Trend Planning: Como Transformar Tendências em Estratégias de Negócios

Presencial

Inscrições até: 31/3/2025

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Matrículas abertas no site até o dia 31/3/2025, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1743379200, ou enquanto houver vagas.*

Para empresas

Este curso pode ser customizado para a sua organização

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

sobre o curso

Descrição do curso

​​​Como projetar tendências significativas que se conectam com o lado humano dos consumidores? E como transformar essas tendências em estratégias criativas de negócios?
​A partir deste olhar, propomos um curso que entregará diferencial e um frescor de novidade, abordando diretamente o lado humano e antropológico das marcas e da comunicação comercial – um tema fundamental numa época de crises de identidade, inteligência artificial e confusão de papéis. Cada vez mais, este tem sido o olhar das grandes marcas, dos dirigentes e empresários que buscam, nas montanhas de dados disponíveis, encontrar aqueles que podem encaminhar as soluções mais disruptivas e sintonizadas com as exigências do momento atual, refletindo as preocupações e pressões que CMO´s de todo o mundo estão enfrentando. ​​

Para quem se destina?

  • ​​Profissionais de Tendências, Marketing e CMI
  • ​Gestores e empresários que buscam entender melhor seu consumidor e transformar seus negócios
  • ​Publicitários e Criativos;
  • ​Profissionais ingressantes no mercado de trabalho
  • ​Estudantes​

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • ​​Apresentar uma forma inovadora de pesquisar e aplicar tendências nas estratégias corporativas, a partir de metodologias desenvolvidas pela agência BALT e com o DNA ESPM;
  • ​Aprender a aplicar pesquisas de tendências e comportamentos emergentes no planejamento de marcas, produtos e comunicação;
  • ​Desenvolver ferramentas para a leitura cultural dos consumidores;
  • ​Identificar tendências e testar sua validade em diferentes mercados;
  • ​A partir dos aprendizados com as pesquisas e estudos de tendência, estudar como se transformaram em negócios inovadores
​MÓDULO 1: O LADO HUMANO DAS TENDÊNCIAS E COMO RECONHECÊ-LAS
​O que existe de humano nas tendências? Neste módulo, o objetivo é mergulhar na antropologia do consumo e introduzir o conceito das Narrativas Humanas – ou seja, os drivers humanos atemporais, que servem de motor de consumo e comportamentos na sociedade. Encontrar tendências é sobre olhar o mundo e a cultura com outras perspectivas. Aqui, vamos exercitar com os alunos alguns métodos alternativos de ler a sociedade para gerar valor de marca, a partir de cases recentes de inovação no Brasil e no mundo. ​Nesta aula você vai aprender:
  • ​Antropologia, Sociologia e Psicologia como lentes do mundo;
  • ​Conceitos sobre tendências e macrotendências, narrativas culturais e comportamentos emergentes;
  • ​Os principais drivers que movem o mundo contemporâneo.
  • ​Técnicas alternativas de consumer insights e leitura do consumidor;
  • ​Como identificar sinais e manifestações na sociedade (filmes, séries, redes sociais, músicas etc.);
  • ​Quais são as marcas que estão inovando como trend setters no Brasil e no mundo.
​MÓDULO 2: TREND PLANNING]
  • ​Neste módulo, o objetivo é mostrar como as tendências e comportamentos emergentes podem ser aplicados no planejamento de marcas, produtos e comunicação. Como sair do tom inspiracional e transformar o futuro em estratégia hoje?
  • ​Nesta aula você vai aprender:
  • ​Conceitos e práticas inovadoras de planejamento de marcas, produtos e comunicação;
  • ​Tendências aplicadas ao marketing;
  • ​Testando Tendências – As narrativas do futuro
  • ​Como construir as marcas do futuro.
​MODULO 3: NEGÓCIOS INOVADORES A PARTIR DA CRIATIVIDADE NA ANÁLISE DOS DADOS
  • ​Por meio de um formato dinâmico de case study, faremos a desconstrução de ações e campanhas de marcas que foram premiadas nos principais festivais de inovação e criatividade – tudo a partir das metodologias proprietárias da BALT e do conteúdo aplicado no curso.
  • ​Nesta aula, você vai aprender:
  • ​O que há de humano nas campanhas premiadas em Cannes Lions e SXSW;
  • ​Como estas marcas aplicaram tendências em suas estratégias de negócios;
  • ​O que podemos levar destes cases para o dia a dia corporativo.

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Lucas L. Fraga

Ana Catarina Holtz

Emmanuel Publio Dias

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão¹

ou R$
a vista no boleto², pix ou no débito

¹ Cobrança regular ou recorrente (sem comprometer o limite de crédito)
² Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

Curitiba

Casa Impact Hub - R. Mateus Leme, 531

Centro Cívico - Curitiba - PR

Educação Executiva

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Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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