Ciência de Dados para Marketing – Análises Aplicadas

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Programa desenvolvido com o intuito de proporcionar uma compreensão prática de como a ciência de dados pode ser aplicada na área de marketing. O curso abrange desde análises estatísticas para realização de insights, até o uso de inteligência artificial para o desenvolvimento de simuladores, utilizando ferramentas e técnicas para impulsionar estratégias de marketing baseadas em dados

Para quem se destina?

Estudantes universitários ou de pós-graduação nas áreas de marketing, ciência de dados, estatística, ciência da computação, ou campos relacionados, que buscam novos conhecimentos e aprimoramento de habilidades práticas.
  • Profissionais da área de marketing que desejam aperfeiçoar suas habilidades em ciência de dados para tomar decisões mais eficazes.
  • Gestores interessados em analisar dados com o objetivo de compreender melhor o padrão do consumidor e otimizar estratégias de negócios.
  • Profissionais de Business Intelligence que desejam expandir suas habilidades para modelos de inteligência artificial voltadas para o marketing.
  • Empreendedores que desejam compreender como a ciência de dados podem ser aplicados para melhorar as estratégias de marketing e impulsionar o crescimento do negócio.
  • Profissionais na área de tecnologia interessados em aprender como integrar técnicas de ciência de dados e inteligência artificial em soluções voltadas para o marketing.

Programa

O que você vai aprender

A ciência de dados é uma área que tem como objetivo resolver problemas de negócios, e para o contexto de marketing é necessário a compreensão das necessidades da empresa. Neste curso, o professor irá apresentar os princípios fundamentais da ciência de dados, incluindo coleta, processamento e análise de dados relevantes com aplicações na área de marketing. Também irá capacitar os alunos em técnicas de análise exploratória de dados para extrair insights valiosos sobre hábitos do consumidor e tendências de compra e de mercado. E como conclusão do curso, a construção e interpretação de modelos preditivos para avaliação de comportamentos futuros de clientes, que permitirá aprimoramento de campanhas de marketing e automação de processos para tomada de decisão. Ao final deste Programa, os participantes serão capazes de:
  • Realizar a coleta de dados na área de marketing de forma automatizada (ex.: campanhas, engajamento em mídias sociais)
  • Desenvolver habilidades técnicas para realizar uma análise estatística para extração de insights de dados.
  • Explorar modelos preditivos de inteligência artificial com o objetivo de prever os resultados das ações de marketing, permitindo uma adaptação dinâmica das estratégias de marketing.
Aula 1: Coleta de dados (API, DW, BI) – Exercício (Coleta de dados no GA4 – Google Merchandise Store)
  • Explicação sobre a importância da coleta de dados para análise e tomada de decisões
  • Apresentação das principais ferramentas: API, Data Warehouse e Business Intelligence com exercícios, configurando a conta do GA4 para a loja de produtos Google Merchandise
Aula 2: Insights baseados em dados Conceitos (Análise de gráficos, estatística descritiva, correlação) – Exercício (Python para insights)
  • Introdução sobre a importância de insights baseados em dados na tomada de decisão, apresentando ferramentas baseadas em gráficos, estatística e correlação.
  • Aplicação da análise de dados utilizando a ferramenta Python
Aula 3: Modelo baseado em dados de uma campanha – Exercício no Orange
  • Apresentação da ferramenta Orange como uma plataforma visual para construção de modelos estatísticos
  • Desenvolvimento de modelos de regressão utilizando dados de campanha
Aula 4: Data Story Telling e apresentação do modelo
  • Explicação sobre o conceito de Data Store Telling e porque é crucial na análise de dados
  • Demonstração de como criar e organizar os dados em uma narrativa coesa apresentando o modelo construído

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Carol Toledo

Certificado

Invista no seu futuro

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.