AULA ABERTA
Luxo em Transição: Entre a Exclusividade Sustentável e a Experiência Digital
Pós-Graduação em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo
(São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre)
Online
Vivencie a ESPM
Nesta aula aberta, vamos refletir sobre os caminhos que o mercado de luxo tem traçado diante das novas exigências do consumidor contemporâneo. Entre a valorização de práticas sustentáveis, a ascensão de negócios digitais e a reinterpretação da exclusividade, as marcas vêm redesenhando suas estratégias — sem abrir mão da herança e da excelência.
A conversa trará diferentes recortes temáticos:
– A curadoria de portfólio como ferramenta para integrar herança, inovação e novos territórios
– As plataformas digitais e o seu papel na rastreabilidade e na inovação
– O alinhamento entre práticas sustentáveis e propósito como diferencial competitivo no cenário atual do luxo
O encontro faz parte da agenda da Pós-Graduação em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo da ESPM e é uma excelente oportunidade para quem deseja conhecer mais de perto a proposta do curso, acompanhar as diferentes perspectivas dos nossos professores e entender a abordagem que guia o programa.
- 29.JUL 2025
- Às 19h30
- Online, via LinkedIn
- Gratuito
Palestrantes:
Anay Zaffalon
Anay Zaffalon é expert em estratégia de marca e produto para moda, com mais de 20 anos de experiência em empresas como Burberry, Versace, AMARO e Grupo Malwee. Foi responsável por levar marcas do zero a mais de R$ 150 milhões em faturamento em apenas 4 anos, atuando sempre com visão de mercado, branding e operação. Hoje, é professora, mentora e fundadora da Woman Scale — um ecossistema de liderança feminina com alma e resultado.
Maya Mattiazzo
Formada em Negócios da Moda e Pós Graduada em Gestão de E-commerce, possui Especialização em Fashion Business e Marketing Digital. Atua no mercado de moda há mais de 15 anos, sendo 10 deles com estratégias digitais. Passou por diversos players de moda em vários modelos de negócios, como e-commerces B2C, B2B e Marketplaces. Atualmente é Sócia da Mind-e, uma empresa especializada em soluções digitais para negócios.
Andreia Meneguete
Mestranda e pesquisadora na ECA-USP com estudos voltados para Sustentabilidade, Moda e Luxo; integrante do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (Gesc3), graduada em Jornalismo e pós-graduada em Cultura Material & Consumo (USP); Estética e Gestão de Moda (USP), Branding (BSP), e especialização em Fashion Business pelo Marangoni.
Tem 20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais do segmento de varejo e consumo, com trabalhos para marcas como Ricardo Almeida, Vivara, Martha Medeiros, O Boticário, Natura, Avon, além de ter atuado na área editorial como editora de beleza na revista Glamour e jornalista na Vogue.
É fundadora da IAM Inteligência em Moda, onde dedica-se a projetos e consultoria de Comunicação, Marketing e Branding na área de Moda, Beleza e Luxo. É coordenadora da Pós-Graduação em Negócios e Marketing Digital para Moda e Beleza e professora do curso de pós-graduação de Serviços e Marketing de Luxo da ESPM-SP.
Silvana Scheffel
Mestre em Administração de Empresas na linha de Estratégia Empresarial pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). Pesquisa servitização, novos modelos de negócios, internacionalização e marketing global.
Tem carreira na indústria calçadista com gestão de qualidade e supply chain, ocupando cargos de gestão em empresas prestadoras de serviço em logística internacional.
Foi Diretora de comércio exterior na Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC); foi Diretora em instituições de fomento à exportação e investimentos como a Invest SP e São Paulo Negócios, foi Diretora de Marketing e Conteúdo da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e Consultora da Associação Brasileira dos Estilistas (ABEST).
Mentora e Consultora de empresas especializada em estratégia empresarial e internacionalização com larga experiência, é Conselheira Consultiva de startups de diversos segmentos.
Atualmente, é Professora da ESPM na pós-graduação em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo, onde leciona Mercados Emergentes e Internacionalização; na graduação, leciona Global Marketing, Gestão Internacional de Marcas, no curso de Publicidade e Propaganda, e outras matérias relacionadas aos negócios internacionais. É também Coautora do livro “Marketing de Luxo Contemporâneo”.
Daniel Faingezicht
Daniel Faingezicht soma ao corpo docente sua extensa experiência de quase 20 anos em planejamento e aplicação de treinamentos e consultorias para marcas de luxo do setor automotivo e do varejo com abrangência no mercado nacional e exterior e em seu repertório estão marcas como: Mercedes-Benz, Mercedes-AMG, Jaguar Land Rover, Lexus,, Arezzo&CO, Itaú Personnalité e Monsanto, entre outras.
Daniel tem como propósito, paixão e essência em capacitar e ajudar todos os profissionais que estejam envolvidos diretamente com o cliente para que permita-lhes entregar com confiança os valores e promessas da marca através de experiências de atendimento única e personalizada para superar sempre as expectativas dos clientes.
Daniel é graduado em Engenharia Mecânica pela FAAP e tem pós graduação em Gestão de Vendas e Negociação pela FIA/USP e diversos curso de gestão do luxo na ESPM,EACH/USP.
Coordenadores do curso:
Cristina Proença
Coordenadora do curso em São Paulo
Professora, coordenadora de cursos de especialização e consultora na área de Marketing e Varejo com experiência de mais de 20 anos nestes mercados. Doutora em Administração de Empresas pela FEA-USP e Mestre e Bacharel em Administração de Empresas pela FGV-SP. Vivência internacional em Barcelona (2012 a 2020), com especialização no mercado do luxo. Realizou treinamentos e palestras para empresas como Puig, Hotel Majestic, Pepe Jeans, Tous e Associação de Luxo Espanhola. Coordenadora e professora da especialização em moda e luxo da Toulouse Business School campus BCN.
Foi professora de marketing da FGV nos programas de graduação e pós-graduação. Trabalhou junto ao Centro de Excelência em Varejo, onde ministrou cursos para empresas, foi responsável pela curadoria da Feira da Associação Paulista de Supermercados – APAS e participou de missão internacional para a Feira da NRF em Nova Iorque.
Professora do PROVAR-FIA por quase 10 anos, onde ministrou inúmeros cursos e treinamentos para empresas.
Prestou consultoria ou treinamento nas áreas de Marketing, Varejo e Franchising para empresas dos mais diversos setores.
Artur Vasconcellos
Coordenador do curso em Porto Alegre
É coordenador dos Programas de Pós-Graduação da ESPM/SUL e professor titular das disciplinas de Planejamento Estratégico e Marketing Estratégico do MBA da ESPM/SUL. Consultor e palestrante nas áreas de Planejamento e Marketing. É Mestre em Administração e Negócios pela PUCRS, MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ, MBA Executivo em Marketing pela ESPM e é Administrador de Empresas pela PUCRS. Consultor associado da Estrategeria, empresa que atua nas áreas de Estratégia, Marketing e Branding, tendo realizado projetos para organizações como Empório Body Store, Grupo RBS, SLC Alimentos, Hospital Moinhos de Vento, Jorge Bischoff, Abicalçados, entre outras. Foi Executivo de Marketing do Sicredi, Vivo e Dell.
Lucas Laender
Coordenador do curso no Rio de Janeiro
Graduação em Estudos de Mídia pela UFF, Mestre e Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF, com doutorado-sanduíche realizado na University of Western Ontario, sob orientação do Prof. Dr. Keir Keightley. Possui experiência profissional e docente em análise de mídias sociais e marketing digital, indústria cultural na contemporaneidade (com foco no mercado fonográfico) e novas mídias. Pesquisador do grupo de pesquisa LabCULT (2006 – 2015) e coordenou na UFF o projeto Clube do Vinil (2014 – 2015), ambos sob supervisão da professora Simone Pereira de Sá. Foi professor substituto da UFF (2014), tutor (2014) e ministrou diversas disciplinas sobre comunicação e cibercultura como estágio docente no curso de graduação em Estudos de Mídia. Professor da ESPM-Rio, onde ministra disciplinas sobre cultura digital para os cursos de Cinema e Jornalismo. Coordenador de marketing da Ana Couto e da LAJE. Tem artigos publicados em revistas de referência em comunicação e participação em diversos congressos, simpósios e seminários da área, nacionais e internacionais.
Conheça os cursos:
04/09/2025
Hyflex
São Paulo – ESPM Tech
- Hyflex
- Início: 04/09/2025
- São Paulo – ESPM Tech
09/09/2025
Híbrido
Porto Alegre
- Híbrido
- Início: 09/09/2025
- Porto Alegre
09/09/2025
Híbrido
Rio de Janeiro
- Híbrido
- Início: 09/09/2025
- Rio de Janeiro