Pós-graduação ESPM

Master em Gestão Estratégica de UX Design

Sobre o curso

Com o objetivo de aprimorar a aplicação estratégica do escopo de trabalho de UX Design no desenvolvimento e gestão de produtos digitais, o programa estimula e proporciona a elaboração e aplicação de ferramentas e metodologias em casos e situações reais. Em ambiente colaborativo, com orientação e mentoria, os alunos consolidam seus conhecimentos através da concepção e desenvolvimento estratégico de um planejamento de UX completo ou estudo/ mapeamento de UX Research, realizado em projeto de conclusão de curso, cujo proposito poderá ser amadurecido ao longo do programa.

Master em Gestão Estratégica de UX Design

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 21h30

Carga horária: 495h

Duração: 3 Semestres

Inscrições até: 28/04/2025

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Sobre o curso

Uma abordagem contemporânea e estratégica

O programa apresenta uma abordagem disruptiva, abrangente e estratégica de User Experience Design, repertório teórico, prático e metodológico, preparando profissionais em momento e oportunidade de ascensão a cargos de gestão e liderança em UX Design, UX Research, Design de Produto, Negócios Digitais (startups e scaleups), Gestão de Produtos e Experiência do Cliente, além de Marketing & Comunicação Digital. Os conteúdos e atividades focam o desenvolvimento de habilidades e instrumentalização de conhecimentos fundamentais para o trabalho de UX Design e UX Research – compreensão e mapeamento detalhados do ecossistema do usuário e do negócio, bem como a visão/tratamento LEAN da experiência do usuário/consumidor em plataformas e ambientes digitais. Abordamos a Transformação Ágil e Digital e sua Governança, ferramentas de pesquisa, desenvolvimento e gestão, assim como “data literacy” em apoio às decisões de UX e produto.

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais*, durante um sábado, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD:

Próxima data: 04 de outubro de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

*Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do trabalho de conclusão do curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

4 Master Gestao estrategica UX
Áreas temáticas

O curso de Master em Gestão Estratégica de UX Design está classificado na área de Criatividade e Inovação em Negócios. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

  • Designers de Produto, Profissionais de UX/UI design, UX Writers e UX Researchers
  • Analista seniores, coordenadores e líderes, com potencial para assumir cargos gerenciais.
  • Consultores e autônomos atuantes na área e que desejam se aprimorar para atender startups, empresas de médio e grande porte.
  • Empresas de design e comunicação, agências convencionais de publicidade e comunicação, bem como agências digitais que necessitam de uma capacitação diferencial para sua liderança.
  • Coordenadores e Gerentes de diversos segmentos de negócio.
  • Profissionais que desejam utilizar UX como conhecimento diferencial em suas carreiras.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

Necessário inglês técnico/instrumental.

Perfil do egresso

É esperado do egresso do curso Master em Gestão Estratégica de UX Design as seguintes qualificações:

  • Pesquisar, analisar e mapear a experiência do usuário/consumidor em ambientes e dispositivos com interfaces digitais.
  • Desenvolver estratégias de produto e prototipação digital a partir do mapeamento da experiência do usuário/consumidor, assim como também, adequadas e pertinentes a cada modelo de negócio.
  • Promover boas práticas em usabilidade e experiência do usuário no ambiente organizacional e no desenvolvimento de projetos junto a equipes multidisciplinares,
  • Gerenciar equipes de design e experiência do usuário.
  • Selecionar e aperfeiçoar metodologias e métricas de sucesso em projetos centrados na experiência do usuário/consumidor.

O que você irá aprender

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.   

 

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.   

Proporcionar a compreensão da fundamentação teórica e metodológica do campo de conhecimento e atuação em User Experience (UX), e dos tópicos relevantes em estratégias de UX, fundamentais para o planejamento de plataformas e negócios digitais. Identificar quais são os ecossistemas principais: do usuário e do negócio, e como ambos podem afetar a entrega de valor ao usuário/consumidor. Entender as entregas “enxutas” de UXD (abordagem LEAN), além de tópicos estratégicos para liderar a transformação digital como researchops e designops.

Identificar e conhecer o processo de transformação digital nas empresas e organizações de todos os segmentos e setores, a partir da maturidade da entrega de valor aos clientes e da utilização apropriada da tecnologia SaaS. Proporcionar a compreensão dos fundamentos da transformação ágil e digital (baseado na filosofia LEAN e no mínimo produto viável), bem como tópicos relevantes para o planejamento de ambientes digitais, com foco em metodologias ágeis de gestão e produção.

Conhecer artefatos de projeto e fluxos iterativos incrementais. Proporcionar uma visão estratégica dos fluxos de ideação e prototipação em projetos digitais. Conhecer a filosofia e principais protocolos em Design e Service Thinking para desenvolvimento e gestão de produtos (PM – Product Management). Como LEAN e metodologias afins podem impulsionar a inovação apesar e para além de ambientes e ecossistemas de negócios convencionais.

Conhecer conceitos de Fluxo de Caixa, DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), a visão financeira da operação de marketing e vendas. As aplicações dos conceitos de Payback, Break Even, CAC (Customer Acquision Cost) e LTV (Life Time Value), ROI (Return on Investment). Conceitos e gestão de performance. Estimular o uso da linguagem financeira básica nas atividades de gestão empresarial e relacionamento com investidores.