Pós-graduação ESPM

Master em Gestão Estratégica de UX Design

AULA INAUGURAL: 22/04/2025

Sobre o curso

Liderar equipes multidisciplinares e promover inovação em negócios digitais.

 

O programa forma líderes preparados para aplicar o UX Design de forma estratégica em ambientes digitais. Ao longo do curso, o aluno desenvolverá habilidades práticas por meio de um projeto de UX Research ou um planejamento estratégico de UX, amadurecido ao longo do curso. Com orientação e mentoria, os alunos consolidam seu aprendizado em um projeto real, pronto para aplicação no mercado.

 

O egresso estará apto a gerenciar produtos digitais com foco em experiência do usuário; tomar decisões estratégicas baseadas em dados e pesquisas de UX; implementar metodologias ágeis e práticas Lean em processos criativos; e liderar equipes multidisciplinares e promover inovação em negócios digitais.

Master em Gestão Estratégica de UX Design

Início das aulas: 22/04/2025

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 21h30

Carga horária: 495h

Duração: 3 Semestres

35X R$ 751,20

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 28/04/2025

Para empresas

Este curso pode ser customizado para a sua organização

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Sobre o curso

Lidere a transformação digital com estratégias inovadoras em UX Design.

O Master em Gestão Estratégica de UX Design é voltado para quem deseja liderar projetos e equipes, elevando a experiência do usuário ao centro das decisões estratégicas. Com uma abordagem teórica e prática, o curso capacita profissionais a mapear o ecossistema de usuários e negócios, utilizando metodologias ágeis, ferramentas de UX Research e práticas Lean.

 

Os conteúdos abrangem desde a Transformação Ágil e Digital até governança e “data literacy”, preparando você para tomar decisões baseadas em dados e projetar experiências digitais que conectam marcas e pessoas de forma significativa.

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais*, durante um sábado, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD:

Próxima data: 04 de outubro de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

*Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do trabalho de conclusão do curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo ou Rio de Janeiro.

MASTER GESTÃO ESTRATÉGICA DE UX DESIGN EAD
Áreas temáticas

O curso de Master em Gestão Estratégica de UX Design está classificado na área de Criatividade e Inovação em Negócios. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

O programa foi desenvolvido para profissionais de UX que buscam crescer em suas carreiras e para líderes que desejam incorporar UX como diferencial estratégico. É indicado para designers de produto, UX/UI e UX Writers; UX Researchers que almejam cargos de liderança; analistas seniores, coordenadores e líderes com potencial gerencial; consultores autônomos que atuam em startups ou empresas de médio e grande porte; agências de design e comunicação que desejam ampliar suas competências em UX.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

Necessário conhecimento de inglês técnico/instrumental.

Perfil do egresso

É esperado do egresso do curso Master em Gestão Estratégica de UX Design as seguintes qualificações:

  • Pesquisar, analisar e mapear a experiência do usuário/consumidor em ambientes e dispositivos com interfaces digitais.
  • Desenvolver estratégias de produto e prototipação digital a partir do mapeamento da experiência do usuário/consumidor, assim como também, adequadas e pertinentes a cada modelo de negócio.
  • Promover boas práticas em usabilidade e experiência do usuário no ambiente organizacional e no desenvolvimento de projetos junto a equipes multidisciplinares,
  • Gerenciar equipes de design e experiência do usuário.
  • Selecionar e aperfeiçoar metodologias e métricas de sucesso em projetos centrados na experiência do usuário/consumidor.

O que você irá aprender

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.   

 

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.   

Proporcionar a compreensão da fundamentação teórica e metodológica do campo de conhecimento e atuação em User Experience (UX), e dos tópicos relevantes em estratégias de UX, fundamentais para o planejamento de plataformas e negócios digitais. Identificar quais são os ecossistemas principais: do usuário e do negócio, e como ambos podem afetar a entrega de valor ao usuário/consumidor. Entender as entregas “enxutas” de UXD (abordagem LEAN), além de tópicos estratégicos para liderar a transformação digital como researchops e designops.

Identificar e conhecer o processo de transformação digital nas empresas e organizações de todos os segmentos e setores, a partir da maturidade da entrega de valor aos clientes e da utilização apropriada da tecnologia SaaS. Proporcionar a compreensão dos fundamentos da transformação ágil e digital (baseado na filosofia LEAN e no mínimo produto viável), bem como tópicos relevantes para o planejamento de ambientes digitais, com foco em metodologias ágeis de gestão e produção.

Conhecer artefatos de projeto e fluxos iterativos incrementais. Proporcionar uma visão estratégica dos fluxos de ideação e prototipação em projetos digitais. Conhecer a filosofia e principais protocolos em Design e Service Thinking para desenvolvimento e gestão de produtos (PM – Product Management). Como LEAN e metodologias afins podem impulsionar a inovação apesar e para além de ambientes e ecossistemas de negócios convencionais.

Conhecer conceitos de Fluxo de Caixa, DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), a visão financeira da operação de marketing e vendas. As aplicações dos conceitos de Payback, Break Even, CAC (Customer Acquision Cost) e LTV (Life Time Value), ROI (Return on Investment). Conceitos e gestão de performance. Estimular o uso da linguagem financeira básica nas atividades de gestão empresarial e relacionamento com investidores.

Compreender como os fatores culturais influenciam o comportamento do consumidor/usuário, e como o estudo antropológico auxilia no entendimento das subculturas de consumo. A Etnografia Convencional e Digital (Netnografia), como método para a pesquisa de contextos de uso e mapeamento da experiência e jornada do usuário em ambientes digitais.

Conhecer os conceitos, as técnicas e ferramentas de segmentação de mercado, parâmetros que levam à formação de comunidades com base em crenças e atitudes. Construção de Personas com base em perfil de consumo e convergência de modelos mentais. Aplicação e utilização de Personas em estratégias de negócios digitais.

Compreender como a Arquitetura da Informação torna tangível a estratégia de negócios e de SEO/SEM. Princípios da curadoria de conteúdo e UX writing (técnicas e aplicações). Conceituar e definir o escopo metodológico e prático da Arquitetura da Informação, como parte da atuação e job description dos times de UX e design estratégico. Conhecer e aplicar ferramentas de diagnóstico e mapeamento como Card Sorting e Diagrama de Afinidades. Conhecer as principais metodologias, ferramentas e entregáveis de Arquitetura da Informação: matrizes de escopo e funcionalidades, rotulações e estrutura hierárquica de informação e navegação, bem como “wireframing”.

Apresentar os conceitos estratégicos de jornada em UXD para implementação de CRM e Social CRM, viabilizando o “efeito cauda longa” e a experiência omnichannel do usuário em canais híbridos, convencionais e digitais, fundamental para a maturidade da transformação digital e branding.

Compreender as estratégias de Gamificação e suas diversas possibilidades de implementações em plataformas digitais. Mostrar como a Gamificação pode ser utilizada como ferramenta de Engajamento em conjunto com outras técnicas e métodos de construção da experiência do usuário. Mostrar, de forma reversa e concomitante, qual é o papel de UX em estratégias de Gamificação e Engajamento.

Conhecer as etapas de planejamento dos principais fluxos e demais fluxos alternativos de interação em plataformas digitais. O que são micro momentos, como mapeá-los. O que são pontos de contato (touchpoints), como são projetadas e implementadas ao longo do ciclo de vida do produto. Touchpoints como pontos e apoio na jornada do usuário e na implementação de CRM.

Conhecer o processo de liderança em equipes, o papel do líder como inspirador, facilitador e evangelista em UX e ciclos de inovação. Gestão de Produto X Gestão de Recursos em projetos ágeis (LEAN). Alinhamento da gestão de pessoas à estratégia de negócios. Desenvolver a capacidade de negociação, liderança e motivação para a gestão de demandas conflitantes da equipe e pessoas. Gestão de competências e perfis multidisciplinares. A implementação de indicadores de performance, avaliação de resultados e comunicação de feedbacks.

Princípios e técnicas de prototipação e implementação de estratégias de informação visual e interação. Especificação de telas e fluxos, consolidação da navegação e apresentação da informação. Aplicação de princípios da Gestalt e impactos da atomização do design. Modelos Mentais e Conceituais no Design de Interação. Interfaces de voz, funções e conceito/construção de Design System.

Apresentar os conceitos e princípios universais de Usabilidade como uma medida de qualidade na utilização das interfaces digitais. As normas ISO e as heurísticas de Nielsen, a engenharia de usabilidade, análise heurística e protocolos de usabilidade como think aloud e eyetracking. Apresentar o processo de Quality Assurance (QA) em processos de homologação. Apresentar as metodologias de usabilidade como ferramentas de diagnóstico estratégico para além da validação de interfaces.

UX como estratégia de branding – a marca a partir da experiência. Arquitetura da Informação e consistência de marca. Métricas de audiência e UX. Métricas de Conversão e UX. Design System como tendência e ferramenta de fortalecimento das marcas. Compreender as táticas e técnicas de arquitetura da informação que podem auxiliar e potencializar o marketing digital (SEO e SEM). Analisar as interfaces e estratégias de mídia digital de acordo com parâmetros da experiência do usuário. Entender a experiência do usuário em mídias sociais. Utilizar as estratégias de “Call to Action” dentro da perspectiva de UX. Entender a função do Design System como reforço da marca.

Saber identificar oportunidades e transformá-las em negócios e produtos disruptivos, a partir da criação de empresas ou novos produtos e serviços. Ferramentas e metodologias úteis ao empreendedor, bem como cenário de empreendedorismo no Brasil. Ambiente Regulatório e sistemas de Patentes. Políticas e sistema de apoio ao empreendedorismo. Técnicas de negociação, análise de ambientes regulatórios e valuation.

Apresentar e compreender os conceitos básicos e fundamentais de engenharia de software e testes, como gestão de Configuração e Mudança, Elicitação, Rastreabildade, Versionamento, Prototipação de Requisitos, Criação e Análise de Caso de Uso, Construção de Diagramas. A disciplina permitirá ao aluno a atuação em ambientes de TI, empresas e áreas dedicadas em médias e grandes corporações.

Apresentar as principais tendências em ferramentas e ambientes tecnológicos, com abordagem contemporânea, potencial disruptivo e em integração com ferramentas convencionais. Inteligência Artificial como ferramenta disruptiva e nova onda de automação em processos operacionais, porém críticos para a experiência do usuário. Arquitetura SaaS como base para a jornada Omnichannel e para a Transformação / Governança Digital. Compreender as conexões estratégicas entre Data Science e UX. Entender a utilização da IA generativa em negócios e suas potencialidades.

Mentoria para a elaboração de um planejamento estratégico digital centrado na experiência do usuário, para um negócio, produto ou serviço, através da aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. A mentoria será desenvolvida em etapas nas semanas da disciplina final e, realizada através da facilitação de um professor orientador e, eventualmente, outros professores colaboradores. Ao final os alunos deverão entregar um Relatório Executivo e apresentar o projeto para a banca examinadora como um “Pitch” de 20 minutos.

  • O estudante deve estar aprovado em todas as disciplinas até a apresentação do Projeto de Conclusão Aplicado.
  • A apresentação do Trabalho de Conclusão do curso (TCC) é presencial em uma das unidades da ESPM – São Paulo ou Rio de Janeiro.
  • Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online, com base na comprovação da residência no exterior.
  • Outras situações de exceção serão analisadas individualmente e envolverão o professor orientador do TCC, o coordenador do curso e a direção acadêmica do lato senso EAD.

Dê o próximo passo na sua carreira

495h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Live EAD

Modalidade do curso

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