Ao longo deste Master, os estudantes serão preparados para:
Em um ambiente de colaboração e troca, professores e estudantes compartilharão conhecimentos e experiências para que todos adquiriam capacidades para aplicarem na área; os módulos têm por objetivo desenvolver o estudante para que ele atue com confiança na vida real.
Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.
A comunicação política tem uma importância fundamental em nosso modo de vida e como construímos a sociedade em que vivemos, ela é vital par a democracia. Não é questão de escolha uma boa comunicação para se manter no poder, ganhar eleições ou para se tornar relevante nas causas que você defende e se importa.
A proposta fundamental desse Master é justamente apresentar e discutir os tópicos mais importantes da comunicação política, partindo pelo pressuposto que os alunos e alunas devem também ter contato com temas relevantes da sociedade contemporânea para que suas estratégias tenham fundamentação e diferenciais. Por causa disso, o curso é intitulado “Comunicação Política e Sociedade”!
O programa é único no Brasil e com a missão de orientar, capacitar todos aqueles interessados nessa área tão rica e prolífera.
Em tempos de redes sociais e tecnologias emergentes, há desafios e oportunidades para todos; há a necessidade de pensar estratégias e novas formas de se comunicar em busca de reais resultados. A conquista e manutenção do poder requer comunicadores capacitados que entendam o atual contexto social e as demandas do público. Por isso, o compromisso desse Master é claro: diferenciar quem atua (ou quer atuar) na área, levar a sério os tópicos propostos.
Importante frisar que o tópico atrai um enorme campo de possibilidades profissionais e de atuação. Ele engloba, por exemplo, trabalhos com governos, instituições públicas, campanhas eleitorais, movimentos da sociedade civil, mandatos legislativos, entre outros. E o melhor: esse mercado carece de gente com bagagem, capacitada e que conhece as peculiaridades e as técnicas da disciplina. Por que não estar nessa seleta lista?
Encontros presenciais, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.
Próxima data: a ser definida
Local: Campus Álvaro Alvim
Participação voluntária, com base na programação do evento que é renovada a cada edição.
At the end of the course, the students will present the course conclusion work (TCC) in person to a panel of professors. The presentation takes place in one of the ESPM units in São Paulo, Rio de Janeiro or Porto Alegre.
O curso de Master em Comunicação Política e Sociedade está classificado na área de Comunicação e Novas Mídias. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
É esperado do egresso do curso Master em Comunicação Política e Sociedade as seguintes qualificações:
As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência na área e que dominam o arcabouço teórico-metodológico dos seus respectivos temas. Eles apresentarão o conteúdo ao vivo por webconferência, trazendo interação com os estudantes, referências bibliográficas, estudos de caso e conceitos pertinentes.
Em uma Aula Inaugural, apresentaremos a estrutura geral do curso, assim como a monitoria acadêmica, os recursos em sala de aula e o modelo do trabalho de conclusão do curso. Nessa aula, as possíveis dúvidas dos alunos serão respondidas. No mais, uma palestra sobre a comunicação política contemporânea será proferida pelo coordenador do curso.
Embora similares em certos aspectos, a comunicação (e o marketing) nos contextos políticos e comerciais se mostram antagônicos e incongruentes em diversos outros. Há técnicas e abordagens completamente diferentes. Por exemplo, exclusivamente na disciplina da comunicação política aplicamos a teoria do Estado Espetáculo (1978), desenvolvida pelo sociólogo francês Roger-Gérard Schwartzenberg. O autor explica que há quatro arquétipos que podem definir um político, sendo eles: herói, homem simples, pai e o líder-charme.
A missão desse módulo é apresentar os fundamentos e principais conceitos do tema, situando o discente para o melhor aproveitamento do programa e da prática. Entre os tópicos ensinados, a disciplina cobrirá:
Quais seriam os desafios que a clássica formulação de esfera pública enfrenta na contemporaneidade? Quais são as distintas formas que a sociedade atualmente tenta convergir sobre um determinado assunto?
Essa disciplina mostrará as visões clássicas de esfera pública (Jürgen Habermas e Hanna Arendt); e discutirá uma nova realidade proporcionada pelas correntes dinâmicas comunicacionais e pela emergência de novos atores, alterando a forma como discutimos, debatemos e negociamos com nossos concidadãos. Entre os pontos abordados, trataremos sobre as novas formas de desinformação em rede e da fragmentação do engajamento sociopolítico.
É inegável a presença e o interesse dos atores políticos, sejam eles candidatos em campanha, movimentos da sociedade civil, instituições públicas ou políticos em mandato, pelas redes sociais e as inúmeras oportunidades de engajamento que eles oferecem. Todavia, quais são os métodos, as ferramentas e abordagens que podem diferenciar uma iniciativa da outra?
Essa disciplina, de forma pragmática e com estudos de caso, apresenta as principais estratégias para a gestão das redes sociais, considerando o objetivo a ser atingido, o posicionamento de acordo com o comportamento do receptor, assim como os contextos das plataformas. Ademais, olharemos para tecnologias de vanguarda e para as abordagens de segmentação, visando a maximização do objetivo determinado e preparando os alunos para os desafios doravante.
Em 2012, com Mitt Romney equilibrando força, Barack Obama partiu para uma análise intensa e eficaz de dados captados. Enquanto Romney trabalhava com o tradicional método de pesquisa, sabendo em termos gerais a opinião de seus eleitores, Obama tinha dados fundamentais certeiros. Esse diferencial foi fundamental na campanha e lhe garantiu a permanência na Casa Branca. Mais de dez anos depois da corrida presidencial estadunidense, Big Data é uma realidade inescapável, inclusive no Brasil; a captação de dados já está no cotidiano das pessoas, mesmo que não se perceba. A disciplina demonstrará a forma lógica e estratégica para a captação e estruturação de dados; e como esse trabalho pode ser utilizado no universo da comunicação política. Em adição, olharemos as ferramentas disponíveis, os principais indicativos e os alunos, ao final do módulo, serão incentivados a pensar uma aplicação prática que beneficie um objetivo político-social específico.
Voto é uma questão material e de imaginários. E ele é diretamente influenciado pelas características e contextos da sociedade em que vivemos. E essa sociedade, à luz da experiência pós-moderna, passa por diversas transformações que precisam ser estudadas por quem busca compreender o comportamento do eleitor. Essa matéria ensinará caminhos para melhor compreensão do comportamento de quem vota, dialogando com o contexto social contemporâneo. Passaremos pelos seguintes tópicos:
O discurso tem um lugar vital na comunicação política. Essa disciplina apresenta aos estudantes os alicerces da análise do discurso e as fases da sua criação, estabelecendo um método para a aplicação prática.
Eleições são alicerces centrais da democracia, e nossa vida é diariamente afetada pela política. É inescapável! Mas o que determina a vitória ou a derrota de um candidato? Quais são os principais conceitos e abordagens do marketing e da comunicação eleitoral? Nessa disciplina, serão apresentadas, por meio de exemplos empíricos, as melhores estratégias e ações para serem aplicadas em uma corrida eleitoral. Também levaremos para a sala de aula, a partir de convidados, experiências e casos de êxitos e fracassos nas campanhas eleitorais.
Os seguintes tópicos serão ensinados:
Cada plataforma exige uma perspectiva específica por parte do emissor. E, embora as redes sociais sejam uma realidade quase onipresente no Brasil, canais como o rádio e a televisão continuam valiosos para qualquer estratégia de comunicação política. O rádio, por exemplo, teve sua primeira transmissão no Brasil com o discurso do presidente Epitácio Pessoa e fez, e ainda faz, parte de grandes eventos da sociedade brasileira. Já a televisão, foi, por exemplo, fundamental para o movimento das Diretas Já! e o processo de redemocratização do País.
O profissional de comunicação no contexto político (e social) não pode deixar de saber as características dessas plataformas e como utilizá-las estrategicamente. Esse módulo contextualizará a televisão, o rádio e a imprensa na perspectiva da comunicação política, explicando as peculiaridades e os desafios de cada um desses universos. Em adição, haverá uma oficina prática para que o cursista aplique os ensinamentos transmitidos, buscando a melhor performance midiática.
A disciplina aborda os principais tópicos concernentes à elaboração e o desenvolvimento técnico e metodológico de pesquisas qualitativas, visando uma melhor performance nas práticas de comunicação e marketing. Serão ensinados conceitos importantes, tipos de pesquisa qualitativa, formatos de sondagem, elaboração do roteiro do questionário, planejamento e tabulação.
Marcas políticas, em boa medida, são construídas por histórias bem contadas, narrativas que emulam desejos, princípios e valores. Todos nós temos uma relação próxima com narrativas desde quando nascemos. Ter uma história bem contada nunca foi tão importante: as pessoas sofrem com a falta de tempo e o mundo está com excesso de informação. Marcas, inclusive as políticas, têm o papel de facilitar escolhas e encantar.
Uma boa história cria intimidade com o público e laços emocionais difíceis de serem quebrados. Ela apela ao coração do público e garante a perenidade da mensagem política.
Essa disciplina ensinará aos discentes técnicas para construir o storytelling político e fortalecer marcas, considerando o contexto transmidiático.
O Brasil tem uma sociedade complexa, repleta de nuances e diferentes realidades. Procurar entendê-la é mister de comunicadores em busca de relevância e perenidade. Nesse módulo, um sociólogo especialista trará os principais quadros sociais e demográficos presentes no Brasil atual e como essas constatações ajudam a determinar a comunicação a ser implantada. Entre outras análises, passaremos pelas seguintes:
Autores como Levitsky e Ziblatt (2018) e Applebaum (2021) argumentam sobre o enfraquecimento da democracia representativa. Há diversas razões para essa conclusão, mas é certo afirmar que nunca, na história da humanidade, houve tanta abundância comunicativa, e os palcos discursivos são hiperbolizados, multidões têm acesso a dados, documentos, discussões. Esse cenário impacta diretamente em nosso cotidiano social e apresenta desafios para a cultura democrática. Há, indiscutivelmente, novas formas de participação e os meios de comunicação conservam seu papel na formação da opinião pública em sociedades democráticas. Essa disciplina discutirá a crise de representação e o papel dos atores sociais e políticos em interação com a mídia.
O objetivo é criar um projeto com aplicação prática e que traga referenciais teóricos transmitidos durante o programa. O projeto será monitorado por um(a) orientador(a), que será um(a) facilitador(a) para o desenvolvimento do projeto. Quando finalizado, o projeto será submetido a uma banca avaliadora.
Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Os alunos brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.
content
Course completion
Course Mode
Here you learn from the best professionals in the market.
Even when participating in the live broadcast, the recordings of each class still remain available in the system for student reference or review.
If you prefer or cannot participate in the live broadcasts, you can still watch recordings of all classes, which are available in the system throughout the course period. This way, you can customize your class schedule according to the needs of your schedule.
During classes, students can interact with the teacher live through the platform, answering questions and actively participating in the class in real time, simply by activating their camera and microphone. Thus, the student ensures the convenience of an online course with the learning quality of a face-to-face course.
All activities and evaluations are applied directly by the teachers of each subject and not by monitors or intermediaries, a recurrent practice in the market.
To ensure teaching with ESPM's excellence also in online courses, we developed the concept of Live EAD: only at ESPM, all digital classes of all courses are held live, with day and time scheduled in advance.
The professors at ESPM have academic experience and also have familiarity and experience in the executive environment.
1x R$ 17.202,00
11x R$ 1.512,64
1x R$ 1.519,89
17x R$ 1.037,59
1x R$ 1.056,25
23x R$ 800,46
1x R$ 831,19
29x R$ 659,29
1x R$ 678,96
35x R$ 564,11
1x R$ 621,19
Início das mensalidades em 08/10/2023
(exceto para o curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico)
*All dates are subject to change
At the full price of the course for students and former students of ESPM undergraduate and graduate programs.
At the full price of the course for students and former students of ESPM extension courses.
Note: For courses starting in March the installment plan will start in May, for courses starting in April the installment plan will start in June and for courses starting in August the installment plan will start in September (due every 8th).
Inscrição on-line e pagamento da taxa.
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*The link to the online selection process will be sent by e-mail after payment of the registration fee.
**We do not reserve a place for approved candidates. Guarantee your place by registering, according to the availability of vacancies for the course.
Research of the Egresso 2021 - Cia de Talentos
Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.
Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer o networking internacional.
Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos alunos podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.
Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.
Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.
Oferecemos um plano de seguro gratuito e garante a sua mensalidade em caso de imprevistos financeiros.
Avaliações e nota final em cada disciplina
A nota final de cada disciplina é obtida através da realização das atividades propostas por seu respectivo professor. Essas atividades serão entregues online, pelo ambiente virtual de aprendizagem, o Canvas.
Para conseguir a aprovação em cada disciplina, o estudante deve, ao final do período, obter uma nota final mínima de 7,0 (sete) e não ultrapassar o limite estabelecido de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas por disciplina. No Live EAD da ESPM, são considerados falta a não publicação das atividades da disciplina.
Projeto de Conclusão Aplicado (PCA) ou Projeto Integrativo Multidisciplinar (PIM)
Ao final do curso, o estudante deve realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou um Projeto de Conclusão Aplicada (PCA), a depender do modelo pedagógico estabelecido por cada curso. Este trabalho será submetido a uma banca examinadora composta pelo coordenador e alguns professores do curso em questão.
Para isso, é necessário o comparecimento do estudante em uma das unidades da ESPM, em São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Para efetivar a matricula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:
*No caso de diplomas internacionais é necessária sua tradução juramentada, consularizado pelo Brasil no país de origem, e revalidação de acordo com a Resolução nº 8 de 04/10/2007 do CNE (Conselho Nacional de Educação), disponível no portal.mec.gov.br.
O curso poderá ser cancelado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início. Neste caso, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.
Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h
Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:
WhatsApp support