Guilherme Costa

Professor Guilherme Costa

Cocoordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (Ceds), docente da ESPM Rio e especialista de estratégia de marcas no Grupo Sal. Jornalista, doutor em Psicologia e mestre em Mudança Social e Participação Política

Jornalista com passagens pela Fiocruz, imprensa escrita e rádio, tem mais de 15 anos de experiência no planejamento, execução e gestão em comunicação e engajamento de projetos socioambientais, saúde pública e direitos sociais. Pesquisador sobre comunicação e políticas ambientais, já conduziu e participou de projetos em parceria com pesquisadores da Universidade de Oxford, da Universidade de Rennes 2 e do Instituto de Estudos Avançados, da USP. Doutor em Psicologia pela Université de Caen Normandie, França, e mestre em Mudança Social e Participação Política, pela EACH-USP. Docente da Escola Superior de Propaganda e Marketing e co-coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/4700156250413556

Faço parte do HUB de ESG

Faço parte do HUB de Canais Digitais

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.