16/10 - Fórum ESPM de Educação
Home Eventos

16/10 – Fórum ESPM de Educação

Internacionalizar: onde, quando e em que nível?

A internacionalização é oportuna e meritória. Ainda somos uma sociedade de capiaus. Mas como fazê-lo? Uma alternativa são os programas de intercâmbio, paralelos ao ensino médio. Outra, mais radical, é cursar a graduação fora do Brasil. Ou então, apenas um ano-sanduíche. Mestrados e doutorados podem combinar uma formação profissional cobiçada pelo mercado com a experiência vivencial. Cada alternativa tem vantagens e desvantagens, custos maiores ou menores. Neste bate-papo, exploraremos os pros e os contras de cada uma.

VALOR DO EVENTO

Gratuito

DATA DE INÍCIO

16/10/2019 | 19h às 21h

PALESTRANTES

Rodrigo Cintra

Pós-doutoramento em Competitividade Territorial e Indústrias Criativas, pelo Dinâmia – Centro de Estudos da Mudança Socioeconómica, do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE, Lisboa, Portugal). Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2007); Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2001); e Graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Diretor Acadêmico da graduação da ESPM-SP e Head of International Offce.

Claudio de Moura Castro

Formado em Economia pela UFMG. Mestrado pela Universidade de Yale. Inicio do programa de doutoramento na Universidade da Califórnia em Berkeley, terminando na Universidade de Vanderbilt (em Economia). Ensinou nos programas de mestrado da PUC/Rio, Fundação Getúlio Vargas, Universidade de Chicago, Universidade de Brasília, Universidade de Genebra e Universidade da Borgonha em Dijon.
Trabalhou no IPEA/INPES e foi Coordenador Técnico do Programa ECIEL, passando em seguida a Diretor Geral da CAPES. Foi também Secretario Executivo do CNRH / IPEA.

No exterior, foi Chefe da Divisão de Políticas de Formação da OIT (Genebra), Economista Senior de Recursos Humanos do Banco Mundial, passando para o BID como Chefe da Divisão de Programas Sociais. Ao aposentar-se do BID em fins do ano 2001, assumiu a posição de Presidente do Conselho Consultivo da Faculdade Pitágoras, permanecendo até a metade do ano 2009.  Atualmente é Assessor Especial da Presidência do Grupo Positivo. Diretor Pedagógico da EduQualis – Janeiro de 2015 até a presente data.

Autor de mais de trinta e cinco livros e mais de trezentos artigos científicos, é articulista da revista Veja.

ESPM Álvaro Alvim

Rua Dr. Álvaro Alvim 123
Sao Paulo – SP
04018-010
Translate