Condições especiais para ex-alunos

Planejamento Estratégico com Metodologias de Inovação e Dados

Online ao Vivo

Inscrições: Encerradas

Selecione a opção do curso para continuar

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

​​​​​​Desenvolver competências de inovação aplicadas ao planejamento estratégico, com utilização de roadmap que associa Design Thinking, Design For Six Sigma e Data-driven decision-making, desdobrando as estratégias em objetivos e resultados-chave (OKR) e com monitoramento de execução utilizando modelo baseado em indicadores de desempenho (KPI).​​

Para quem se destina?

  • ​​​Empreendedores e Gestores de organizações de qualquer segmento de mercado interessados em desenvolver suas competências com uma abordagem de formulação e monitoramento estratégico baseada em inovação e orientada por dados e para resultados efetivos.
  • ​Profissionais que pensam em empreender com novos produtos e serviços no mercado e que desejam planejar suas estratégias com uma abordagem de inovação estruturada e com monitoramento efetivo de resultados.
  • ​Profissionais que desejam conhecer e implantar um monitoramento de execução estratégica baseado em atingimento de objetivos e acessado por meio de métricas estratégicas de desempenho.

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • ​​Apresentar um modelo de planejamento estratégico que incorpora duas metodologias robustas para inovação, Design Thinking e Design For Six Sigma, criando uma abordagem de formulação estratégica disruptiva e com maior aderência às necessidades das organizações no ambiente competitivo atual.
  • ​Empoderar os participantes para intraempreender com essa metodologia de inovação estratégica nas organizações em que atuam e para empreender com outros produtos e serviços inovadores no mercado.
  • ​Apresentar e empoderar os participantes para utilização de um modelo de desdobramento e monitoramento da execução das estratégias orientado à dados e resultados, utilizando a abordagem Data-driven decision-making, com definição de objetivos estratégicos e resultados-chave (OKR), bem como monitoramento da execução estratégica baseado em métricas-chave de desempenho (KPI).​
​​Aula 1
  • ​Planejamento Estratégico: estrutura tradicional de planejamento estratégico, suas potencialidades e fragilidades
  • ​Ferramentas e abordagens aplicadas ao planejamento estratégico tradicional
  • ​Importância da inovação no contexto de mercado atual
  • ​Competência profissionais associadas à inovação estratégica
​Aula 2
  • ​Abordagem “Design Thinking” (DT): conceitos, metodologia e aplicação potencial para a formulação de estratégias no contexto atual de mercado
  • ​Abordagem “Design for Six Sigma” (DFSS): conceitos, metodologia e aplicação potencial para a formulação de estratégias no contexto atual de mercado
  • ​Apresentação de framework estruturado de Planejamento Estratégico baseado em inovação com incorporação das metodologias DT e DFSS.
Aula 3
  • ​Data-driven Decision-making (DDDM)
  • ​OKR e KPI: conceitos, diferenças e aplicações
  • ​Desdobramento das estratégias em OKR (objetivos estratégicos, resultados-chave e iniciativas estratégicas)
  • ​Execução estratégica com uso de métricas e indicadores (KPI)
​Aula 4
  • ​Modelando novos negócios inovadores com Business Model Generation Canvas
  • ​Outras metodologias ágeis aplicáveis ao Planejamento Estratégico
  • ​Planejamento estratégico colaborativo
  • ​Comunicação estratégica: transparência com as partes interessadas

Quando acontece?

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

​​Fernando Berlitz

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos?
Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.