Oficina de IA Aplicada: Colocando a Tecnologia a seu Serviço

Online ao Vivo

Inscrições: Encerradas

Selecione a opção do curso para continuar

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

​​​A IA chegou para revolucionar o modo que trabalhamos. Aqueles que aprenderem como usar as ferramentas já disponíveis darão um passo à frente no mercado, com incríveis ganhos de produtividade e aumento imediato de empregabilidade e rendimentos.​​

Para quem se destina?

  • ​​​Profissionais das diversas áreas corporativas: Marketing e Comunicação, RH, Finanças, Operações
  • ​Profissionais liberais
  • ​Educadores
  • ​Editores, copywriters

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • ​​Ensinar conceitos básicos de IA, suas aplicações e limitações
  • ​Discutir questões éticas pelo uso intensivo de IA
  • ​Capacitar os alunos a escrever prompts de IA eficientes e que maximizam as capacidades existentes em Grandes Modelos de Linguagem (LLMs)
  • ​Através de projetos práticos, demonstrar como iniciar imediatamente a utilizar a IA para aumento de produtividade e eficiência.​
​​Aula 1: Introdução à Inteligência Artificial (3horas)
  • História e evolução da IA: A trajetória da IA desde suas origens até sua evolução para o que conhecemos hoje.
  • Definições e conceitos básicos: Os principais conceitos e terminologias usados na IA.
  • Aplicações e usos atuais de IA: Onde e como a IA está sendo aplicada no mundo atual.
  • Limitações no uso da IA: O que a IA não consegue entregar com qualidade (ainda)
  • Exercício Prático: criando seus primeiros modelos de Machine Learning e Deep Learning
​Aula 2: Fundamentos da Criação de Prompts (3 horas)
  • Como funciona a geração de texto automatizada com IA
  • Princípios da criação de prompts: Fundamentos e diretrizes para criar prompts eficazes.
  • Estratégias de redação: Estratégias para melhor controlar a geração de texto.
  • Exercício Prático
  • Chain of Thought e Consistency: Técnicas avançadas para aprimorar a criação de prompts.
  • As boas práticas e erros comuns: Como identificar armadilhas na engenharia de prompts.
  • O Code Interpreter e Plug-Ins: Expandindo e lidando com as limitações do CHATGPT3.5 através do uso de de plug-ins e do Code Interpreter (importação e exportação de arquivos, análise estatística, manipulação de dados, edição de imagens).
  • Projeto 1: Criando um protótipo de um sistema autônomo de avaliação de respostas livres de alunos do Ensino Fundamental
​Aula 3: Aplicações de IA nas diversas áreas corporativas/Questões éticas em IA (3 horas)
  • Marketing e Comunicação
  • Atendimento ao Cliente
  • RH
  • Jurídico
  • Operações
  •  TI/CRM
  • ​Questões éticas em IA: As questões éticas emergentes na utilização de IA.
  • Discussão: Como mitigar os riscos de mau uso da IA
  • Projeto 2: Criando um chatbot de um serviço de Nutricionista Online via Código e DataInterpreter (sem precisar saber programação)
​Aula 4: Projeto Final (3 horas)
  • ​ Criação, implementação e apresentação de prompts de IA para um problema específico, garantindo confiabilidade, consistência e otimização de recursos

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Luis Henrique Fichman

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos?
Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.