EXCLUSIVE ACCESS FOR TEACHERS

EXCLUSIVE ACCESS FOR STUDENTS

Paulo Renan

Paulo Renan

Renan é designer e futurista formado em Publicidade e Propaganda. Tem mais de 10 anos de experiência como diretor de arte e designer, atuando em diversas empresas. É sócio fundador da Rito, uma produtora de experiências imersivas que busca inspirar mudanças em pessoas e organizações. Já criou teatros imersivos, jogos analógicos/digitais, instalações artísticas e curtas de ficção científica para clientes como Embraer, Warner, Heineken e Globo. Em 2018, foi indicado ao prêmio de “Metodologia de Futuros mais significativa” pela APF (Associação de Futuristas Profissionais) nos EUA. Trabalhou como líder criativo na Bugaboo, um estúdio de produção de experiências VR/AR. Atualmente, além dos trabalhos com a Rito, é professor de futurologia na ESPM de São Paulo.

My courses at ESPM

Apareci nessas matérias do Blog ESPM

No momento não apareci em nenhuma matéria do blog

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.