Gerenciamento Estratégico de Comunicação para Líderes

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O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Nesta nova edição do curso, vamos focar em práticas que vão transformar a qualidade das conversas e resolução de conflitos nas equipes.

Com base nos princípios da Comunicação Não-Violenta de Mahatma Gandhi e as práticas sugeridas por Marshall Rosenberg, líderes se apoiarão a responder a situações desafiadoras no ambiente de trabalho com escuta refinada e assertividade. A partir de trocas de experiência, facilitação experiente e conteúdo sistematizado, os participantes do curso receberão conceitos e materiais, mas principalmente coragem e precisão, para aprimorar a capacidade de dialogar, melhorar a comunicação e promover conversas conciliadoras – mesmo que pareça impossível.

Para quem se destina?

Até 10 pessoas em posição de liderança de todo o Brasil que estejam vivenciando desafios de gestão e dispostas a melhorarem a qualidade de sua comunicação para destravar situações de resistência.

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • Reconhecer o que influencia a qualidade das conversas
  • Refinar o senso de responsabilidade
  • Ampliar os recursos para escutar a si e as outras pessoas
  • Aumentar repertório para falas assertivas e honestas sem perder conexão
  • Promover a resiliência para conversas difíceis
  • Aumentar autopercepção sobre a qualidade das relações na sua equipe e organização
  • Alinhar ferramentas de gestão simples e customizáveis que podem promover melhorias no seu ambiente de trabalho
  • Inspirar o interesse contínuo pelo diálogo
​​Nesta edição do curso, vamos focar na qualidade das conversas e resolução de conflitos no ambiente de trabalho e como é possível tomar decisões estratégicas que cuidem de soluções boas para todos. Com base em práticas de escuta, assertividade e nos princípios da Comunicação Não-Violenta, líderes se apoiarão a responder a situações desafiadoras que atravessam em seu dia-a-dia. A partir de trocas de experiência, facilitação experiente e conteúdo sistematizado, receberão suporte para desenvolver estratégias que vão aprimorar a capacidade de dialogar, melhorar a comunicação e promover conversas conciliadoras.​​ Ao final do curso, os alunos terão a experiência da escuta empática transformativa, referências de suporte para seguirem pesquisando e materiais que poderão usar no seu cotidiano profissional.
  • Encontro 1:
  • Levantamento de casos de desafios de comunicação, a visão da Neurociência sobre mudança de comportamento, práticas de escuta e reflexão sobre os bloqueios para a compreensão.
  • Encontro 2:
  • A importância da qualidade das conversas (apresentação do momento atual do mercado de trabalho e a demanda por empatia), escutar além das minhas impressões sobre o que está acontecendo e estudo de caso facilitado.
  • Encontro 3:
  • Alinhamento conceitual em relação aos elementos da escuta e da fala, a noção das necessidades universais e o que isso tem a ver com comunicação, estudo de caso coletivo.
  • Encontro 4:
  • Escutando as vozes que falam dentro, prática de assertividade na fala sem perder conexão, escutando a resistência no outro e em mim, estudos de caso.
  • Encontro 5:
  • Gerenciamento de conflitos de comunicação e sugestões de práticas para as conversas de alinhamento: one-a-one, feedback, reuniões de equipe e outras.

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Luiza Toschi

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.