Bárbara Libório

Bárbara Libório

Jornalista

 

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Mestre em Mídias Criativas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

É Jornalista especializada em investigações com uso de dados e tecnologia, com anos de experiência em veículos de mídia tradicionais e independentes. Foi editora do Aos Fatos, da Época e do Canal Meio. Como repórter, passou por IstoÉ, iG e Folha de S.Paulo. Foi reconhecida com prêmios internacionais, como o Gabriel García Márquez, e nacionais, como o Cláudio Weber Abramo, é também fellow do Edward Murrow Program. Como Professora, Lecionou na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

 

Atualmente, ocupa o cargo de Codiretora no Instituto AzMina, onde lidera projetos voltados para a promoção dos direitos das mulheres. Sua trajetória inclui a criação de ferramentas inovadoras, como o Elas, no Congresso e MonitorA, e o desenvolvimento de produtos para combater a desinformação, como o Radar Aos Fatos. Coordena o MBA em Jornalismo de Dados no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), faz parte do corpo docente do MBA em Marketing Político e Campanhas Eleitorais EAD da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Lattes

http://lattes.cnpq.br/2768966090932076

Linkedin

https://www.linkedin.com/in/barbaraliborio/

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.