ESPM 50 RIO 500

Tradição de Maravilhosa para Maravilhosa

PRESENCIAL - Rio de Janeiro

ESPM 50
RIO 500

Uma celebração do futuro

Inspirados por um proposta que, há 60 anos, projetou o Rio do Futuro, vamos celebrar os 50 anos da ESPM-RIO com uma programação repleta de atividades incríveis que conectam o passado, o presente e o futuro da nossa escola e da cidade do Rio de Janeiro

Painéis

Programação

7.OUT

Painel Abertura

A Direção da ESPM discute o campus Villa-Aymoré, seu valor histórico e arquitetônico, articulando patrimônio, tradição, inovação e visão de futuro.

Tatsuo Iwata

Tatsuo Iwata

Vice-Presidente Acadêmico da ESPM

Laura Di Blasi

Laura Di Blasi

Presidente do IRPH

Danielle Barros

Danielle Barros

Secretária de Estado de Cultura e Economia

Criativa do Rio de Janeiro

woocommerce-placeholder

Gustavo Felizzola

Ex-Proprietário do espaço Villa Aymoré

8.OUT

Painel "Futuro Econômico"

Debate com lideranças de empresas atuantes no Rio de Janeiro sobre o futuro econômico da cidade:

Camila Martins

Camila Martins

Head de Marketing no Grupo Cataratas 
Guilherme Mercês

Guilherme Mercês

Economista e Mestre em Economia pela UERJ

João Luiz de Figueiredo e Silva

João Luiz Figueiredo

Coordenador do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM-RIO
Marcel Grillo Balassiano

Marcel Grillo Balassiano

Subsecretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Rio de Janeiro (SMDUE/SUBDEI)

João Branco

João Branco

Moderador

Painel "Futuro do Marketing"

Debate com lideranças de empresas sobre temas emergentes do marketing, tais como ESG e outros:

Marcos Bedendo

Marcos Bedendo

Professor da ESPM e Coautor do livro “Marketing H2H”

Anna Karolina Clark

Anna Karolina Clark

IT Business Relationship Management da L’Oréal

Isabel C M G

Isabel Salvador

Diretora de Marketing Estratégico da Coca-Cola  

Guilherme Bennett

Guilherme Bennett

Coordenador de Relações com Investidores da Globo

Karien Karam

Karien Karam

Moderadora

9.OUT

Painel "Futuro da Criatividade"

Debate com lideranças de empresas consideradas referência em criatividade sobre as novas dinâmicas produtivas e criativas:

Bruno Pinaud

Bruno Pinaud

Presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro

Billy Nascimento

Billy Nascimento

Coordenador do curso de Master em Neurociência do Consumidor da ESPM

Antonio Fadiga

Antonio Fadiga

Sócio-Presidente na Artplan

Marcello Bastos

Marcello Bastos

Cofundador da FARM

Beltrão

Beltrão

Moderador

Painel "Futuro da Educação"

Debate com personalidades da Educação que apresentarão as perspectivas educacionais para o futuro:

 

Rosely Saião

Rosely Sayão

Psicóloga e especialista em Comportamento Educacional

Carol Pavanelli

Carol Pavanelli

Head Pedagógica e Sócia da Edutech Árvore

João Alegria

João Alegria

Secretário Geral da Fundação Roberto Marinho

Tatsuo Iwata

Tatsuo Iwata

Vice-Presidente Acadêmico da ESPM

Lucia Santa-Cruz

Lucia Santa-Cruz

Moderadora

De 7 a 11.OUT | Exposição - História da ESPM

 

Celebra os 50 anos da Escola, destacando marcos e a evolução da Instituição ao longo das décadas. Oferece uma imersão interativa nas conquistas acadêmicas e transformações que moldaram a ESPM como referência em educação e inovação.

 

Não será necessário fazer inscrição.

De 8 a 10.OUT | Cinema ao Ar Livre

Das 18h30 às 21h 

Os participantes poderão desfrutar de uma experiência cinematográfica, com boa companhia, celebrando meio século de história da Escola em um ambiente descontraído e festivo.


Local:
Ladeira da Glória, 26 – Glória – Rio de Janeiro/RJ.

Público: Todos os públicos.


Este evento não exige inscrição.

10.OUT | Oficina de Futuros

Imagine-se 40 anos à frente, em uma cidade transformada e cercado de profissões que ainda nem existem. Alunos do ensino médio terão a chance de visualizar o futuro e projetar como será o seu dia a dia – e o de todo o Rio de Janeiro.

11.OUT | ENCONTRO ALUMNI

Uma grande oportunidade para rever antigos colegas e professores, realizar networking e visitar uma exposição sobre a história da nossa escola, celebrando tudo o que conquistamos até aqui.

11.OUT | SARAU

Não será necessário fazer inscrição.

Palestrantes

Quem faz acontecer!

Camila Martins

Camila Martins

Camila Martins possui Pós-Graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e é formada em Marketing pela ESPM. Atua como Head de Marketing no Grupo Cataratas, a maior empresa de gestão de atrativos turísticos do Brasil, responsável pela gestão das Cataratas do Iguaçu, Fernando de Noronha, Cristo Redentor e AquaRio, entre outros.

João Alegria

João Alegria

Doutor em Educação Brasileira, Graduado em História, Professor licenciado do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio e atual Secretário Geral da Fundação Roberto Marinho. Atuou como professor da Educação Básica e como autor e diretor de televisão, tendo escrito ou dirigido documentários, programas e séries de TV na produção independente e junto a emissoras de televisão no Brasil. Ficou conhecido pelos trabalhos realizados na Rede Globo de Televisão e por sua atuação como Diretor do Canal Futura; pela trajetória como criador em projetos expositivos e imersivos realizados para grandes eventos, como a Bienal do Livro do Rio de Janeiro; e pela atuação como escritor infantojuvenil, com títulos distribuídos pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE/MEC Literário) para bibliotecas escolares de todo o país. Como professor e pesquisador, é especializado nas relações entre educação, comunicação e tecnologia, com especial interesse pelo design da experiência de aprendizagem.

Anna Karolina Clark

Anna Karolina Clark

Tem MBA em Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística pela FGV e é formada em Comunicação Social pela ESPM. Com mais de 15 anos de experiência em grandes empresas nacionais e internacionais, Anna passou por desafios diversos, liderando sempre a transformação digital por onde passou. Referência de criatividade e inovação, ocupa hoje o cargo de IT BRM Business Relationship Manager, liderando o atendimento e a aceleração digital das divisões de negócio da L’Oréal, além de ser líder de Diversidade para o departamento de TI no Brasil, tocando o projeto BIT – Beleza Inclusiva e Tecnológica.

Bruno Pinaud

Bruno Pinaud

Presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro, Sócio da agência Brick, Especialista em inovação, com prêmios em festivais nacionais e internacionais de publicidade, curta-metragem e tecnologia. Fez sua carreira em grupos multinacionais, onde foi emprestado para agências de diversas partes do mundo. Passou dois anos na Rede Globo e hoje e hoje atua além da publicidade, para promover o talento de uma das maiores indústrias criativas da América Latina.

Marcos Bedendo

Marcos Bedendo

Marcos Bedendo é Publicitário formado pela ESPM-SP, Mestre pela EAESP-FGV e Doutor pela FEA-USP, com foco em branding e marketing. Atuou como Executivo em empresas como Unilever, Whirlpool, Bauducco e Parmalat, e é Professor de Pós-Graduação na ESPM-SP. Atua como Consultor na Brandwagon para empresas de diferentes segmentos, incluindo Santander, ItaúBBA, J&J, Delta Air Lines e Bacardi. É autor do livro Branding: como fazer na prática, com nova edição em 2024, e coautor, junto com Philip Kotler e Waldemar Pfoertsch, do livro Marketing H2H: a jornada para o marketing Human to Human. Também é colunista na revista Exame.

Isabel C M G

Isabel Salvador

Graduada em Engenharia de Produção pela UFRJ, com MBAs em Marketing (FGV RJ) e Finanças (Coppead UFRJ). Iniciou a carreira na Shell Brasil e trabalha no sistema Coca-Cola desde 2000. No momento, atua como Diretora de Marketing e Estratégia na Coca-Cola Andina Brasil, fabricante e distribuidora dos produtos Coca-Cola.

Tatsuo Iwata

Tatsuo Iwata

Doutor em Educação na PUC – SP. Mestre em Educação pela UFRJ com pesquisa na área de Educação a Distância e Pós-graduado em Marketing com habilitação para Docência Superior pela ESPM-RJ. Ocupou os cargos de Vice-Diretor Geral, Diretor de Operações e Serviços e Pró-Reitor Nacional de Pós-Graduação na ESPM (RJ e SP). Possui 29 anos de experiência na área de educação. Liderou projetos de treinamento e consultoria em empresas como Embratel, Petrobras, Vale, Telefônica/Vivo, Oi, Club Med, entre outras. É membro titular acadêmico da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais ocupando a Cátedra 157. Foi membro do Conselho Científico da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância no Gestão 2014-2017. Atualmente é o Vice-presidente Acadêmico da ESPM.

dalton pastore

Dalton Pastore

Presidente da ESPM

ESPM-Rio

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.