Crítica Gastronômica para Produtores de Conteúdo

Presencial

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O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

sobre o curso

Descrição do curso

Formação em Crítica Gastronômica para Produtores de Conteúdo
Como avaliar entradas, pratos, sobremesas e harmonizar refeições para construir textos e imagens mais assertivos no Instagram!

Para quem se destina?

Dirigido a pessoas de qualquer idade, gênero e área de atuação profissional que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre gastronomia e produção de conteúdo voltada à gastronomia.

Programa

O que você vai aprender

O curso tem dois objetivos: a formação de avaliadores gastronômicos, com atividade didático-prática de degustação em restaurantes; e a produção de conteúdo para essa temática, com foco na construção de textos de crítica gastronômica.
  1. A avaliação gastronômica crítica é realizada com base em técnicas utilizadas por avaliadores profissionais de restaurantes para testar um prato e um estabelecimento. O objetivo não é formar um crítico gastronômico profissional, mas oferecer ferramentas para que os estudantes consigam avaliar criticamente um prato de maneira segura e criteriosa.
  2. A produção de conteúdo em texto e imagem. Como escrever críticas gastronômicas; como escrever sobre gastronomia para redes sociais, respeitando os critérios de cada rede; como produzir e editar imagens de pratos e restaurantes.
  • Aula 1 – Apresentação da disciplina, explicação sobre as atividades didático-práticas – avaliações presenciais em restaurantes. Introdução sobre guias gastronômicos, avaliações e críticas gastronômicas do passado e do presente, a formação gastronômica brasileira. Os critérios técnicos para avaliar tecnicamente um restaurante. Levantamento fotográfico e histórico sobre crítica gastronômica.
  • Aula 2 – Parte I – Introdução às principais publicações jornalísticas sobre gastronomia e o estudo das diferenças entre artigo, resenha, crítica, reportagem, crônica e posts em redes sociais. Criação das redes sociais da turma (Facebook, Instagram e Twitter). Explicação sobre as características e aplicabilidades de cada rede social dentro da temática gastronômica. Parte II – Palestra com o diretor de arte e professor de fotografia Douglas Rodrigues José. Fotografia de gastronomia: como tirar fotos de pratos, sobremesas e bebidas com câmeras profissionais e com o celular. Técnicas para melhorar as imagens e diagramar conteúdo gastronômico.
  • Aula 3 – Os critérios de avaliação de uma refeição completa (entrada, prato principal e sobremesa). Como avaliar cada item, seguindo critérios técnicos em seis etapas. Como avaliar a qualidade de ingredientes, os modos de armazenamento e de preparo dos alimentos. Modismos à mesa – pratos e práticas.
  • Aula 4 – Palestra com o crítico gastronômico Ricardo Castanho, especializado em gastronomia e bebidas, sommelier de azeites (AICOO-UCS), vinhos (ABS=SP) e cervejas (ICB). Instrutor da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) e consultor de menus e cartas de vinho.
  • Aula 5 – Atividade didático-prática com avaliação gastronômica em restaurante da especialidade (a definir). Os estudantes devem se encontrar diretamente no restaurante para realizar a degustação crítica de uma refeição completa, com entrada, prato principal e sobremesa, com base nos critérios aprendidos na Aula 3. O consumo de vinho para harmonizar a refeição é opcional. Além da avaliação gastronômica a turma deve observar critérios como limpeza, ambiente e serviço do estabelecimento. Neste momento os alunos irão produzir imagens com o celular.
  • Aula 6 – Atividade didático-prática com avaliação gastronômica em restaurante da especialidade (a definir). Os estudantes devem se encontrar diretamente no restaurante para realizar a degustação crítica de uma refeição completa, com entrada, prato principal e sobremesa, com base nos critérios aprendidos na Aula 3. O consumo de vinho para harmonizar a refeição é opcional. Além da avaliação gastronômica a turma deve observar critérios como limpeza, ambiente e serviço do estabelecimento.
  • Aula 7 – Troca de impressões sobre as avaliações gastronômicas nas aulas anteriores. Produção de conteúdo, com base nas atividades didático-práticas, edição e postagem do conteúdo.

Quando acontece?

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.