Condições especiais para ex-alunos

Formação Avançada em Inovação

Online ao Vivo

Inscrições: Encerradas

Selecione a opção do curso para continuar

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Promover uma visão ampla e atualizada dos principais fundamentos de como inovar no mercado. Ministrado por um professor que é referência no tema, abrange desde aspectos individuais (criatividade), trabalho em equipe (design thinking) até a conexão com o ecossistema de inovação (cultura e processos de inovação) – com destaque sobre como a inteligência artificial impacta todo esse processo.

Para quem se destina?

  • Profissionais que querem se diferenciar e ter uma vida profissional mais criativa e inovadora;
  • Empreendedores e empresários que buscam ideias e técnicas para inovação nos negócios;
  • Diretores, gerentes, analistas e assistentes que desejam entender como incentivar a criatividade de suas equipes;
  • Analistas e gestores de Experiência do Cliente (CX) que buscam criar produtos e serviços criativos que atendam ou superem as expectativas dos seus clientes;
  • Gestores de inovação, coordenadores e analistas que precisam coordenar processos de inovação;
  • Gestores que precisam e fortalecer uma cultura de inovação;
  • Curiosos e pesquisadores que se interessam pelo tema.

Programa

O que você vai aprender

  • Entender as bases e os métodos para desenvolver e fortalecer a criatividade;
  • Conhecer os fundamentos da inovação através de conceitos e exemplos atualizados
  • Exercitar ferramentas de criatividade, incluindo a construção de prompts de inteligência artificial que incentivam a criatividade e a inovação
  • Entender o que é a era do Customer Centricity (Centrado no Cliente) – e seus impactos nos negócios
  • Conhecer as bases e os fundamentos do Design Thinking através de exemplos atualizados
  • Capacitar os participantes como aplicar o conceito no dia a dia nas suas áreas de atuação
  • Conhecer ferramentas, casos e práticas para design centrado no usuário
  • Entender o que é lógica do serviço dominante e como você pode aproveitar esse conceito para se diferenciar e melhorar a experiência do cliente
  • Fornece uma visão ampla e atualizada sobre como promover e gerenciar a inovação em empresas, organizações e na carreira;
  • Conheça ferramentas para disseminação da cultura e estruturar processos de inovação;
  • Conhecer métodos para gestão da inovação
  • O networking entre o grupo é um dos grandes benefícios do programa.
Em cada aula temos um expoente do ecossistema de inovação no Brasil e a turma é formada por empreendedores, analistas e gerentes de empresas de todos os portes e setores, permitindo o ambiente perfeito para troca e aprendizagem entre os participantes.

Modulo 1 – Criatividade e Mentalidade Inovadora

Aula 1 
  • Por que a criatividade e a inovação são as habilidades mais importantes da atualidade
  • As bases da criatividade
  • Conceitos e tipos de inovação
Aula 2
  • Neurociência e o cérebro criativo
  • Bloqueios criativos e técnicas de criatividade
Aula 3
  • Criatividade e Inteligência Artificial – como usar a tecnologia para ser mais criativo
  • Como criar prompts para estimular a criatividade e a inovação no dia-a-dia
Aula 4 
  • Tendências criativas
  • Desafios e oportunidades para viver uma vida criativa

Módulo 2 – Design Thinking Aplicado à Inovação

Aula 1
  • Conceitos de Design Thinking e Design Centrado no Usuário
  • O que é Customer Centricity e como usar isso para gerar diferenciais para minha carreira e meu negócio
  • Casos de empresas que utilizaram ou utilizam as ferramentas do Design Thinking
Aula 2
  • Como utilizar o Design Thinking para a inovação em diferentes segmentos
  • Contextualizar diferentes autores, abordagens e referências para quem quer aprofundar-se no assunto
  • Prática de ferramentas para Imersão como Matriz CSD, Pesquisa Desk e outras, incluindo a inteligência artificial
Aula 3
  • Práticas de ferramentas para as etapas de
  • Definição e Criação
  • Mapa da Empatia,
  • Canvas da Proposta de Valor,
  • Protopersona,
  • Tipos de Brainstorming
Aula 4 
  • Práticas de ferramentas para a etapa de Prototipação e Testes
  • Mapa visual da Solução,
  • Uso de Inteligência Artificial para geração de imagens,
  • Matriz de feedback, entre outros
  • Desafios para implantação da cultura do centrado no usuário

Módulo 3 – Cultura e Processos de Inovação – Conectando com o Ecossistema Inovador

Aula 1
  • Os desafios de implementar uma cultura para a inovação
  • Mentalidade startup: design thinking, modelo de negócios, lean startup, MVP.
  • Funil da inovação e horizontes de inovação
  • Convidado 1 – Consultor inovação referência nacional
Aula 2
  • Definindo um processo de inovação Teses,
  • Direcionamento Estratégico e Métricas de resultado
  • Convidado 2 – Gestor de Inovação de uma empresa nacional
Aula 3
  • Inovação aberta Relacionamento com startups Intraempreendedorismo
  • Convidado 3 – Gestor de Aceleradora ou Corporate Venture de atuação nacional
Aula 4
  • Gestão da inovação e inteligência artificial
  • Como as novas tecnologias impactam os processos e cultura da inovação
  • Convidado 4 – Especialista em Transformação Digital e IA

Quando acontece?

Formação Avançada em Inovação

Oportunidade!  

Na Formação Avançada em Inovação, juntamos este e outros cursos que desenvolvem competências complementares para você ter uma formação ainda mais transformadora.

Ao adquirir a Formação Avançada em Inovação,  você terá 20% de desconto no valor dos cursos individuais!

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos?
Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.