Pós-graduação ESPM

Master in Business Transformation

São Paulo - ESPM Tech

Sobre o curso

O Master em Business Transformation da ESPM é um curso de pós-graduação inovador, projetado para capacitar profissionais a liderarem a transformação digital, a inovação e o empreendedorismo em suas organizações.

 

Durante o curso, os participantes aprenderão a aplicar conceitos avançados de gestão de negócios e empreendedorismo, focando em soluções personalizadas e centradas no consumidor, que impulsionam o desempenho corporativo. Além disso, o programa desenvolve habilidades para liderar em cenários de crise, utilizando processos de tomada de decisão assertivos, baseados em análises de dados online e off-line.

 

O curso também incentiva uma postura empreendedora e o pensamento crítico, promovendo inovação organizacional e abordagens colaborativas e empreendedorismo, sempre com foco ético e no consumidor.

Master in Business Transformation

Dias da semana: Segunda, Quarta e Sábado

Período: Noturno

Horário: Segunda e quarta-feira (web conferência) das 19h30 às 22h30 e aproximadamente um sábado por mês (presencial) das 9h às 16h30

Carga horária: 360h

Duração: 2 Semestres

Para empresas

Este curso pode ser customizado para a sua organização

Modalidade

Híbrido

Viva o presencial e o online em um mesmo curso. Assista a aulas online ao vivo e participe de experiências imersivas programadas nas unidades ESPM.

Sobre o curso

Um curso com forte ênfase em empreendedorismo:

O mercado e a sociedade estão se transformando em um ritmo cada vez mais acelerado, tornando a adaptação, o empreendedorismo e a inovação corporativa desafios constantes e cruciais para a manutenção da competitividade e relevância no mercado. Diante desse cenário, a incapacidade de se adaptar rapidamente a essas mudanças pode comprometer significativamente o sucesso de uma organização.

 

Com isso em mente, o Master in Business Transformation da ESPM foi criado para capacitar líderes resilientes a se adaptarem rapidamente a novas tecnologias, metodologias e culturas organizacionais em um contexto global, com forte ênfase em empreendedorismo.

 

O curso foca no desenvolvimento de competências dinâmicas, essenciais para a liderança moderna e o empreendedorismo, integrando hard e soft skills, metodologias ágeis e lean, além de estratégias centradas no consumidor. Tudo isso em um ambiente de aprendizado multicultural e de inovação, utilizando uma abordagem híbrida de educação.

Para quem se destina

O curso é destinado a gestores e profissionais em ascensão ou consolidação no mercado de trabalho oriundos de quaisquer cursos de graduação e com, pelo menos, três anos de experiência profissional em multinacionais.

Master em Comportamento e Ciencias do Consumo SP
Áreas temáticas

O curso de Master em Comportamento e Ciências do Consumo está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

O que você vai aprender:

Todas as disciplinas do curso terão uma aula dedicada à participação de um convidado especial, líder de empresa relevante e pertinente ao tema de cada matéria.

MÓD. 1- MARKETING AND CUSTOMER FOCUS

Esse tópico, é dividido em diferentes atividades:

  • Apresentação do Desafio (3h):
    Briefing do desafio do curso realizado pelo executivo convidado ou coordenador do curso com contextualização e solução de dúvidas. Realizado na primeira semana de aulas.
  • Mentoria e Desenvolvimento da Solução do Desafio (15h):
    Após o término das disciplinas EAD, os alunos contam com mentorias individuais e em grupo, em sessões a distância  e presenciais, para o desenvolvimento e alinhamento de aplicação dos conteúdos para a solução do desafio.
  • Apresentação da Solução do Desafio (6h):
    Apresentação presencial da solução do desafio pelos grupos para uma banca composta por acadêmicos e executivos.

Ao final da disciplina, que acontece à distância, o estudante será capaz de:

  • Entender e analisar transformações recentes nas rotinas, atitudes, comportamentos e necessidades do consumidor contemporâneo, baseado na customização e abordagem centrada no consumidor.
  • Entender e criar jornadas do consumidor para propor estratégias em pontos de contato por meio de microssegmentação, criação de personas e planejamento de propostas de valor.
  • Discutir o impacto das novas tecnologias no planejamento estratégico e comportamento de audiências, usuários e consumidores.

Ao final da disciplina, que acontece à distância, o estudante será capaz de:

  • Entender e criar planejamentos de métricas de negócios com KPIs relevantes para empresas de qualquer porte ou setor.
  • Criar e alinhar a operação de coleta de dados necessária de acordo com os objetivos estratégicos.
  • Analisar os dados coletados para o processo de tomada de decisão no ambiente digital para desenvolver personas, estruturar a estratégia de marketing e incrementar o desempenho da empesa.

Ao final da disciplina, que acontece de forma presencial, aos sábados, o estudante será capaz de:

  • Entender o papel das redes, plataformas digitais e mídias sociais para gestão de crises, estratégia de influenciadores digitais e satisfação do consumidor.
  • Criar um planejamento de mídia social para empresas de qualquer porte ou setor ao estruturar a comunicação digital, serviço e engajamento para incrementar o desempenho corporativo.
  • Desenvolver o pensamento crítico e estratégico sobre quais ações, plataformas, ferramentas e KPIs de comunicação digital podem ser melhor utilizadas para analisar cenários e basear o processo de tomada de decisão.

MÓD. 2 - PROJECT MANAGEMENT AND ALIGNMENT

Esse tópico é dividido em diferentes atividades:

  • Apresentação do Desafio (3h):
    Briefing do desafio do curso realizado pelo executivo convidado ou coordenador do curso com contextualização e solução de dúvidas. Realizado na primeira semana de aulas.
  • Mentoria e Desenvolvimento da Solução do Desafio (15h):
    Após o término das disciplinas EAD, os alunos contam com mentorias individuais e em grupo, em sessões a distância  e presenciais, para o desenvolvimento e alinhamento de aplicação dos conteúdos  para a solução do desafio.
  • Apresentação da Solução do Desafio (6h):
    Apresentação presencial da solução do desafio pelos grupos para uma banca composta por acadêmicos e executivos.

Ao final da disciplina, que acontece à distância, o estudante será capaz de:

  • Compreender o papel de projetos na gestão da inovação e transformação de negócios, considerando a inovação enquanto um processo a ser gerenciado.
  • Definir os parâmetros e riscos de projetos que envolvem múltiplos stakeholders em um ambiente de incerteza, utilizando a pesquisa enquanto fonte de coleta de dados.
  • Realizar a gestão de projetos guiados pela inovação com otimização de tempo, orçamento e objetivos, seguindo pressupostos de uma cultura organizacional inovativa e enxuta.

Ao final da disciplina, que acontece à distância, o estudante será capaz de:

  • Analisar estrategicamente tendências de negócios internacionais que transformam supply chains globais, discutindo casos de alto impacto no mercado global.
  • Realizar a gestão da cadeia de abastecimento e logística de acordo com o portfólio organizacional, segmento de consumidores e ambiente de negócios, considerando as incertezas e riscos do dado contexto.
  • Realizar a gestão de estoques e a previsão de demanda de acordo com as características do consumidor e da proposta de valor, utilizando a análise de dados para embasar a tomada de decisão.

Ao final da disciplina, que acontece no formato presencial, aos sábados, o estudante será capaz de:

 

  • Compreender as etapas e influências do processo decisório, considerando a racionalidade limitada do tomador de decisão e a volatilidade do ambiente de negócios.
  • Praticar técnicas para avaliação de propostas e discussão e tomada de decisão em grupo, focando na importância do exercício da liderança em decisões.
  • Aplicar técnicas de tomada de decisão em contextos complexos e seu impacto no cotidiano corporativo, estando consciente da influência dos vieses do tomador de decisão.

MÓD. 3 - ORGANIZATIONAL STRATEGY & INTANGIBLE RESOURCES

Esse tópico é dividido em diferentes atividades:

  • Apresentação do Desafio (3h):
    Briefing do desafio do curso realizado pelo executivo convidado ou coordenador do curso com contextualização e solução de dúvidas. Realizado na primeira semana de aulas.
  • Mentoria e Desenvolvimento da Solução do Desafio (15h):
    Após o término das disciplinas EAD, os alunos contam com mentorias individuais e em grupo, em sessões à distância e presenciais, para o desenvolvimento e alinhamento de aplicação dos conteúdos à solução do desafio.
  • Apresentação da Solução do Desafio (6h):
    Apresentação presencial da solução do desafio pelos grupos para uma banca composta por acadêmicos e executivos.

Ao final da disciplina, que acontece à distância, o estudante será capaz de:

  • Compreender e aplicar modelos estratégicos de design de cadeia de valor que otimizam entrega de soluções para stakeholders, com foco no valor agregado e na diferenciação da solução.
  • Compreender e aplicar modelos contemporâneos de design de cadeia de valor estratégico que consideram o impacto e a relevância das transformações do mercado e da tecnologia na entrega de soluções nas estruturas organizacionais.
  • Desenvolver e monitorar os principais KPIs dos objetivos estratégicos da empresa (OKRs), orientando o planejamento estratégico e criando planos de ação.

Ao final da disciplina, que acontece à distância, o estudante será capaz de:

  • Mapear e articular recursos institucionais, intangíveis, territoriais e recursos relacionais dos sistemas regionais para desenvolver uma estratégia de inovação para transformações empresariais.
  • Compreender o fluxo de transferência de conhecimento explícito, implícito e tácito como um elemento-chave no processo de inovação estratégica.
  • Compreender o papel das redes de inovação na cocriação e na inovação aberta, ativando-as para aprimorar a transformação de negócios.

Ao final da disciplina, que acontece no formato presencial, aos sábados, o estudante será capaz de:

  • Compreender e aplicar posturas e ações para identificar e explorar oportunidades de mercado no contexto do empreendedorismo e intraempreendedorismo.
  • Identificar modelos de negócios tradicionais e emergentes, suas características, virtudes, fraquezas e estratégias de monetização mais relevantes.
  • Elaborar uma proposta de valor que traduza a cultura organizacional e aprimore a experiência do cliente, em relação à marca, ao longo de sua jornada.

MÓD. 4 - MULTICULTURALITY AND SKILLS MANAGEMENT

Esse tópico é dividido em diferentes atividades:

  • Apresentação do Desafio (3h):
    Briefing do desafio do curso realizado pelo executivo convidado ou coordenador do curso com contextualização e solução de dúvidas. Realizado na primeira semana de aulas.
  • Mentoria e Desenvolvimento da Solução do Desafio (15h):
    Após o término das disciplinas EAD, os alunos contam com mentorias individuais e em grupo, em sessões à distância  e presenciais, para o desenvolvimento e alinhamento de aplicação dos conteúdos para a solução do desafio.
  • Apresentação da Solução do Desafio (6h):
    Apresentação presencial da solução do desafio pelos grupos para uma banca composta por acadêmicos e executivos.

Ao final da disciplina, que acontece durante a semana de imersão presencial, o estudante será capaz de:

  • Compreender o papel da cultura organizacional no processo de inovação, mapeando técnicas e stakeholders relevantes para a transformação do negócio.
  • Mapear as especificidades inerentes aos diferentes ambientes culturais, atuando de forma comportamental e tecnicamente adequada para potencializar a transformação do negócio.

Ao final da disciplina, que acontece no formato presencial, aos sábados, o estudante será capaz de:

  • Identificar e aplicar diferentes estratégias de liderança para a construção de equipes que promovam a colaboração corporativa.
  • Definir programas de gestão de talentos baseados na cultura organizacional e na melhoria contínua do engajamento e motivação das equipes.
  • Conhecer diferentes estratégias de negociação e aplicar as suas técnicas para obter o melhor resultado possível de acordo com os objetivos definidos.

Consiste na elaboração supervisionada de proposta de projeto mercadológico viável e factível, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso.

Trata-se de uma recomendação aos moldes de uma proposta de consultoria para uma empresa, amparada em tendência já anunciada que mereça ser investigada, com aspecto mercadológico sobre o qual serão necessárias informações relacionadas ao consumo, manifestação de comportamento que implique em uma situação de consumo ou um serviço a ser oferecido.

O trabalho terá monitoramento de um orientador que funcionará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

A disciplina consiste na elaboração supervisionada de projeto de investigação e recomendação mercadológica viável e factível.

A partir dos conteúdos desenvolvidos no curso, sugere-se a realização de um projeto de investigação cujo resultado final seja uma recomendação aos moldes de uma consultoria, amparada em pesquisa qualitativa e/ou quantitativa e em procedimentos de análise estudados durante o curso.

Os alunos deverão utilizar os conhecimentos adquiridos no Master para criar propostas especializadas em comportamento e tendências comportamentais e culturais, relacionando aspectos mercadológicos e o público consumidor.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

360h

de conteúdo

2 Semestres

Conclusão do curso

Híbrido

Modalidade do curso

Sábado nos dias*

30/11/2024, 07/12/2024, 14/12/2024, 15/02/2025, 22/02/2025, 15/03/2025, 26/04/2025, 17/05/2025, 14/06/2025, 19/07/2025, 02/08/2025, 09/08/2025, 30/08/2025, 27/09/2025,
18/10/2025

*datas sujeitas a alteração

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

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“Atualmente, o maior desafio de qualquer líder é entender a nova dinâmica dos negócios em um mercado em transformação constante. A incapacidade de tal adaptação faz com que a competitividade e a relevância no mercado sejam comprometidas.
A chamada transformação dos negócios demanda o desenvolvimento rápido de um novo mindset, de novas estratégias, mais adaptadas à dinâmica digital, e de novas e diversificadas competências em toda a organização, impondo novos desafios à liderança!
Neste curso, abordaremos, de maneira prática e inovadora, o desenvolvimento das competências de liderança necessárias para atuar nesta nova realidade global e multicultural.”
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