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Conheça as principais métricas de marketing

CPC, CAC, impressões, taxa de conversão e muito mais. Entenda essas e outras métricas de marketing

 

As métricas de marketing ajudam uma empresa a entender o desempenho de suas ações e orientam quais estratégias, ferramentas e canais a corporação deve adotar de acordo com o objetivo desejado para uma campanha.

 

A definição das métricas varia conforme os canais digitais escolhidos e leva em conta a jornada do cliente, e pode se basear em diversas metodologias, como, por exemplo, as etapas do funil A.I.D.A (Atração – Interesse – Desejo – Ação). Portanto, dependendo da meta e da etapa em que a campanha está, escolhem-se métricas distintas.

 

Bruno Peres, coordenador do Master Head of Digital Marketing e da pós-graduação Certificate em Comunicação e Marketing Digital da ESPM, explica quais são as principais:

 

Alcance

Usada também no marketing digital, essa métrica revela o total de pessoas que viram uma postagem.

 

Conversão

Observa como o cliente se comporta nos canais digitais da empresa e se ele realiza uma ação que era o objetivo da campanha, como assinar newsletter, entrar no site, ler o blog e compartilhar as informações, por exemplo.

 

Custo de aquisição de clientes (CAC)

Analisa quanto a empresa investe para conquistar um novo cliente.

 

Custo por clique (CPC)

Calcula o valor de cada clique, levando em conta o dinheiro utilizado na campanha e a quantidade de pessoas que clicaram em um link.

 

Custo por mil (CPM)

Essa métrica, muito comum em negociações de banners na internet, mede o investimento feito para que um anúncio seja visto por mil pessoas.

 

Engajamento

Nas redes sociais e sites, refere-se a qualquer interação do usuário, como cliques em botões, acesso a páginas e links, total de curtidas, comentários, compartilhamentos ou posts salvos, entre outros.

 

Impressões

Registra a quantidade de vezes que uma postagem foi vista.

 

KPIs

São indicadores-chave de desempenho divididos em três grupos:

 

  • Primário:refere-se ao objetivo de negócio e é supervisionado por quem ocupa cargos C-Level na empresa.

 

  • Secundário:está relacionado aos canais de marketing como mídias sociais e e-mail, por exemplo, e, por ser mais tático, é acompanhado por profissionais de nível gerencial.

 

  • Operacional:é um indicador das métricas aplicadas no dia a dia. A quantidade de produtos vendidos ou de comentários em um post são exemplos de KPI Operacional.

 

Taxa de abertura

Avalia a quantidade de pessoas que abriam mensagens de e-mail marketing.

 

Taxa de cliques

Mede quantas vezes a pessoa clicou, por exemplo, em uma postagem, vídeo e newsletter.

 

Taxa de conversão

É usada para analisar se a campanha e os canais escolhidos para a divulgação de um produto estão sendo eficientes e apresentando os resultados desejados.

 

Taxas de rejeição

Mensura se o consumidor entra e sai de um site sem navegar nele. Também avalia a quantidade de pessoas que apagaram um e-mail marketing sem ler (soft bounce) ou o denunciaram como spam (hard bounce).

 

Ticket médio

Calcula a média de valor gasto pelos clientes durante um período determinado.

 

Visitas ao site

Analisa quantas visitas uma página ou site tiveram.

 

 

Quer se aprofundar em marketing digital? Conheça alguns cursos da ESPM que podem te interessar:

 

Master Head of Digital Marketing 

Certificate em Comunicação e Marketing Digital

Pós-graduação Certificate em Negócios e Marketing

MBA em Marketing

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Roberta De Lucca
Jornalista colaboradora do Núcleo de Conteúdo ESPM
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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.