Pós-graduação ESPM

Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros

Em parceria com Italian Institute for the Future

AULA INAUGURAL: 22/04/2025

Sobre o curso

O Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros ensina o profissional a desenvolver estratégias sensíveis às mudanças, minimizando crises. O egresso será capaz de identificar sinais antecipados, prever tendências e se relacionar estrategicamente com stakeholders, gerenciando questões corporativas de maneira complexa e criativa. Além disso, poderá desenvolver cenários futuros alternativos, visualizar uma ampla gama de possibilidades e implementar ações voltadas para alcançar os futuros preferidos.

 

Ao final do curso, o aluno terá desenvolvido técnicas para criar cenários de longo prazo, considerando impactos sociais, econômicos, tecnológicos e ambientais, sendo capaz de conceber planos de marketing e storytelling para concretizar visões de futuro. Um egresso do curso terá sensibilidade em relação ao funcionamento de grandes corporações e ambientes de alta complexidade, obtendo a capacidade para consultoria em cenários futuros e liderar o planejamento estratégico da liderança corporativa.

Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros

Início das aulas: 22/04/2025

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 21h30

Carga horária: 420h

Duração: 3 Semestres

35X R$ 652,85

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 28/04/2025

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Sobre o curso

Transformando incertezas em oportunidades estratégicas.

Imagine um ambiente de negócios em que líderes podem prever o que está por vir, antecipar tendências e inventar o futuro antes que ele aconteça. De fato, a UNESCO vê a literacia de futuros como uma das competências do século XXI, ampliando a imaginação, a adaptabilidade e a propensão para inovações frente ao ritmo acelerado de mudanças. Grandes líderes não esperam pelas mudanças; no mundo real e incerto, eles olham adiante, se preparam e moldam o futuro.

 

O Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros é único no Brasil, inspirado nos melhores programas internacionais. Ele capacita líderes a se destacarem em ambientes voláteis. Nossos alunos aprendem a construir cenários, identificar tendências, gerenciar riscos e transformar incertezas com estratégias ágeis e criativas. Este curso de mestrado oferece formação completa em Foresight, com casos reais e uma combinação de conhecimento teórico e prático avançado.

 

Outro ponto forte do programa é o vínculo com a excelência em comunicação e marketing na ESPM, proporcionando a você a habilidade de alinhar o pensamento estratégico sobre o futuro com o desenvolvimento de planos robustos de comunicação corporativa, em direção a um futuro com marcas e empresas.

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais*, durante um sábado, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD:

Próxima data: 04 de outubro de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

*Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo ou Rio de Janeiro.

Master em Foresight Estratégico
Áreas temáticas

O curso de Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

O curso é indicado para profissionais de nível pleno e sênior que desejam se especializar em planejamento estratégico, inteligência de mercado, análise de tendências e construção de cenários. O curso é ideal para quem busca se destacar adquirindo habilidades em criação e mensuração de ações estratégicas voltadas para relacionamento com stakeholders.

 

Além disso, o programa beneficia gestores em publicidade, marketing institucional, gestão de crises, relações institucionais e planejamento, além de empreendedores, consultores e líderes de empresas familiares que buscam posicionamento competitivo e inovação. Empresas, agências de comunicação e consultorias que precisam capacitar suas equipes em foresight e gestão de relacionamentos com diferentes públicos encontrarão neste curso uma excelente oportunidade de desenvolvimento.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

É requerido inglês instrumental (leitura) em função da bibliografia disponível no curso.

Perfil do egresso

O estudante egresso do Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros será capaz de:

  • Preparar-se tanto para as adversidades e gestão de crises potenciais como efetuar planos de ação para superar grandes desafios com construção de soluções criativas e monitoramento contínuo das metas estabelecidas no plano de ação;

  • Identificar sinais e antecipar tendências e megatendências, estabelecendo conexões com as áreas de interesse (sejam elas a sua própria área de atuação, sejam elas a de stakeholders interessados);

  • Analisar problemas corporativos de modo complexo e criativo, estabelecendo estratégias multidimensionais, levando em consideração as implicações sociais, econômicas, políticas, ambientais, tecnológicas, éticas e legais de cada estratégia da empresa;

  • Hierarquizar as mudanças fundamentais potenciais que podem afetar o ambiente de negócios permanentemente, e, assim, criar estratégias de ação com antecedência;

  • Criar um conjunto de cenários de futuros alternativos identificando os drivers e as incertezas que impulsionam e/ou bloqueiam mudanças, combinando, para isso, diferentes técnicas para visualizar uma gama mais ampla de futuros possíveis;

  • Construir um plano estratégico robusto para viabilizar/evitar eventuais cenários (futuros preferíveis/indesejados);

  • Desenvolver e implementar blocos de ações estratégicas de curto, médio e longo prazo necessárias para viabilizar cenários futuros desejáveis, com apoio de um plano de marketing e storytelling;

  • Oferecer consultoria prática sobre construção de cenários, bem como liderar planejamentos estratégicos corporativos em grandes empresas.
Logo Italian Institute For the Future

Em parceria com Italian Institute for the Future

Parceiro do curso Master em Foresight Estratégico e Design de Futuros da ESPM, o Italian Institute for the Future® (IIFF) é um dos principais Think Tanks em divulgação científica com sólida expertise em cases europeus no âmbito de Foresight e Futures Studies.

Os alunos e as alunas desse master recebem como benefício dessa parceria aulas em português ministradas por professores do IIFF® com sólida experiência internacional prática.

Os estudantes estão convidados a apresentar (remota ou presencialmente) seus trabalhos no Instituto, bem como submetê-los à Revista Futures & Foresight (Revista Científica do Instituto Italiano), com visibilidade e impacto internacional.

O que você vai aprender:

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.

   

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.   

Esta disciplina pretende expor e envolver os estudantes na teoria e na prática do pensamento futuro. Embora o foco seja introduzir estudos do futuro, o objetivo é permitir que os estudantes vejam e experimentem uma variedade de diferentes perspectivas e percepções do futuro e suas paisagens futuras plausíveis e examinem criticamente isso por meio do aprendizado pela ação e explorem e questionem criativamente o que, como e por que dos futuros. A intenção do curso é tornar visível para os estudantes as ideias de/sobre o futuro que as pessoas e as sociedades têm e, com sorte, explorar, criar e experimentar alternativas e futuros aspirados usando ferramentas e metodologias básicas de futuros. O curso visa desafiar os estudantes a olhar mais longe, ver além do horizonte, identificar questões e tendências emergentes e imaginar futuros alternativos e preferidos dentro de um contexto de aprendizagem pela ação.

Este curso é destinado a pesquisadores e praticantes de foresight estratégico, gestores e profissionais envolvidos em tomada de decisão e elaboração de planos de longo prazo. Nele, os estudantes irão aprender dez diferentes abordagens teóricas que tentam explicar por que sociedades mudam e, por conseguinte, por que o futuro acontece. No mundo atual, mudanças tecnológicas parecem protagonizar visões de futuro, mas igualmente importantes são os impactos da natureza, dos conflitos e inovações sociais, da economia, política e das diferentes visões acerca do progresso e desenvolvimento. Ao final deste curso, os participantes irão conhecer explicações teóricas sobre mudanças sociais de larga escala, discutir e comparar as diferentes premissas associadas a elas e aplicar diferentes teorias na elaboração e execução de projetos de prospectiva.

Nesta disciplina, exploraremos as principais escolas de Foresight e as teorias que fundamentam suas práticas. Discutiremos a lógica e os métodos de construção de cenários, capacitando os alunos a desenvolverem uma compreensão profunda das diferentes abordagens de Foresight e suas aplicações práticas.

Nesta disciplina, os alunos e alunas aprenderão a realizar pesquisas de tendências, desenvolvendo habilidades para identificar, analisar e interpretar padrões emergentes que impactam o futuro. O objetivo é capacitar os estudantes a elaborarem um relatório completo de tendências, utilizando metodologias rigorosas para coletar e analisar dados, além de apresentar insights relevantes para a tomada de decisões estratégicas.

Nesta disciplina, os estudantes explorarão a teoria do pensamento sistêmico e suas ferramentas práticas para olhar, compreender e resolver questões antecipantes de futuros a partir de exercícios práticos sistêmicos, bem como para propor soluções inovadoras. Como ferramenta de aprendizagem, serão propostos seminários focados em casos reais.

Esta disciplina visa capacitar os alunos a desenvolverem habilidades de pesquisa qualitativa aplicadas ao Foresight, com foco no questionamento crítico e na construção de perguntas eficazes. Exploraremos métodos e técnicas de facilitação que possibilitam uma investigação profunda sobre os futuros possíveis e as incertezas que os cercam.

Esse é um curso preparatório para a construção de cenários. É o momento em que os estudantes vão utilizar métodos de análise ambiental de tendências, DELPHI e entrevistas estratégicas e vão explorar métodos focados em explorar incertezas com complexidade no universo dos Estudos de futuros (Matriz Known-Unknowns e Wild cards).

Neste curso, os estudantes vão explorar as megatendências, isto é, aqueles processos capazes de produzir mudanças em nível global à longo prazo (até mais de uma geração), muitas vezes ligadas a fatores estruturais como demografia, meio ambiente, energia, inovação científica e tecnológica, sociedade e economia. As megatendências possuem uma influência significativa nos cenários futuros em termos de impactos, mesmo em setores que não parecem ser afetados diretamente. Esses impactos constituem oportunidades e ameaças para a sociedade. Qualquer estratégia corporativa, só será efetiva no longo prazo se conseguir lidar com as grandes mudanças geradas pelas diferentes megatrends estruturais. Cada megatendência é resultado da interação, combinação e influência mútua de dois ou mais drivers de mudanças e são movimentos já consolidados e de difícil ruptura.