O que realmente nos faz felizes na vida?
“Há muitas conclusões, mas o fundamental é a qualidade dos nossos relacionamentos. O que descobrimos é que, no caso das pessoas mais satisfeitas em seus relacionamentos, mais conectadas ao outro, seu corpo e cérebro permanecem saudáveis por mais tempo”, afirma o acadêmico americano e diretor do estudo, psiquiatra americano Robert Waldinger.
Por 76 anos, pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, têm procurado uma resposta. O Estudo começou em 1938, analisando 700 rapazes e acompanhou esses jovens durante toda a vida, monitorando seu estado mental, físico e emocional.
Essa conexão, a base para qualidade de nossas relações, depende diretamente de construirmos uma verdadeira ponte de palavras com o outro. Mas como? Afinal, até as melhores relações têm conflitos, ressentimentos e distanciamento. A resposta é: comunicação empática. Somente quando aprendemos a ouvir e nos expressarmos com verdadeiro interesse, entendendo nossos sentimentos e necessidades, paramos de defender/atacar e começamos um tipo de diálogo que realmente aproxima e estreita laços.
Uma conversa tem o poder de mudar tudo. Mas infelizmente muitas vezes escolhemos o silêncio por receio, mágoa ou medo de ser julgado.
*A validação da matrícula está condicionada ao envio do diploma ou certificado de conclusão (com a data da colação de grau) e cópia do RG ou CNH válida para o e-mail : [email protected]
*Todas as datas estão sujeitas a modificações
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
Rua do Rosário, 90 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.
ESPM - O inusitado em constante movimento | 2024 © Copyright
Atendimento por WhatsApp
A ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.
O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.
Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.
Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.