Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor – Para Mestres

Aulas

Às sextas-feiras e sábados com encontros quinzenais

Data de início

07/03/2025

Modalidade

Presencial na ESPM TECH com a possibilidade do uso da tecnologia Hyflex.

Lançamento

Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor – Para Mestres

Aulas

Às sextas-feiras e sábados com encontros quinzenais

Data de início

07/03/2025

Modalidade

Presencial na ESPM TECH com a possibilidade do uso da tecnologia Hyflex.

Bem-vindo e bem-vinda ao Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor!

 

Este programa inovador fornece uma abordagem prática e estratégica das dinâmicas de consumo, sendo ideal para profissionais que já possuem o título de mestre e desejam avançar em sua carreira acadêmica, conquistando o doutorado.

Com mais de 70 anos de excelência em marketing e negócios, a ESPM está pronta para apoiá-lo na continuidade de sua trajetória, capacitando-o para mudanças líderes e expandindo seu networking em um ambiente acadêmico e profissional de alto nível.

Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor – Para Mestres

Selecione a opção do curso para continuar

Inscrições até: 23/01/2025

Modalidade: Presencial na ESPM TECH com a possibilidade do uso da tecnologia Hyflex.

Data de início: 07/03/2025

Período: Noturno e matutino

Duração: 6 Semestres

Aulas: Às sextas-feiras e sábados com encontros quinzenais

Horário: Durante a semana das 19h às 23h e aos sábados das 9h às 13h

São Paulo - ESPM Tech

Bem-vindo e bem-vinda ao Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor!

 

Este programa inovador fornece uma abordagem prática e estratégica das dinâmicas de consumo, sendo ideal para profissionais que já possuem o título de mestre e desejam avançar em sua carreira acadêmica, conquistando o doutorado.

Com mais de 70 anos de excelência em marketing e negócios, a ESPM está pronta para apoiá-lo na continuidade de sua trajetória, capacitando-o para mudanças líderes e expandindo seu networking em um ambiente acadêmico e profissional de alto nível.

Modalidade: Presencial na ESPM TECH com a possibilidade do uso da tecnologia Hyflex.

Data de início: 07/03/2025

Período: Noturno e matutino

Duração: 6 Semestres

Aulas: Às sextas-feiras e sábados com encontros quinzenais

Horário: Durante a semana das 19h às 23h e aos sábados das 9h às 13h

São Paulo - ESPM Tech

Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor – Para Mestres

Selecione a opção do curso para continuar

Inscrições até: 23/01/2025

Tecnologia Hyflex

O curso é presencial na ESPM Tech, com a flexibilidade da tecnologia Hyflex. Com o Hyflex, você pode optar por assistir às aulas ao vivo, presencialmente na ESPM, ou virtualmente, via Zoom, de onde estiver.
A sua utilização varia de acordo com o plano de aula e a especificidade de cada disciplina.

Eventos ESPM

Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.

Sobre o curso

O curso oferece um aprofundamento de conhecimentos sobre comportamento do consumidor, com uma abordagem prática e aplicada. Integrando rigor acadêmico e práticas de mercado inovadoras, para formar especialistas capazes de entender e influenciar as dinâmicas e tendências de consumo. Voltado a profissionais que já tenham o título de mestre, o programa oferece a continuidade da vida acadêmica com o doutorado, a fim de conquistar uma formação ainda mais valorizada no mercado.

Para quem se destina

A profissionais de nível C e executivos que já tenham o título de mestre e buscam dar continuidade à sua trajetória acadêmica, aprofundar seus conhecimentos em comportamento do consumidor e tomar decisões estratégicas de alto impacto.

Ideal para líderes que desejam expandir suas competências em um nível ainda mais avançado. O programa oferece uma formação focada em inovação, preparando os egressos para desenvolver e implementar estratégias que influenciam diretamente os negócios, antecipando tendências e adaptando as empresas às mudanças constantes do mercado global.

Ao continuar seus estudos no doutorado, o profissional fortalece sua posição no mercado, com uma qualificação ainda mais robusta e valiosa para sua carreira.

Linhas de pesquisa:

Escolher uma linha de pesquisa é essencial para direcionar sua trajetória acadêmica, permitindo um foco aprofundado em áreas que se alinham com seus interesses e objetivos de pesquisa. O curso está organizado em duas linhas de pesquisa:

900h

de conteúdo

6 Semestres

Conclusão do curso

Modalidade

Presencial na ESPM TECH com a possibilidade do uso da tecnologia Hyflex.

Estrutura curricular

Disciplinas Obrigatórias

Linha Comportamento do Consumidor e Marketing / Linha Estratégia e Inteligência de Mercado

  • Oferecer feedbacks coletivos (estimulando a troca de experiências e aprendizados pelos pares) e personalizados (oferecendo contribuições diretas ao projeto);
  • Reforçar aos estudantes qual é a estrutura esperada de uma tese;
  • Auxiliar os estudantes a pensarem em oportunidades de submissão de artigos, para congressos e periódicos, decorrentes de suas teses;
  • Oferecer feedback construtivo acerca das eventuais fragilidades da tese, no estágio em que se encontra, e apontar caminhos para correção;
  • Discutir sobre epistemologia, construção de raciocínio lógico-científico e construção de artigos acadêmicos em administração.  


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Marketing como ciência
  • As origens do marketing
  • Evolução do pensamento de marketing x ambientes de negócios
  • Epistemologia em marketing
  • Ampliação do escopo de marketing
  • Abordagens críticas à teoria de marketing
  • Composto de marketing
  • Miopia de marketing
  • Marketing estratégico e operacional
  • Marketing e valores socioambientais
  • Consumismo x consumerismo
  • Marketing em ambientes digitais 


Créditos: 4

Carga horária: 60

Eletivas Metodológicas

  • Ética em dados
  • Proliferação dos dados e sua disponibilidade
  • Real time business intelligence
  • Evolução do data science
  • Data science e inteligência analítica
  • IoT e telemetria de dados
  • Dados distribuídos e cloud
  • Confiabilidade e blockchain
  • Automatização de decisões e  IA
  • Fundamentos de data mining
  • Data Mining Tools (KNIME)
  • Técnicas analíticas de data mining
  • Classificação supervisada vs. não supervisada
  • Técnicas analíticas: naive de bayes
  • Decision tree, k-vizinhos mais próximos (KNN)
  • Redes Neurais Artificiais (RNAs)
  • Classificação k-means
  • Market basket analysis  


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Tipos de variáveis
  • Coleta de dados primários e secundários
  • Representações tabulares e gráficas
  • Variáveis observáveis e latentes
  • Ferramentas online para coleta de dados primários
  • Teste de hipóteses
  • O conceito de valor-p
  • Modelagem estatística em business
  • Modelos preditivos e construção de simuladores com base em dados quantitativos
  • Análise multivariada de dados
  • Análise conjunta e discriminante
  • Estimação de amostra


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Regressões lineares e não lineares
  • Regressões logísticas binomial e multinomial
  • Modelagem de equações estruturais com matrizes de correlação e covariância
  • Automação de processos
  • Segmentação de bases por clusterização
  • Meta-análise
  • Modelos de relação moderada e mediada
  • Gestão de negócios orientada por dados


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Mensuração em Ciências Sociais e Comportamentais: debate epistemológico e definições centrais;
  • Modelo Geral de Mensuração: construtos latentes, requisitos de escalas, algumas propostas de mensuração;
  • Confiabilidade;
  • Validade;
  • Tópicos Avançados: construtos de natureza formativa e reflexiva;
  • Viés comum ao método;
  • Vantagens e desvantagens (potenciais problemas) no uso de escalas disponíveis na literatura;
  • Uso de teoria de resposta ao item como estratégia de mensuração de construtos latentes;
  • Uso de PLS para testar hipóteses em modelos de pesquisa, com uso de variáveis latentes


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Visão geral da pesquisa experimental em marketing
  • Cenários experimentais
  • Manipulação e mensuração das variáveis
  • Validade interna e externa
  • Análise e efeitos
  • Delineamentos between e within subjects
  • Cuidados com os sujeitos da pesquisa
  • Noções introdutórias de neurociência e sua aplicação na área de administração
  • Neurociência aplicada ao marketing
  • Aplicações de laboratório e em campo


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Pressupostos regressivos
  • Regressão logística binária e multinomial
  • Regressão linear múltipla
  • Técnicas de redução de dados
  • Análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória
  • Covariance Based Structural Equation Modeling (CB-SEM)
  • Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM)
  • Análise de mediação e moderação
  • Modelos regressivos não lineares
  • Parametrização de modelos estatísticos
  • Testes de hipóteses para proporções de populações multinomiais
  • Análise de Variância (ANOVA/MANOVA) e de Covariância (ANCOVA/MANCOVA)
  • Modelos lineares gerais


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Conceito de produto e produto tecnológico
  • Tipologia dos produtos tecnológicos
  • Princípios de design science research aplicados a produtos tecnológicos
  • Etapas de elaboração de um produto tecnológico
  • Relevância e rigor na pesquisa de produtos tecnológicos
  • Registro e difusão de produtos tecnológicos
  • Relatos e artigos sobre produtos tecnológicos
  • Registro de patentes

Créditos: 4

Carga horária: 60

Eletivas Empírico-Teóricas

  • Motivation
  • Perception and attention
  • Knowledge and inference
  • Memory, attitudes and affect
  • Behavioral decision theory
  • Affect
  • Self-control
  • Social influences


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Conceitos de marketing transacional vs. marketing relacional
  • Geração de valor
  • Satisfação e fidelização de clientes
  • Funil de conversão
  • Comportamento do cliente no pós-venda
  • Serviços agregados
  • Programas de fidelização
  • Gestão de banco de dados
  • Táticas de CRM (Customer Relationship Marketing)
  • Programa de CLV (Customer Lifetime Value)
  • Integração multicanal
  • Métodos de classificação de clientes
  • Índice de churn
  • Recuperação de clientes e régua de relacionamento


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Escolas de marketing
  • O conhecimento científico e a prática nas organizações
  • Criação e gestão de valor
  • Marketing e gestão por projetos
  • Marketing analytics
  • Inteligência Artificial (IA)
  • Machine Larning (ML)
  • Realidade Aumentada (RA) e demais desenvolvimentos digitais aplicados em marketing
  • Marketing internacional
  • Agilidade de marketing
  • Marketing, multiculturalidade e diversidade
  • Sustentabilidade e ESG e seus impactos na organização e na prática de marketing


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Marketing internacional
  • Cultura no ambiente global
  • Mercados emergentes
  • Estratégias de marketing internacional
  • Efeito país de origem
  • Marcas globais e marcas locais
  • Born global
  • Imagem de país
  • Marca país
  • Marcas de localidades


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Estudos culturais e teorias da prática aplicadas ao desenho de inovação e de futuros
  • Estilos inovadores de liderança
  • Protocolos para projetos inovadores
  • Soluções e modelos de negócios transformadores e sustentáveis


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Introdução ao design estratégico e comportamento do consumidor
  • Marketing sensorial, design e seus reflexos na percepção, nas atitudes e emoções
  • Tomada de decisão e design
  • Branding e identidade visual
  • O design como forma de inovação e sustentação para o engajamento do consumidor
  • Design sustentável e responsável
  • Design para a inclusão
  • O papel do design na imitação e falsificação
  • Influências sociais e culturais no design
  • Tecnologia e design


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Classificação socioeconômica
  • Comportamentos desviantes e estigmatizados
  • Boicotes, ativismo, anticonsumo
  • Comunidades e coletivos de consumidores
  • Tribos e públicos de marca
  • Influenciadores e suas relações com as marcas


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Lógica dominante de serviço
  • Centralidade no consumidor
  • Criação de valor
  • Experiência do cliente
  • Gestão da experiência do cliente
  • Jornada do consumidor
  • Engajamento
  • Cocriação de valor
  • Relacionamento do cliente com marca


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Inovação e inovação social
  • Tecnologia e tecnologias sociais
  • Estudos decoloniais
  • Teorias da prática e inovação
  • Metodologias e protocolos para projetos socialmente inovadores


Créditos: 4

Carga horária: 60

Os principais temas tratados serão:

  • Fatores que influenciam a difusão de novos produtos em novos mercados
  • Elementos da difusão de novos produtos
  • História da pesquisa em difusão
  • Gerações de inovações
  • O processo de inovação e seus impactos na difusão
  • Difusão de produtos por meio de países
  • Redes de difusão
  • Modelos de difusão
  • Teorias preditivas da difusão de novos produtos
  • O modelo de Frank Bass
  • Modelagem do processo de difusão
  • Modelagem por meio de modelos de abordagem macro (dinâmica de sistemas)
  • Modelagem por meio de abordagem micro (simulação baseada em agentes)


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Concepts
  • Frameworks, and Theories of International Business
  • Relationship between International Business Strategy and the Consumer Perspective
  • Consumer Receptiveness and Entry Modes


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Comunicação institucional
  • Comunicação interna
  • Comunicação mercadológica
  • Funções e estratégias de comunicação organizacional
  • Promoção do entendimento dos objetivos organizacionais
  • Mobilização e integração do público interno
  • Fortalecimento das relações com stakeholders
  • Facilitação de processos de negociação interna e externa
  • Persuasão de públicos de interesse gerenciamento de crises e facilitação de mudanças

Créditos: 4

Carga horária: 60

Os tópicos abordados englobam conceito de elite e seu papel na sociedade:

  • Economia de serviço
  • Experiência do consumidor
  • Estratégias de criação de valor
  • Efeitos trickledown, botton-up e suas especificidades culturais
  • Símbolos de status e pertencimento
  • Elementos do posicionamento de luxo, incluindo identidade e exclusividade
  • O consumo de luxo e masstige na sociedade contemporânea
  • As implicações éticas de engajar e influenciar a elite
  • Posicionamento premium no mercado e imagem de marca


Créditos: 4

Carga horária: 60

Módulo internacional

O módulo internacional é uma experiência imersiva de curto prazo, destinada aos estudantes do curso. O formato do módulo envolve a participação em palestras oferecidas por universidades relacionadas ao tema da disciplina, bem como visitas técnicas em empresas e/ou outras organizações relevantes. A cada ano, é oferecida uma disciplina com um tema diferente com três objetivos principais:


a) Possibilitar a internacionalização do doutorado para estudantes que têm restrições de tempo para estadias mais prolongadas, como bolsas sanduíche ou intercâmbios semestrais.
b) Criar uma rede de contatos internacionais com professores universitários e executivos de diversas áreas.
c) Proporcionar uma imersão cultural rica, tanto na gestão quanto em experiências locais.

TOTAL:  60 créditos (carga horária: 900 horas) com título de mestre

Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias**: 08 (CH  120)

Créditos exigidos em disciplinas optativas**: 24 (CH 360)

Créditos exigidos em módulo internacional: 04 (CH 60)

Créditos em orientação de tese: 24 (CH 360)

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção
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Inscrição e pagamento da taxa

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Upload dos documentos

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Entrevista

O edital é essencial, pois nele estão detalhadas todas as informações e diretrizes cruciais para participar do processo seletivo. É por meio dele que você candidato terá acesso a todas as orientações necessárias, garantindo transparência, igualdade de oportunidades e conformidade com os requisitos estabelecidos.

BAIXAR O EDITAL

Prepare-se para o Teste ANPAD, uma avaliação essencial que mede suas habilidades e conhecimentos, abrindo portas para os programas de pós-graduação stricto sensu.

 

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Prepare-se para o Teste ANPAD, uma avaliação essencial que mede suas habilidades e conhecimentos, abrindo portas para os programas de pós-graduação stricto sensu.

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Nota: O curso de doutorado profissional já foi aprovado pela Capes e encontra-se em processo de homologação no MEC para início de suas atividades em 2025.

Obs.: O link da entrevista será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta a sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

"O Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor é o único doutorado (stricto sensu) brasileiro focado nas relações de consumo e na relação entre empresas e consumidores, nos mais diferentes cenários e contextos, e nasce com o objetivo de desenvolver profissionais de excelência, para atuação com grande visão estratégica e capacidade analítica, nos diversos temas relacionados ao comportamento do consumidor, para conduzirem processos de transformação de alto impacto nas organizações e na sociedade."

Conheça nosso corpo docente

Professores que inspiram e transformam o aprendizado, trazendo experiência e inovação para a formação de nossos estudantes:

Pesquisa ESPM

Descubra as pesquisas e ações inovadoras desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. Explore nossos livros e e-books publicados por docentes e discentes, que abrangem uma variedade de temas relevantes para sua formação e pesquisa. Amplie seu conhecimento e conecte-se com as mais recentes contribuições acadêmicas e práticas do nosso programa.

Depoimentos

Depoimentos de alguns dos mestrandos da ESPM formados em 2019, compartilhando um pouco da sua trajetória de pesquisa e estudos:

Por que escolher esse curso?

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

O serviço de VAN* da ESPM ocorre de segunda a sexta-feira, na saída do Metrô Ana Rosa – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal.

Horários:
Das 6h30 às 13h30
Das 14h30 às 17h
Das 18h às 23h30

 *Serviço gratuito e exclusivo aos alunos da ESPM. Apresente a carteirinha de aluno no momento do embarque.

Perguntas frequentes