Ao longo deste Master, os estudantes serão preparados para:
Em um ambiente de colaboração e troca, professores e estudantes compartilharão conhecimentos e experiências para que todos adquiriam capacidades para aplicarem na área; as disciplinas visam desenvolver o estudante para que atuem com confiança na vida real.
A comunicação política tem uma importância fundamental em nosso modo de vida e como construímos a sociedade que vivemos, ela é vital par a democracia. Não é questão de escolha uma boa comunicação para se manter no poder, ganhar eleições ou para se tornar relevante nas causas que você defende e se importa.
A proposta fundamental desse Master é justamente apresentar e discutir os tópicos mais importantes da comunicação política, partindo pelo pressuposto que os alunos e alunos devem também ter contato com temas relevantes da sociedade contemporânea para que suas estratégicas tenham fundamentação e diferenciais. Por causa disso, o curso é intitulado “Comunicação Política e Sociedade”!
O programa é único no Brasil e com a missão de orientar, capacitar todos aqueles interessados nessa área tão rica e prolífera.
Em tempos de redes sociais e tecnologias emergentes, há desafios e oportunidades para todos; há a necessidade de pensar estratégias e novas formas de se comunicar em busca de reais resultados. A conquista e manutenção do poder requer comunicadores capacitados que entendem o atual contexto social e as demandas do público. Por isso o compromisso desse Master é claro: diferenciar quem atua (ou quer atuar) na área, levar a sério os tópicos propostos.
Importante frisar que o tópico atrai um enorme campo de possibilidades profissionais e de atuação. Ele engloba, por exemplo, trabalhos com governos, instituições públicas, campanhas eleitorais, movimentos da sociedade civil, mandatos legislativos, entre outros. E o melhor: esse mercado carece de gente com bagagem, capacitada e que conhece as peculiaridades e as técnicas da disciplina. Por que não estar nessa seleta lista?
Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.
Próxima data: 28 de junho de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim
Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.
Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.
Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
O curso de Master em Comunicação Política e Sociedade está classificado na área de Comunicação e Novas Mídias. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.
É esperado do egresso do curso Master em Comunicação Política e Sociedade as seguintes qualificações:
As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.
O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.
Em uma aula inaugural, apresentaremos a estrutura geral do curso, assim como a monitoria acadêmica, os recursos em sala de aula e o modelo do trabalho de conclusão do curso. Também, as possíveis dúvidas dos alunos serão respondidas. No mais, uma palestra sobre a comunicação política contemporânea será proferida pelo coordenador do curso.
Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes.
Embora similares em certos aspectos, a comunicação (e o marketing) nos contextos políticos e comerciais se mostram antagônicos e incongruentes em diversos outros. Há técnicas e abordagens completamente diferentes. Por exemplo, exclusivamente na disciplina da comunicação política aplicamos a teoria do Estado Espetáculo (1978), desenvolvida pelo sociólogo francês Roger-Gérard Schwartzenberg. O autor explica que há quatro arquétipos que podem definir um político, sendo eles: herói, homem simples, pai e o líder-charme.
A missão desse módulo é apresentar os fundamentos e principais conceitos do tema, situando o dissente para o melhor aproveitamento do programa e da prática. Entre os tópicos ensinados, a disciplina cobrirá:
Quais seriam os desafios que a clássica formulação de esfera pública enfrenta na contemporaneidade? Quais são as distintas formas que a sociedade atualmente tenta convergir sobre um determinado assunto?
Essa disciplina mostrará as visões clássicas de esfera pública (Jürgen Habermas e Hanna Arendt); e discutirá uma nova realidade proporcionada pelas correntes dinâmicas comunicacionais e pela emergência de novos atores, alterando a forma como discutimos, debatemos e negociamos com nossos concidadãos. Entre os pontos abordados, trataremos sobre as novas formas de, da desinformação em rede e da fragmentação do engajamento sociopolítico.
É inegável a presença e o interesse dos atores políticos, sejam eles candidatos em campanha, movimentos da sociedade civil, instituições públicas ou políticos em mandato, pelas redes sociais e as inúmeras oportunidades de engajamento que eles oferecem. Todavia, quais são os métodos, ferramentas e abordagens que podem diferenciar uma iniciativa da outra?
Essa disciplina, de forma pragmática e com estudos de caso, apresenta as principais estratégias para a gestão das redes sociais, considerando o objetivo a ser atingido, o posicionamento de acordo com o comportamento do receptor, assim como os contextos das plataformas. Ademais, olharemos para tecnologias de vanguarda e para as abordagens de segmentação, visando a maximização do objetivo determinado e preparando os alunos para os desafios doravante.
Em 2012, com Mitt Romney equilibrando força, Barack Obama partiu para uma análise intensa e eficaz de dados captados. Enquanto Romney trabalhava com o tradicional método de pesquisa, sabendo em termos gerais a opinião de seus eleitores, Obama tinha dados fundamentais certeiros. Esse diferencial foi fundamental na campanha e lhe garantiu a permanência na Casa Branca. Mais de dez anos depois da corrida presidencial estadunidense, Big Data é uma realidade inescapável, inclusive no Brasil; a captação de dados já está no cotidiano das pessoas, mesmo que não se perceba. A disciplina demonstrará a forma lógica e estratégica para a captação e estruturação de dados; e como esse trabalho pode ser utilizado no universo da comunicação política. Em adição, olharemos as ferramentas disponíveis, os principais indicativos e os alunos, ao final do módulo, serão incentivados a pensar uma aplicação prática que beneficie um objetivo político-social específico.
Voto é uma questão material e de imaginários. E ele é diretamente influenciado pelas características e contextos da sociedade em que vivemos. E essa sociedade, à luz da experiência pós-moderna, passa por diversas transformações que precisam ser estudadas por quem busca compreender o comportamento do eleitor. Essa matéria ensinará caminhos para melhor compreensão do comportamento de quem vota, dialogando com o contexto social contemporâneo. Passaremos pelos seguintes tópicos:
O discurso tem um lugar vital na comunicação política. Essa disciplina apresenta aos estudantes os alicerces da análise do discurso e as fases da sua criação, estabelecendo um método para a aplicação prática.
Eleições são alicerces centrais da democracia e nossa vida é diariamente afetada pela política. É inescapável! Mas o que determina a vitória ou a derrota de um candidato? Quais são os principais conceitos e abordagens do marketing e da comunicação eleitoral? Nessa disciplina, serão mostradas, através de exemplos empíricos, as melhores estratégias e ações para serem aplicadas em uma corrida eleitoral. Também, levaremos para a sala de aula, a partir de convidados, experiências e casos de êxitos e fracassos nas campanhas eleitorais.
Os seguintes tópicos serão ensinados:
Cada plataforma exige uma perspectiva específica por parte do emissor. E, embora as redes sociais são uma realidade quase onipresente no Brasil, canais como o rádio e a televisão continuam valiosos para qualquer estratégia de comunicação política. O rádio, por exemplo, teve sua primeira transmissão no Brasil com discurso do presidente Epitácio Pessoa, e fez e ainda faz parte de grandes eventos da sociedade brasileira. Já a televisão, foi, por exemplo, fundamental para o movimento das Diretas Já! e o processo de redemocratização do País.
O profissional de comunicação no contexto político (e social) não pode deixar de saber as características dessas plataformas e como utiliza-las estrategicamente. Esse módulo contextualizará a televisão, o rádio e a imprensa na perspectiva da comunicação política, explicando as peculiaridades e os desafios de cada um desses universos. Em adição, haverá uma oficina prática para que o cursista aplique os ensinamentos transmitidos, buscando a melhor performance midiática.
A disciplina aborda os principais tópicos concernentes à elaboração e o desenvolvimento técnico e metodológico de pesquisas qualitativas, visando uma melhor performance nas práticas de comunicação e marketing. Serão ensinados conceitos importantes, tipos de pesquisa qualitativa, formatos de sondagem, elaboração do roteiro do questionário, planejamento e tabulação.
Marcas políticas, em boa medida, são construídas por histórias bem contadas, narrativas que emulam desejos, princípios e valores. Todos nós temos uma relação próxima com narrativas desde quando nascemos. Ter uma história bem contada, nunca foi tão importante: as pessoas sofrem com a falta de tempo e o mundo está com excesso de informação. Marcas, inclusive as políticas, têm o papel de facilitar escolhas e encantar.
Uma boa história cria intimidade com o público e laços emocionais difíceis de serem quebrados. Ela apela ao coração do público e garante a perenidade da mensagem política.
Essa disciplina ensinará os dissentes técnicas para construir o storytelling político e fortalecer marcas, considerando o contexto transmidiatico.
O Brasil tem uma sociedade complexa, repleta de nuances e diferentes realidades. Procurar entendê-la é mister de comunicadores em busca de relevância e perenidade. Nesse módulo um sociólogo especialista trará os principais quadros sociais e demográficos presentes no Brasil atual; e como essas constatações ajudam a determinar a comunicação a ser implantada. Entre outras análises, passaremos pelas seguintes:
Autores como Levitsky e Ziblatt (2018) e Applebaum (2021) argumentam sobre o enfraquecimento da democracia representativa. Há diversas razões para essa conclusão mas é certo afirmar que nunca, na história da humanidade, houve tanta abundância comunicativa, e os palcos discursivos são hiperbolizados, multidões têm acesso a dados, documentos, discussões. Esse cenário impacta diretamente em nosso cotidiano social e apresenta desafios para a cultura democrática. Há, indiscutivelmente, novas formas de participação e os meios de comunicação conservam seu papel na formação da opinião pública em sociedades democráticas. Essa disciplina discutirá a crise de representação e o papel dos atores sociais e políticos em interação com a mídia.
Esse módulo traz as melhores práticas da comunicação de governos e de parlamentares eleitos, partindo pelo princípio que a comunicação bem executada é o alicerce de sustentação de mandatos que desfrutam de avaliações positivas e buscam manter e ampliar o poder.
Além disso, abordaremos como (e quais) medidas e políticas públicas impactam a percepção do cidadão sobre quem o governa.
O objetivo é criar um projeto com aplicação prática e que traga referenciais teóricos transmitidos durante o programa. O projeto será monitorado por um orientador/a, que será um facilitador para o desenvolvimento do projeto.
Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Projeto de Conclusão Aplicado (PCA).
Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.
Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para consulta ou revisão do estudante.
Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.
Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.
Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.
Para garantir o ensino com a excelência da ESPM também nos cursos online, desenvolvemos o conceito de Live EAD: somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados com antecedência.
Os professores da ESPM têm experiência acadêmica e também têm familiaridade e vivência no ambiente executivo.
1x R$ 17.546,04
11x R$ 1.542,89
1x R$ 1.550,32
17x R$ 1.058,34
1x R$ 1.077,41
23x R$ 816,47
1x R$ 847,80
29x R$ 672,47
1x R$ 692,70
35x R$ 575,39
1x R$ 633,69
*Todas as datas estão sujeitas a modificações
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Inscrição on-line e pagamento da taxa.
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Pesquisa do Egresso 2023.
Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.
Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.
Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.
Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.
Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.
Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.
O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.
Estudantes do curso que residam no