Pós-graduação ESPM

Pós-graduação em Gestão Empresarial

Porto Alegre

DAY ONE: 12/09/2024

Sobre o curso

Ao final do curso o estudante estará apto a:

 

Consolidar conhecimentos de gestão de negócios com uma visão contemporânea, mercadológica e transformadora. Desenvolver profissionais para atuarem nas áreas de gestão com elevado conhecimento técnico, postura ética e atitudes que gerem resultados relevantes para a organização e seu ambiente.

 

MÓDULO ESTRATÉGICO E CONCEITUAL
Compreender os conceitos de gestão e todo o ambiente de negócios que permeia essa área. Aprendendo a desenvolver habilidades estratégicas e analíticas diante de ferramentas e tendências capazes de potencializar a transformação e alcance dos objetivos e projetos empresariais.

 

MÓDULO DE HABILIDADES EMPRESARIAISDesenvolver habilidades de liderança e gestão de pessoas que promovam a ascensão de carreira de forma saudável e a melhoria contínua de uma cultura organizacional inovadora.

 

MÓDULO DE INTEGRAÇÃO
O Projeto Integrativo Multidisciplinar visa suportar o aprendizado na execução de um plano de negócios voltado para a inovação com métodos apropriados e globalizados.

Pós-graduação em Gestão Empresarial

Início das aulas: 12/09/2024

Dias da semana: Às sextas-feiras e sábados com encontros quinzenais no formato Hyflex

Período: Noturno e diurno

Horário: Às sextas-feiras das 18h50 às 22h50 e sábados das 8h às 17h

Carga horária: 360h

Duração: 2 Semestres

R$ 900,00

1x Matrícula

35X R$ 887,68

GRATUITO

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 12/09/2024

Modalidade

HyFlex​

O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas ao vivo presencialmente* nas unidades ESPM ou virtualmente via Zoom. Participe presencialmente para viver experiências imersivas e fazer networking ou participe virtualmente, de onde estiver, para melhor adaptação da sua agenda e localização. Gravações de aula disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta). *Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Sobre o curso

O importante é manter-se em constante aprendizado e desenvolvimento

Estamos vivendo em um mercado bastante transformador, ou seja, experimentando mudanças frequentes e contínuas, que afetam diretamente as organizações. Diante deste contexto, é cada vez mais desafiador atuar com êxito no mundo dos negócios. Atualmente, mais do que saber sobre tudo, o importante é manter-se em constante aprendizado e desenvolvimento. A Pós-Graduação em Gestão Empresarial é um programa lato sensu, que visa desenvolver profissionais para atuarem em atividades relacionadas a gestão de negócios, seja em organizações já consolidadas, ou criando seu empreendimento. As disciplinas tratam de temas atuais e imprescindíveis para o sucesso no mundo dos negócios.

POA-Pós-Graduação-em-Gestão-de-Negócios-e-Marketing
Áreas temáticas

O curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Empresários, executivos e profissionais de diversas áreas, que estejam interessados em conhecer ou ampliar seus conhecimentos no universo de gestão de negócios, que necessitem de uma especialização nesta área e que procurem atender aos novos desafios emergentes.

O que você irá aprender

Proporcionar a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao estudante identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como valor presente, valor futuro, taxas e prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Esta disciplina apresenta e aprofunda os principais conceitos relacionados à gestão da inovação e sua relação com as abordagens contemporâneas de negócios. Prepara os profissionais para um cenário dinâmico, onde a inovação e a criatividade caracterizam cada vez mais a competitividade das empresas e marcas líderes. Proporciona aos participantes, dentro da perspectiva de novos negócios, a buscar o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes. Apresenta a abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking e Business Model Generation, fazendo com que o profissional não só conheça, mas vivencie estes modelos e se torne um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam e superem as expectativas de seus clientes.

Busca desenvolver um processo organizado para gerir as vendas da organização e auxiliar na elaboração e implementação de estratégias de vendas e negociação vitoriosas. Aborda a Gestão de Vendas dentro e fora do canal, considerando a venda B2B e B2C. Considera também a gestão de vendas para o intermediário, mas com estratégias para o consumidor final. Pretende, também, desenvolver e melhorar a capacidade de gerenciar a equipe de vendas e os clientes já da organização e os pretendidos.

Objetiva melhorar a capacidade dos gestores para conduzir a equipe pelos caminhos da mudança, possibilitando o aprendizado contínuo, a partir das principais teorias sobre mudanças organizacionais e suas principais ferramentas. Visa discutir a importância da compreensão do real significado e impacto da mudança para cada elemento da equipe. A disciplina também busca desenvolver os conceitos e aplicabilidade de uma liderança transformadora, que acompanha e impulsiona o desenvolvimento da equipe no contexto apresentado.

Apresentar os fundamentos e a evolução da marca no processo mercadológico, explorando os conceitos de brand equity, de arquitetura da marca, de construção e manutenção do valor da marca. Avaliar os desafios que uma empresa enfrenta no gerenciamento de produtos e marcas, compreender os principais estágios desse gerenciamento e como eles podem ser mais bem administrados, e compreender como uma empresa pode tomar as melhores decisões de produtos.

Esta disciplina visa discutir as abordagens e técnicas para ajudar a criar, planejar, entregar e gerenciar serviços e experiências relevantes e uma maior percepção de qualidade e excelência ao longo dos diversos pontos de contato com seus usuários e clientes, criando agilidade responsiva, agendas colaborativas e aumento da confiança para manter relacionamento mais duradouros e sustentados. A disciplina investiga e discute novas e mais eficazes práticas para aumentar o net promoting score, elevando as réguas de relacionamento e o share of trust e share of heart dos usuários e clientes. As áreas de customer service e customer success visam promover graus maiores de satisfação, percepções e sentimentos positivos e de qualidade percebida durante as jornadas de interação marca-clientes.

O objetivo desta disciplina é possibilitar ao aluno assimilação e ordenação do conhecimento sobre os processos de negócios, por meio do estudo e construção de cenários futuros, compreendendo a definição das empresas em relação aos diversos ambientes com os quais essa transaciona, dentro de um contexto globalizado. Serão apresentadas teorias, métodos, procedimentos e técnicas, visando uma melhor compreensão e aproveitamento das tendências e macro tendências do ambiente globalizado de negócios.

A disciplina visa permitir o conhecimento das possibilidades que o futuro irá ofertar, os impactos na sociedade, nas pessoas, no ambiente de negócios. Apresentar o que é tendência nas tecnologias para construção de negócios exponenciais como inteligência artificial, machine learning, data science, blockchain, IoT, Edge Computing. Explorar de que forma as principais tendências podem ser utilizadas como insumos e inspiração para um processo de inovação. Explorar análise de dados e programas de inteligência que utilizem novas tecnologias e novas formas de processamento de informações com Visual Analytics e Automated Machine Learning (AutoML).

O objetivo dessa disciplina é apresentar o funcionamento dos mercados e o sistema de preços. A economia comportamental e os desdobramentos sobre as decisões dos consumidores e empresas. Indicadores macroeconômicos e seus impactos sobre a atividade econômica. Apresentação dos principais indicadores de conjuntura econômica no Brasil e sua interpretação da atividade econômica. Análise dos instrumentos de política econômica e dos impactos da política fiscal, monetária e cambial na conjuntura econômica brasileira. Construção de cenários econômicos vindouros para a economia brasileira.

A disciplina proporciona uma compreensão abrangente e prática dos principais conceitos e ferramentas essenciais para a gestão eficaz de custos e orçamento nas empresas. Explora gestão de custos, incluindo análise do comportamento dos custos, sistemas e método de custeio e sua aplicação na tomada de decisão estratégica. Também são aspectos centrais da disciplina, a elaboração e o controle do orçamento empresarial, destacando a importância do planejamento financeiro e da gestão de recursos para alcance de objetivos. Por fim, a análise de investimentos é outro tópico abordado, fornecendo conhecimentos em avaliação de projetos de investimento com base em critérios financeiros e de retorno.

A disciplina explora os principais conceitos relacionados à gestão da cadeia de suprimentos, incluindo a integração de fornecedores, a otimização de processos logísticos e coordenação das atividades de produção e distribuição de bens e serviços. A análise dos fluxos de materiais, informações e financeiros ao longo da cadeia de suprimentos,visando garantir a eficiência operacional também é foco da disciplina. Aspectos como gestão de estoques, previsão de demanda, planejamento de produção e transporte, gestão de armazenagem e distribuição são apresentados explorando tendências e adoção de tecnologias.

Esta disciplina tem como objetivo orientar os alunos para a elaboração de um plano de marketing ou de gestão do negócio que deverá ser desenvolvido para uma organização em atividade, de escolha do aluno, buscando a aplicabilidade mercadológica dentro do contexto apresentado. (Trabalho em grupo).

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

360h

de conteúdo

2 Semestres

Conclusão do curso

HyFlex​

Modalidade do curso

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

“A Pós-Graduação em Gestão Empresarial é um programa lato sensu, que visa desenvolver profissionais para atuarem em atividades relacionadas a gestão de negócios, seja em organizações já consolidadas, ou criando seu empreendimento. As disciplinas tratam de temas atuais e imprescindíveis para o sucesso no mundo dos negócios, como finanças, pessoas, tecnologia e marketing.”
Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 900,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 450,00

Válido até o dia: 12/09/2024

1x R$ 900,00

matrícula

1x R$ 27.069,00

1x R$ 900,00

matrícula

11x R$ 2.380,28

+

1x R$ 2.391,75

1x R$ 900,00

matrícula

17x R$ 1.632,75

+

1x R$ 1.662,08

1x R$ 900,00

matrícula

23x R$ 1.259,60

+

1x R$ 1.307,98

1x R$ 900,00

matrícula

29x R$ 1.037,45

+

1x R$ 1.068,58

1x R$ 900,00

matrícula

35x R$ 887,68

+

1x R$ 977,55

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção

Inscrição

Inscrição on-line.

Agendamento de entrevista

Entraremos em contato para agendar a sua entrevista orientativa com o coordenador do curso.

Entrevista orientativa

A entrevista é uma etapa essencial do processo seletivo. Nesse momento você poderá sanar todas as suas dúvidas com o coordenador do curso.

Matrícula

Matrícula online ou presencial.*

*Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023

Por que escolher a ESPM?

Diferenciais

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.


Dexter

Sua jornada será acompanhada pelo Dexter, Designer de Experiências Transformadoras, responsável por acolher os estudantes durante a jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.

 

Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

novo site: gov.br/mec

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;

– Histórico original de curso superior;

– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Onde o curso acontecerá?

ESPM Porto Alegre

Rua Guilherme Schell, 268 – Santo Antônio, Porto Alegre – RS

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento
De segunda a sexta-feira, das das 8h às 20h

Quem viu este curso gostou destes também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:

Pós-graduação em Gestão Empresarial

Início das aulas: 12/09/2024