Pós-graduação ESPM

Master Agroindústria e a Economia Circular

Em parceria com Textura Wines

AULA INAUGURAL: 25/09/2024

Sobre o curso

O curso tem por objetivo aprofundar conceitos, identificar contextos e desenvolver nos participantes o senso de responsabilidade socioambiental nas práticas da agroindústria por meio do sistema circular. Alinhar visão estratégica com pressões internas e externas pelos múltiplos stakeholders; preparar os profissionais para trabalhar respostas condizentes com as expectativas do mercado globalizado fazem parte da linha mestra desse programa.

 

Ao final, os participantes estarão aptos a:

  • Promover a análise crítica das atividades inseridas na visão de desenvolvimento sustentável com os possíveis impactos (positivos e negativos) ao meio ambiente, à sociedade e aos negócios.
  • Desenvolver capacidades que atendam as diferentes demandas externas e que possibilitem estabelecer mecanismos relacionais baseadas nos critérios de sustentabilidade, governança e transparência pelas premissas do sistema circular.

Master Agroindústria e a Economia Circular

Início das aulas: 25/09/2024

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 21h30

Carga horária: 375h

Duração: 3 Semestres

35X R$ 567,33

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 26/09/2024

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Sobre o curso

Desenvolvimento Sustentável

São muitos os desafios que se apresentam no atual e no futuro cenários para alimentar mais de 7 bilhões de pessoas diariamente. Diante das diversas crises existentes, o Fórum Econômico Mundial destaca três como as mais sensíveis: natureza, perda da biodiversidade e pobreza. Contuto, este organismo aponta como sendo o setor agroalimentar um grande promotor de mudanças significativas para solucionar essas três crises se trabalhadas as premissas da circularidade, naquilo que foi classificado como sistema alimentar circular.

Ou seja, é preciso repensar o atual modelo e passar a adotar os princípios da economia circular: produzir alimentos de forma a proteger e regenerar a natureza; enfrentar o desafio da perda e desperdício de alimentos; adicionar a conversão de materiais que de outra forma seriam desperdiçados.

 

É preciso estar preparado, ter conhecimentos, saber endereçar as inúmeras variáveis, engajar os diferentes intervenientes tais como governos, pequenos e médios empresários, grandes fornecedores, cadeias inteiras desde os produtores (locais ou globais) até os consumidores finais, para que, em conjunto, todos possam reorientar objetivos e reposicionar a agroindústria brasileira na liderança da transição para um sistema circular. Sobretudo, com a definição da Estratégia Nacional de Economia Circular pelo governo brasileiro, que busca promover a migração para o modelo circular até 2040.

Este programa oferece conteúdo específico e totalmente orientado para o pleno desenvolvimento da aplicação das premissas de circularidade nas diferentes esferas do setor, visando a construção e consecução do Desenvolvimento Sustentável.

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 28 de junho de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do trabalho de conclusão do curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

13. Master Agroindustria e a Revolucao Circular
Áreas temáticas

O curso de Master Agroindústria e a Economia Circular está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Por ser uma área de vastas atuações, o conjunto de profissionais da agroindústria é muito diversificado desde atividades relacionadas à transformação de matérias-primas agropecuárias provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura e silvicultura, como também voltados para os mais diversos processos de produção agroindustrial, dentre os quais: planejamento, execução, obtenção, processamento e comercialização de diversas matérias-primas de origem animal ou vegetal. Profissionais que estejam em cooperativas, indústrias, consultorias, ou mesmo ligados às diferentes etapas da cadeia de valor, como operadores logísticos, embalagens, segurança e saúde alimentar, entre outros, são passíveis de participar deste programa de especialização. Ou ainda, agentes intervenientes que precisam dialogar com o setor agroalimentar, tais como legisladores, autarcas ou mesmo profissionais ligados às compras públicas.

 

  • Profissionais de Administração ou de outras áreas que precisam alavancar seus negócios, por meio da otimização de recursos e redução dos impactos de suas atividades.
  • Gestores de processos e produtos com necessidade de rever suas atividades, tais como redesenho de produtos ou redesenho de processos voltados à gestão da cadeia circular.
  • Empreendedores que desejam repensar os posicionamentos perante o mercado, para estarem preparados aos movimentos normativos e relacionais no contexto global e nacional.
  • Designers que querem evoluir suas competências sobre gestão em circularidade para atividades agroindustriais.
  • Pessoas interessadas em aprender e desenvolver suas competências sobre gestão e planejamento pela ótica da economia circular voltadas ao setor.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

É requerido inglês instrumental (leitura) em função da bibliografia disponível no curso.

Perfil do egresso

O estudante egresso do Master Agroindústria e a Economia Circular será um profissional diferenciado a nível global, com bases sólidas para enfrentar os desafios inerentes ao mercado mundial como a escassez dos recursos, a não geração das externalidades negativas, as pressões mundiais de volatilidade dos preços dos recursos, formando assim um profissional completo em sua área de atuação com competências que incluem:

  • redesenhar processos e produtos que respeitem os fluxos naturais;
  • repensar os próprios modelos de negócio com premissas de circularidade para que sejam plenamente circulares e não com ações pontuais;
  • reduzir os impactos socioambientais de suas atividades pela eliminação de desperdício e geração de resíduos, além de promover uma cadeia de alimentos mais segura e saudável;
  • redefinir estratégias de médio e longo prazos a fim de otimizar o uso dos recursos e reduzir a dependência dos mesmos;
  • readequar estruturas, parcerias, logística, segundo as demandas sistêmicas de uma cadeia circular;
  • enquadrar atividades segundo as premissas do sistema circular para bases regenerativas e restaurativas;
  • contribuir para a consecussão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sobretudo ODS 12, metas 12.2, 12.3, 12.4 e 12.5.
logo Textura Wines

Em colaboração com Textura Wines

Textura Wines é uma vinícola familiar criada em 2018 no Dão, nas encostas da Serra da Estrela, e no limite do Parque Natural, maior área ambiental protegida em Portugal, uma região com mais de 100 anos de história. Possui 40 hectares de terra dos quais 28 hectares são vinhedos cultivados em modo orgânico. Com uma enologia pouco interventiva, que reflete o solo e o local de cada uma das nossas vinhas, produzimos vinhos artesanais, com caráter, elegantes e distintos. O respeito pelo local e a sua diversidade (solo, flora, fauna, pessoas e comunidade), a preservação dos recursos (naturais e culturais) e o desenvolvimento local são a base de nossos princípios fundamentais. Empresa moderna e jovem, vem sendo destacada como exemplo de melhores práticas baseadas em economia circular e forte empenho aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (destaque para metas: 8.2, 8.3, 8.9, 11.4, 11.A, 12.2, 12.4, 12.5, 12.8 e 12.b). Premiada pela Revista de Vinhos, com Vinho do Ano em 2022, com Top 30 de Excelência, assim como prêmio da Enóloga Revelação do Ano, ambos em 2023, é apontada como “caso de sucesso único” no setor.

O que você irá aprender

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e participantes, com discussão de casos, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.

 

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.

Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final.   

Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes. 

CONHECIMENTOS ESSENCIAIS DE CIRCULARIDADE NA AGROINDÚSTRIA

Dedicada aos conceitos básicos da formação de qualquer gestor que se dedique à circularidade para a agroindústria. Inicia-se pela contextualização da Economia Circular, no cenário global e brasileiro, verifica-se a convergência com temáticas macroestruturais como mudanças climáticas e políticas públicas, faz-se necessário o enquadramento pelo design como fator-chave para qualquer desenvolvimento na temática circular e os respectivos impactos na cadeia de valor, com ênfase para logística e embalagens, além de trabalhar critérios fundamentais nas disciplinas de marketing e finanças.

Identificar as estratégias dos modelos de gestão que sejam condizentes com os princípios da economia circular, pela otimização do uso de recursos, não geração das externalidades negativas e preservação e aumento do capital natural fazem parte desta disciplina. Para tanto, vamos trabalhar com definição, enquadramento pelos critérios de circularidade e a necessidade de transição do sistema linear para o sistema circular, com destaque para os desafios e as oportunidades para a agroindústria.

Neste módulo, gestores explorarão a interação entre consumo e políticas públicas na economia circular, com foco na agroindústria. Abordaremos tendências globais e estruturas legais que moldam a economia circular. Destacaremos a relevância da colaboração entre setor público e privado para impulsionar a sustentabilidade, inovação e crescimento na agroindústria.

Os inúmeros efeitos das mudanças climáticas têm afetado agricultores e produtores de todo o mundo. É necessário trabalhar estratégias de adaptação e de regeneração para enfrentar os riscos e impactos das mudanças climáticas. Economias de baixo carbono, neutralidade carbônica, uso de culturas adaptáveis são alguns dos elementos a serem enfatizados nesta disciplina como viabilizadores para a manutenção das atividades.

Neste módulo os participantes aprenderão sobre os princípios do design circular para repensar processos e funcionalidades, com o objetivo de reorganizar fluxos de entradas e saídas, como matérias-primas, insumos, energia e emissões. A partir do entendimento da natureza como um modelo perfeito, onde tudo se aproveita, podemos aprender com os comportamentos e processos circulares bioinspirados para trabalhar de modo regenerativo, garantindo uma agricultura poderosa, duradoura e resiliente.

Os principais tópicos de estudo sobre economia circular na agroindústria estão relacionados com a redução de resíduos, a otimização do uso de recursos e a adoção de práticas sustentáveis em toda a cadeia de abastecimento agrícola pelo entendimento “do campo à mesa”. As embalagens sustentáveis são parte integrante deste esforço, pois desempenham um papel crucial na minimização da pegada ambiental das operações e produtos do setor. Ao integrar a circularidade nas suas estratégias de embalagem, o setor agroalimentar pode contribuir para um sistema alimentar e agrícola mais sustentável e resiliente.

Compreender conceitos fundamentais na área de marketing, os quais são imprescindíveis para o desdobramento das demais disciplinas do curso.

Compreender conceitos fundamentais da gestão financeira, os quais são imprescindíveis para o desdobramento das demais disciplinas do curso.

ABORDAGENS ESTRATÉGICAS PARA A CIRCULARIDADE NA AGROINDÚSTRIA

Estruturada para viabilizar a adotação e desenvolvimento de diferentes estratégias necessárias à modelagem circular sistêmica na agroindústria, por meio de diferentes disciplinas que garantirão a correta abordagem das gestão e das operações. Saber liderar e atuar com diferentes públicos, estar preparado de forma responsiva às diferentes demandas mercadológicas, sociais, ambientais e de governança são elementos presentes nas disciplinas de Gestão Multistakeholders e da estratégia ESG para o setor Agroalimentar. Repensar as atividades, os efeitos locais e globais de forma circular, integrada e sistêmica, promover impactos positivos que beneficiam tanto os negócios como a sociedade e o planeta são a ênfase das disciplinas de Bioeconomia e Permacultura. Com tantos impactos, tantos riscos e tantas exigências, é necessário trabalhar a segurança e garantir a saúde dos envolvidos na cadeia de alimentos e da produção, de forma a respeitar as regras mas adicionalmente, contribuir para redução do desperdício e operar segundo as premissas do desenvolvimento sustentável. Por meio da inovação circular será possível desenvolver e aplicar mudanças substanciais no setor que farão toda a diferença, inclusive permitirá a liderança setorial perante o mercado mundial.

Uma das principais dificuldades na implementação da economia circular é o grande desconhecimento do efetivo engajamento de stakeholders. Este, é essencial para as necessárias co-criação, inovação, aprendizagem coletiva, e empoderamento de grupos. Porém, para tanto, é preciso saber superar os desafios da complexidade e diversidade nos grupos envolvidos, nivelamento educacional bem como a mensuração dos impactos sob a perspectiva dos diversos grupos participantes.

No contexto da transformação do modelo linear para o circular, usar dos critérios ESG (ambiental, social e de governança) é de suma relevância no posicionamento estratégico da agroindústria. Nesta disciplina vamos abordar estratégias abrangentes para impulsionar a sustentabilidade no setor por meio de uma abordagem focada em ESG. Conceitos-chave de valor compartilhado, impacto socioambiental, práticas inovadoras de governança, modelagem de negócio, gestão de mudança e blockchain serão aqui trabalhados.

Impossível abordar um programa de circularidade e desenvolvimento sustentável para o longo prazo sem trabalhar a preservação da biodiversidade de todos os ecossistemas. Esta disciplina se propõe a introduzir aspectos da permacultura por meio do planejamento da moradia, seu entorno, produção de alimentos e áreas de proteção. Para isso serão abordados conceitos de leitura da paisagem, manejo integrado da água, arquitetura apropriada, técnicas construtivas de baixo impacto ambiental e relações bioclimáticas.

Em um contexto global de crescente demanda por alimentos, energia e materiais, em contraste com o cenário de escassez de recursos naturais, geração de resíduos e mudanças climáticas, as sociedades enfrentam o dilema do crescimento econômico sustentável. No intuito de viabilizar tal processo, a bioeconomia busca, por meio de suas três visões: i) baseada em recursos biológicos (biomassa), ii) biotecnologia, iii) bioecologia, identificar e propor alternativas que permitam que setores como agroindústria liderem tais ações na busca pelo desenvolvimento sustentável. 

A transição alimentar do consumo de proteína animal para proteína vegetal garantindo a saúde é uma necessidade e um desafio que impacta todo o sistema de produção, consumo, ganhos e sobrevivência de produtores. Fomentar, normatizar e regular as demandas da grande agroindústria e da agricultura familiar é tarefa dos setores público e privado. É preciso adotar a economia circular e  garantir a ausência de novos perigos à saúde e/ou acumulação de perigos já conhecidos.

Por meio da inovação circular é possível materializar conceitos e práticas da economia circular. Inovar processos, usar materiais alternativos, aplicar tecnologias disruptivas (físicas, digitais ou biológicas) que representam novas estratégias para o setor agroindustrial liderar a transição circular. A presente disciplina aportará tecnologias habilitadoras para desenvolver competências formadoras de soluções inovadoras que tenham como base os princípios da circularidade.

Por meio de palestras, oficinas e workshops com profissionais renomados, será possível debater diferentes temáticas de forma prática e aplicada aos tópicos abordados longo das disciplinas, e estudo de caso orientado para consolidação de conhecimento.

Elaboração de um projeto final, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O trabalho terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Trabalho de Conclusão Aplicado.  

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.

Dê o próximo passo na sua carreira

375h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Live EAD

Modalidade do curso

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

"Num total de 375 horas, o Master Agroindústria e a Economia Circular desenvolve todas as competências necessárias para a formação de um profissional completo segundo as premissas da circularidade. É um programa extremamente inovador, disruptivo e ambicioso. Traz como forte diferencial uma grade curricular muntidisciplinar, capaz de provocar um repensar sistêmico para o setor. O corpo docente é altamente diferenciado, são profissionais com grande experiência em suas áreas além de sólida formação pedagógica e acadêmica."

Por que escolher o Live EAD ESPM?

Saiba como podemos ajudar você a investir no desenvolvimento da sua carreira sem colocar em risco a sua segurança e sem comprometer sua saúde financeira, mantendo a excelência de ensino que faz da ESPM referência em todo o país.

Assista quantas vezes precisar

Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para consulta ou revisão do estudante.

Horários personalizados

Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.

Interação com os professores

Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.

Avaliações diretamente com professores

Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.

Aulas ao vivo

Para garantir o ensino com a excelência da ESPM também nos cursos online, desenvolvemos o conceito de Live EAD: somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados com antecedência.

Professores com vivência de mercado

Os professores da ESPM têm experiência acadêmica e também têm familiaridade e vivência no ambiente executivo.

Interessados com graduação no exterior – que não tenham o diploma validado por uma universidade pública nacional – poderão matricular-se nos cursos de pós-graduação EAD, mas o certificado do curso não será considerado como lato sensu no território brasileiro.
Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 698,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 349,00

Válido até o dia: 31/08/2024

1x R$ 698,00

matrícula

1x R$ 17.300,00

1x R$ 698,00

matrícula

11x R$ 1.521,26

+

1x R$ 1.528,52

1x R$ 698,00

matrícula

17x R$ 1.043,50

+

1x R$ 1.062,29

1x R$ 698,00

matrícula

23x R$ 805,02

+

1x R$ 835,93

1x R$ 698,00

matrícula

29x R$ 663,04

+

1x R$ 683,00

1x R$ 698,00

matrícula

35x R$ 567,33

+

1x R$ 624,51

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção

Inscrição

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

Processo seletivo online

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

Matrícula

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023.

Por que escolher a ESPM?

Diferenciais

Conheça toda a Experiência da Pós ESPM:

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.

 

Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

novo site: gov.br/mec

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;

– Histórico original de curso superior;

– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

Quem viu este curso gostou destes também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:

Master Agroindústria e a Economia Circular

Início das aulas: 25/09/2024

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.