Angela Ravazzolo

Angela Ravazzolo

Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração. Tem formação superior em Jornalismo (PUCRS, concluído em 1991) e História (UFRGS, concluído em 1999). Desde março de 2011, atua como professora nos cursos de Jornalismo, Comunicação e Publicidade e Design da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em Porto Alegre, ministrando as disciplinas de História do Jornalismo, Produção e Distribuição de Jornalismo para Mídias Digitais, Projeto de Graduação em Jornalismo I e II, Linguagem Aplicada ao PGD e Métodos e Técnicas de Pesquisa. É integrante do Núcleo de Estudos em Jornalismo (NEJOR/ESPM Porto Alegre) e do Grupo Teorias e Práticas no Jornalismo (cadastrado no CNPq).Também é responsável pelo setor de Coordenação de Pesquisa na ESPM Porto Alegre e integra o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica da ESPM e o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da ESPM. Trabalhou ao longo de 22 anos (1992 – 2014) no jornal Zero Hora, pertencente ao grupo RBS, em Porto Alegre, onde atuou como repórter de Geral e Polícia, editora dos suplementos semanais Vestibular, Vida, Viagem e Zerou. Entre 2000 e 2008, foi editora do Segundo Caderno de Zero Hora. Entre 2009 e dezembro de 2010, ocupou o cargo de coordenadora de produção na editoria Geral. Entre janeiro de 2011 e fevereiro de 2014, exerceu a função de editora de Educação do Grupo RBS, com atuação multimídia em emissoras de rádio e televisão do Grupo RBS

Lattes

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.