Condições especiais para ex-alunos

Atualização em Trade Marketing: Avanços, Implementação e Impactos

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições: Encerradas

Selecione a opção do curso para continuar

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

O curso proporciona uma visão geral sobre a disciplina de Trade marketing e os estágios de desenvolvimento no Brasil nos diversos segmentos de mercado, principalmente no que se refere aos processos que necessitam ser consolidados nas empresas. Tem empresas que possuem um Trade mais estratégico e outras estão em um estágio mais operacional. Como a área vem ganhando protagonismo, é importante entender a estrutura de gestão de empresas dos setores industrial, serviços, varejo e distribuidores, pois agrega inteligência e valor na implementação das estratégias das marcas nos diversos canais de marketing. É uma disciplina com cerca de 30 anos no país, portanto a maior parte das empresas ainda carece de profissionais com formação mais específica na área.

Para quem se destina?

Dirigido a profissionais das áreas: comercial, trade, merchandising e de marketing; gestores de categoria de produtos, profissionais da indústria de produtos de consumo e de serviços, empresários e profissionais que têm na atividade varejista seus principais clientes, profissionais em transição de carreira que buscam ampliar seu networking, estudantes, professores e demais interessados no tema.

Programa

O que você vai aprender

Atualizar os conceitos de trade marketing e proporcionar o estudo do modelo de implantação da atividade em uma organização, discutindo-se seu papel, suas variáveis, seus instrumentos de gestão e sua interação com os diversos processos das empresas. Debater sobre os diferentes estágios de desenvolvimento de Trade Marketing nos diversos setores de mercado, estabelecendo comparações entre eles.
AMBIENTE DE MERCADO & CULTURA DE TRADE
  • Comportamento do consumidor/shopper – jornada figital
  • Evolução dos canais de marketing e evolução das demandas
  • Fatores críticos de sucesso para evolução do Trade nas empresas
TRADE MARKETING NOS DIVERSOS SEGMENTOS DE MERCADO
  • Desenvolvimento da área de Trade Marketing: processos e atividades
  • Estágios de desenvolvimento do Trade
  • Segmentos de mercado e o Trade: indústria, varejo, distribuidor, serviços, B2B etc.
TRADE SELL IN & CANAIS DE MARKETING
  • Multicanalidade e omnicanalidade
  • Processos do Trade para os canais
  • Planos de negócios com clientes
TRADE SELL OUT (CATEGORIA/MARCA) – EXECUÇÃO
  • Comunicação Integrada de Marketing
  • Mix de Marketing do varejo
  • Calendário promocional: ações promocionais
  • Execução em Trade Marketing
INTELIGÊNCIA DE TRADE
  • Indicadores
  • Controles & ROI COMUNICAÇÃO INSTORE
  • Visual Merchandising
  • Merchandisng
  • Materiais promocionais nos diversos formatos de canais
COMUNICAÇÃO INSTORE
  • Visual Merchandising
  • Merchandisng
  • Materiais promocionais nos diversos formatos de canais
DESAFIOS ATUAIS DO TRADE MARKETING
  • Gestão omnichannel
  • Digitalização dos processos: agilidade e eficácia
  • Adoção de tecnologia em Trade MKT

Quando acontece?

Cursos de trade marketing

Este curso faz parte
do HUB de Trade Marketing

Novas turmas abertas

Junte-se à nova turma deste curso incrível agora mesmo

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Tania Zahar Miné

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos?
Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

Junte-se à nova turma deste curso incrível agora mesmo

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.