrado e menos racista​
Quando acontece?
Dias da semana: Às terças e quintas-feiras
Das 19h às 22h

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

​​Thales Ramos​

Certificado

> O certificado será emitido em formato digital em até 15 dias após o término do curso. Para isso, o aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas registradas ao vivo pelo professor.

 

> Após ser aprovado, o aluno receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Veja aqui os cursos que você já visitou.

Não viu nem um curso ainda?
FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

R$1.090,00

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.