IV Ciclo de Estudos Jerusa Pires Ferreira
EDIÇÕES POPULARES: OS LIVROS E A MEMÓRIA
Online
Vivencie a ESPM
- 27/05/2022
- 18h às 19h30
- Online, ao vivo e gratuito
O Ciclo de Estudos Jerusa Pires Ferreira é um evento organizado pelo Grupo de Pesquisa em Memória, Comunicação e Consumo – MNEMON (PPGCOM-ESPM/CNPq) e pela Cátedra Memória Instituto Cultural ESPM.
O Ciclo tem como objetivo homenagear e dar continuidade às pesquisas geradas pela obra da semioticista, ensaísta e pesquisadora Jerusa Pires Ferreira, falecida em 2019.
Neste ano, o IV Ciclo é dedicado ao complexo universo das Edições Populares e sua relação com a Memória Cultural.
Quero participar!
Palestrantes

Magali Oliveira Fernandes
Doutora (Pós-Doutorado) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Mestre em Jornalismo e Editoração pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); Graduada em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Foi Professora da Anhembi Morumbi e Professora convidada da ECA-USP. Foi Editora do Portal de Revistas Eletrônicas da PUC-SP, trabalhou também na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Além disso, integrou o Centro de Estudos da Oralidade, criado por Jerusa Pires Ferreira, na PUC-SP. Atualmente, vem se dedicando a edições de livros.

Rosângela Maria Oliveira Guimarães
Pós-Doutorado, Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Graduada em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Durante anos, foi pesquisadora do Centro de Estudos da Oralidade, dirigido pela Profa. Dra. Jerusa Pires Ferreira, no COS-PUC-SP. Desenvolve pesquisas nas áreas de leitura, educação, comunicação e cultura e tem artigos publicados sobre os temas em revistas especializadas. É autora do livro: “Todos por um: edições de Alexandre Dumas no Brasil (Edusp/Com-Arte, 2016) e “As rosas vermelhas de São Francisco” (Editora Revolução das Margaridas, São Paulo, 2021). No momento, é Coordenadora Pedagógica do Colégio Municipal Monsenhor Stanislaw do Colégio (CMMS), na Escola Básica (Ensino Fundamental II), em Olivedos, Paraíba.

Conceição Aparecida Cabrini
Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). É Presidenta da Rádio Madalena, integrante de projetos de formação contínua de professores.