AULA ABERTA
Na Minha Mão é Mais Barato: Mediação de Acesso e Streaming no Brasil
Master em Negócios e Produção Audiovisual
Online
Vivencie a ESPM
A experiência de assistir a conteúdos audiovisuais por streaming trouxe aos espectadores brasileiros novos mediadores de acesso, diferentes dos presentes na vivência do cinema, da TV linear, do vídeo sob demanda ou mesmo da pirataria. A partir dos aparelhos, das relações entre espectadores ou das (re)configurações do mercado, diante das novas batalhas da Guerra dos Streamings no Brasil, iremos refletir sobre esses sistemas de mediação, seus usos estratégicos e os impactos locais.
- 26.MAR 2025
- Às 19h30
- Online, via ZOOM
- Gratuito
Palestrante:
Pedro Curi
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, onde desenvolveu a pesquisa “À margem da convergência: hábitos de consumo de fãs brasileiros de séries de TV estadunidenses”. Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2010). Tem experiência profissional em jornalismo e produção audiovisual, com passagem pelos canais de televisão Globo News e Futura.
Pesquisa temas relacionados a cultura dos fãs, cultura participativa, produção voltada para a internet, audiovisual, práticas de produção e ensino de audiovisual, cultura jovem e convergência midiática. Integra os grupos de pesquisa “Modos de Ver – Estudos das salas de cinema, exibição e audiências cinematográficas” e “Economia Criativa, desenvolvimento e território”, inscritos no CNPq. Atualmente é professor na ESPM Rio, onde coordena os cursos de graduação de Cinema e Audiovisual e Jornalismo.
Coordenadora do curso:
Melba Porter
Doutora em Comunicação pela PUC Rio, Mestre em Sistemas de Gestão com ênfase em Organizações e Estratégia pela Universidade Federal Fluminense, Pós-Graduada em Marketing pela ESPM Rio, com especialização em Serviços. Professora dos cursos de pós-graduação e graduação da ESPM Rio. Experiência acadêmica nos cursos de Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Cinema, Design, Varejo e Gestão. Experiência em inovação pedagógica e em metodologias de aprendizagem ativas. Consultora especializada em Marketing e Relacionamento com Clientes, tendo atuado em projetos para empresas como Petrobras, Prudential do Brasil, Brasilcap, entre outras. Pesquisadora e membro do grupo de pesquisas Narrativas da Vida Moderna na Cultura Midiática do PPGCOM da PUC Rio.