Em janeiro, uma planilha criada por profissionais da publicidade viralizou nas redes sociais, reunindo comentários de funcionários de agências sobre a experiência de trabalhar com influenciadores digitais.
Rafael Terra, professor de marketing digital, abordou o tema em entrevista ao G1 e destacou que a reputação dos influenciadores já era amplamente discutida nos bastidores antes da divulgação do documento. “A planilha, ao sistematizar e expor esses dados, elevou o debate e gerou um senso coletivo de validação das percepções já existentes”, diz Terra.
Ele ressalta que a planilha cria um histórico visível sobre a conduta dos influenciadores, incentivando esses profissionais, cuja carreira depende da opinião pública, a aprimorarem sua postura para manter uma boa reputação dentro e fora das redes sociais. “Cada vez mais, as agências e marcas estão transformando o comportamento dos influenciadores em dados estruturados. Para os influenciadores, isso serve como um alerta: a forma como se relacionam nos bastidores é tão importante quanto a entrega de resultados”, conclui.