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Gestão estratégica da cultura: fatores-chave de sucesso para negócios

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

Sobre o curso

  • ​Compreender o conceito de cultura a partir da Antropologia: valores, significados e rituais
  • Compreender a relação de Cultura e Consumo a partir da abordagem da Antropologia do Consumo
  • Identificar a relevância estratégica da cultura para os negócios
  • Reconhecer a cultura como fator principal de influência e compreensão do comportamento do consumidor
  • Identificar o papel da cultura organizacional como elemento chave para o sucesso ou fracasso das estratégicas corporativas
  • Identificar as diversas categorias de cultura organizacional
  • Entender como conduzir um processo de transformação cultural
  • Relacionar a cultura com a gestão de experiência do cliente e do funcionário
  • Relacionar a cultura com a gestão de branding

Para quem se destina?

Empreendedor, Gestores e líderes, Product Manager, Pessoas da área de vendas e atendimento ao cliente, Designer, Especialistas de UX, CX, Marketing, Planejamento estratégico, Criação, Especialista de Pesquisa, Branding, Planner, Social Media, Social e Consumers Insights.

O que você vai aprender

Simon Sinek já afirmou que “quem não entende de pessoas, não entende de negócios”. E pessoas reunidas em grupos sociais criam cultura e significados. Este curso é um convite para que você comece a trabalhar a cultura a favor da estratégia dos seus negócios. Porque, quer queira, quer não, ela estará lá. Aprender a desvendar os significados que os consumidores e funcionários atribuem a sua marca ou criam a partir dela é diferencial competitivo.

Aula 1 – Cultura: conceitos fundamentais e seus impactos nos negócios
  • O que é cultura: fundamento central da Antropologia
  • Valores, símbolos, significados e rituais: conceitos e aplicações nos negócios
  • Relevância estratégica da cultura para os negócios
Aula 2 – Comportamentos emergentes e insights culturais: a importância do olhar atento e constante para (e do) outro
  • Cultura é sobre o outro: praticando a empatia corporativa e fugindo do etnocentrismo corporativo
  • O macroambiente de marketing e o ambiente sociocultural
  • Tendências de comportamento e seus impactos nos negócios
Aula 3 – Teorias e práticas do consumo: construindo uma perspectiva antropológica sobre o comportamento do consumidor
  • Fatores de influência no comportamento do consumidor
  • Cultura como fator principal de influência
  • Antropologia do consumo: desvendando os significados do consumidor e de seus comportamentos
Aula 4 – Conceito, diagnóstico de cultura organizacional e seus impactos sobre a estratégica corporativa
  • Conceito de cultura organizacional
  • Relação de Cultura e Estratégia Organizacional
  • Identificação e categorização dos diversos tipos de cultura organizacional
Aula 5 – Gestão estratégica da cultura: transformação cultural e modelagem de negócios a partir da cultura
  • Planejamento do processo de transformação cultural: evitando os enxertos culturais
  • Condução do processo de transformação cultural: a importância da comunicação e da liderança
  • Representações, símbolos e práticas como indicadores da transformação cultural
Aula 6 – Cultura no Planejamento e Gestão de CX
  • Novas relações de consumo e expectativas dos clientes
  • CX e seus componentes: a importância da cultura como pilar fundamental dos projetos de CX
  • Cultura customer centric
Aula 7 – Cultura Organizacional, novos arranjos do mundo do trabalho e seus impactos planejamento e gestão de EX
  • Gestão de EX e a centralidade do tema cultura organizacional: as novas dinâmicas do mundo do trabalho
  • Employer Branding (EB): a força da cultura organizacional na atração de talentos
  • Employee Engajament (EJ): a força da cultura organizacional na retenção de talentos
Aula 8 – Aspectos culturais da construção e gestão de marca
  • O que é branding e sua relação com a cultura: ikigai, arquétipos, símbolos e significados
  • Branding: conexão e processo de identificação pessoas (de dentro e de fora) com as marcas
  • Branding: cultura para dentro, por dentro, de fora e para fora
Quando acontece?
Dias da semana: Às segundas e quintas-feiras
Das 19h às 22h

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Bianca Leite Dramali

Certificado

> O certificado será emitido em formato digital em até 15 dias após o término do curso. Para isso, o aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas registradas ao vivo pelo professor.

> Após ser aprovado, o aluno receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

Soluções para empresas

Programas in-company personalizados com a excelência ESPM – The Marketing Powerhouse

Fale conosco e descubra como a Educação Executiva da ESPM pode transformar a sua organização.

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FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

R$1.730,00

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.