Visual Law e Legal Design na Prática

Presencial

Inscrições: Encerradas

Selecione a opção do curso para continuar

Para empresas

Este curso pode ser customizado para a sua organização

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

sobre o curso

Descrição do curso

Formação em Inovação e Tendências do Direito do Futuro

Para quem se destina?

Advogados(as) e outros profissionais de escritórios de advocacia que estejam envolvidos(as) no planejamento e execução de estratégias de vendas e prospecção.

Programa

O que você vai aprender

  • Entender o que é o porquê do Design aplicado ao Direito
  • Expandir seus horizontes de carreiras e propósito
  • Conhecer a Metodologia do Legal Design e suas aplicações práticas
  • Entender o que é o Design Thinking
  • Expandir seus horizontes de soluções de problemas e esteira de projetos
  • Conhecer a algumas das principais ferramentas da Metodologia
  • Entender o que é e como surgiu a linguagem simples.
  • Saber aplicar a linguagem simples ao Direito, conhecendo as suas diretrizes e etapas.
  • Entender a relação entre linguagem simples e experiência do cliente e saber como usá-la de modo a agregar valor às suas entregas.
  • Conhecer os principais cases de aplicação de linguagem simples no mundo jurídico (contratos, contencioso, poder público, entre outros).
  • Aplicar os conhecimentos das aulas anteriores
  • Experimentar a vivência real dos escritórios e departamentos jurídicos diante dos desafios de Visual Law
AULA 1: ALFABETIZAÇÃO DE FUTUROS JURÍDICOS POR MEIO DE LEGAL DESIGN – 3h  
  • 1.1 – Quem sou eu, quem são vocês? (30’) 
– Início de nossa jornada: dinâmica de trocas 
  • Tópicos de troca:
– nome + área de atuação  – por que está aqui?  – o que gostaria de mudar no direito? 
  • 1.2 – O que é Design? (20’) 
– Desbloqueando a cabeça dos operadores do Direito: memórias discursivas + conceitos  
  • 1.3 – Mentalidade de Legal Designer (40’) 
– Novas culturas jurídicas: virtudes criativas e de cosmovisão, mente aberta e colaborativa para resolver problemas Intervalo (10´) 
  • 1.4 – O que é Legal Design e seus valores fundamentais (50’)  
–  Processos, desafios, mecânicas e tipos (subáreas) 
  • 1.5 – Reimaginação radical de futuros jurídicos (10´) 
    AULA 2: DESIGN THINKING E HABILIDADE DE COMBINAR EMPATIA, CRIATIVIDADE E GERAR SOLUÇÕES 
  • 2.1 – Design Thinking como cultura e processo (40´) 
– Os três pilares  – Centralidade no usuário 
  • Duplo diamante 
– Divergência e convergência, iteração e aplicabilidade  – Ferramentas 
  • 2.2 – Workshop – Vamos resolver um problema?  – Mão na massa (2h) 
  AULA 3: LEGAL DESIGN DA INFORMAÇÃO, O NOSSO VISUAL LAW – PARTE 1 
  • 3.1 – Visual Law em essência é Linguagem Simples (50´) 
– Impulso social e técnica de comunicação: história, conceitos e Política Estadual de Linguagem Simples em Direito Visual 
  • Linguagem Simples & Direito 
– Caminhos democráticos para o entendimento da informação jurídica por toda sociedade 
  • Linguagem simples e Experiência do Usuário (UX) 
– Linguagem do falante: baseada no uso e não na norma gramatical 
  • Tom de voz e Persona do Interlocutor 
– Adequação discursiva baseada no contexto e no público 
  • 3.2 – Diretrizes de Linguagem Simples (30’) 
  • 3.3 – Workshop – mão na massa com facilitação da Professora + as 2 convidadas (90´) 
  AULA 4: LEGAL DESIGN DA INFORMAÇÃO, O NOSSO VISUAL LAW – PARTE 2 
  • 4.1 – O mundo é visual – Design gráfico de um advogado para o outro (50´) 
– Princípios de Gestalt  – Semiótica  – Data Storytelling  – Psicodinâmica das cores  – Boas práticas em design gráfico 
  • 4.2 – O que é Visual Law? (30´) 
– Direito Visual, literal  – Pesquisa de Visual Law com Magistratura Estadual e Federal  – Cases 
  • 4.3 – Workshop: diagramação visual do texto produzido no workshop da aula 3 no Canva + pitch de apresentação dos projetos (90´) 
LEGAL DESIGN DA INFORMAÇÃO – ENTENDIMENTO 360° E ENTREGA DA SOLUÇÃO  – Grande desafio de Visual Law através da Metodologia de Design Thinking – Desafio em grupo (180´)  – Apresentação de um desafio de Visual Law  – Criação da esteira de projetos através das fases do duplo diamante do design thinking  – Pitch de apresentação das soluções em grupo

Quando acontece?

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

André Porto Alegre

Professora

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão¹

ou R$
a vista no boleto², pix ou no débito

¹ Cobrança regular ou recorrente (sem comprometer o limite de crédito)
² Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Educação Executiva

Leve um curso para a sua empresa

Cursos In Company com a excelência de ensino ESPM

A ESPM para Empresas oferece programas customizados para os desafios da sua organização. Aprimore habilidades de equipe, impulsione o crescimento e fortaleça a cultura corporativa.

Quero este curso na minha empresa

Preencha o formulário para que a equipe da ESPM para Empresas entre em contato com você.

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me