Pós-graduação ESPM

Pós-Graduação em Experiência e Jornada do Cliente

São Paulo - ESPM Tech

DAY ONE: 17/03/2025

Sobre o curso

A Pós-Graduação em Experiência e Jornada do Cliente capacita profissionais a ampliar sua visão estratégica no desenvolvimento de produtos digitais e serviços, alinhando soluções aos objetivos de negócios.

 

O curso explora conceitos de design aplicado à criação de experiências, técnicas e ferramentas para desenhar e implementar jornadas, além de estratégias e métricas de sucesso focadas no cliente e nos negócios.

 

Em um ambiente colaborativo, os alunos criarão novos produtos digitais ou implementarão melhorias em serviços existentes, consolidando suas habilidades na prática de mercado e visão de futuro.

Pós-Graduação em Experiência e Jornada do Cliente

Início das aulas: 19/03/2025

Dias da semana: às segundas e quartas-feiras (hyflex), e um sábado (presencial) por disciplina

Período: Noturno

Horário: Às segundas e quartas-feiras das 19h30 às 22h30 e aos sábados das 9h às 16h30

Carga horária: 390h

Duração: 2 Semestres

35X R$ 1.611,20

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 23/03/2025

Modalidade

Hyflex​

O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas ao vivo presencialmente*, nas unidades ESPM, ou virtualmente, via Zoom. Participe presencialmente para viver experiências imersivas e fazer networking ou participe virtualmente, de onde estiver, para melhor adaptação da sua agenda e localização. Gravações de aula disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta). *Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações Hyflex.

Sobre o curso

Dê clareza para o processo de desenho de experiências, focando nos objetivos de negócio.

O papel estratégico dos profissionais que desenvolvem produtos digitais e serviços é essencial para criar soluções que impactam a vida das pessoas e tragam resultados concretos para os negócios. A Pós-Graduação em Experiência e Jornada do Cliente da ESPM apoia profissionais como designers de serviços, product managers e UX designers a desenvolver maturidade estratégica e preparar-se para cargos de liderança. A Pós-Graduação em Experiência e Jornada do Cliente da ESPM apoia profissionais como designers de serviços, product managers e UX designers a desenvolver maturidade estratégica e preparar-se para cargos de liderança.

 

Este curso aborda temas como gestão e desenvolvimento de projetos pela abordagem em design, promovendo soluções colaborativas, criativas e ágeis; desenvolvimento de novos serviços e produtos com foco em jornadas, usabilidade e escalabilidade; gestão estratégica e compreensão de como empresas centradas na experiência se diferenciam no mercado; acompanhamento de métricas de sucesso ao longo da jornada do cliente; e uma visão crítica sobre o futuro das experiências, com um olhar sustentável.

 

O conteúdo é orientado para o mercado, com profissionais ativos na área e cases aplicáveis.

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Áreas temáticas

O curso de Pós-Graduação em Experiência e Jornada do Cliente está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Voltado para profissionais com mais de três anos de experiência em projetos, produtos digitais e serviços, o curso atende designers de serviços, product managers, UX designers e áreas correlacionadas que trabalham no desenho e acompanhamento de jornadas de clientes, usuários ou funcionários. É ideal para quem deseja repensar e renovar modelos de negócios, focando em experiências e inovação.

O que você vai aprender:

Nivelamento

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao estudante identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

A Inovação pelo Design

Como criar experiências relevantes e sustentáveis com foco nos(as) usuários(as)? Os objetivos da disciplina são:

  • Conhecer os conceitos e o uso da abordagem do design, como mindset e método para o desenvolvimento de projetos;
  • Compreender o desenho de estratégias e experiências de produtos, serviços ou negócios a partir do olhar dos(as) usuários(as).
  • Desenvolver habilidade de pensar e criar a partir da construção de jornadas, entendendo seus usos e relações com outras disciplinas ligadas a experiência.
  • Entender o papel facilitador e de coordenação entre áreas para implementação e desenho de processos.

Como identificar e conhecer novos comportamentos, expectativas e necessidades dos(as) usuários(as)? Os objetivos da disciplina são:

  • Compreender técnicas e ferramentas de pesquisa e levantamento de insights, incluindo o uso de novas tecnologias e ferramentas, para a construção de estratégias de negócios e projetos;
  • Capacidade de analisar comportamentos, tendências e expectativas de usuários(as), e sistematizar esses aprendizados em formatos que apoiem a construção de insights relevantes;
  • Capacidade de analisar jornadas do(a) usuário(a), compreender o uso de jornadas para diferentes contextos;
  • Conhecer métodos e usos de pesquisas e de seus resultados para além da fase de concepção de um projeto.

Como testar o desenho de produtos, serviços e negócios de forma ágil e estratégica? Os objetivos da disciplina são:

  • Explorar métodos de prototipação de baixa, média e alta fidelidade;
  • Explorar métodos de desenvolvimento de projetos por meio de sprints, que facilitam a construção colaborativa, ágil e baseada em protótipos de produtos, serviços e negócios;
  • Compreender ferramentas e técnicas de acompanhamento de resultados, como testes de usabilidade, iteração e desenvolvimento de soluções.

Como desenvolver um processo de desenvolvimento de um projeto por meio do design do início ao fim? Os objetivos da disciplina são:

  • Exercitar um processo de workshop prático de design de serviços;
  • Explorar o uso de metodologias ágeis para o desenho de soluções e experiências;
  • Desenvolver um projeto real do início ao fim.

Estratégias para Experiência

Como criar jornadas de serviços e produtos relevantes para usuários(as) e organizações?  Os objetivos da disciplina são:

  • Compreender conceitos de usabilidade, design de interação, experiência do usuário (UX), os quais determinam o comportamento e as respostas das interações entre usuário e sistemas.
  • Construir a experiência do usuário em um projeto de design digital através da definição de cenários para priorização de requisito e aplicação dos padrões e princípios de design para definição da estrutura de interface e interações.

Como conectar diferentes áreas da organização para a implementação de projetos focados em experiência? Os objetivos da disciplina são:

  • Promover a conexão entre áreas correlacionadas ao desenvolvimento de experiências, como designers de serviços, product managers e UX designers, além de áreas de negócios;
  • Compreender métodos e ferramentas que facilitam o diálogo e a comunicação entre áreas, como blueprints, matrizes de responsabilidades, princípios de serviços e especificações dos pontos de contato, visando quebrar silos e apoiar uma visão integrada da implementação;
  • Desenvolver a capacidade de lidar com divergências de forma construtiva, facilitando a colaboração, comunicação eficaz e gerenciamento de projetos para garantir a execução bem-sucedida de iniciativas;
  • Compreender como monitorar e avaliar a eficácia das implementações e da coordenação entre áreas.

Como aplicar modelos de desenvolvimento eficazes para produtos digitais e serviços, focando na escalabilidade? Os objetivos da disciplina são:

  • Explorar estratégias de mercado e monetização, além de aprender a identificar oportunidades para ampliar ofertas a novos públicos e canais, considerando a importância da análise de mercado e das necessidades dos usuários para escalar produtos e serviços de forma eficaz;
  • Fomentar a inovação e a adaptabilidade em ambientes em constante mudança, preparando os(a) alunos(as) para liderar iniciativas de evolução de produtos com foco em resultados sustentáveis;
  • Discussão sobre estratégias de escalabilidade, como automação, parcerias e expansão de canais de distribuição;
  • Integração da tecnologia e da abordagem do design no processo de evolução de produtos.