Dominando o Trade Marketing em Feiras de Negócios – Parceria FRANCAL

Aulas online ao vivo ou presenciais

Turma presencial confirmada

Inscrições: Encerradas

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Entre as responsabilidades da área de Trade Marketing está a condução da participação das empresas em feiras de negócios do setor, seja com a produção e presença em estande para receber os seus clientes, participando e produzindo congressos que ocorrem em paralelo ou visitando os vários estandes da feira em questão. No entanto, ainda há muito desconhecimento de como o executivo de trade marketing pode potencializar sua presença nestas feiras, receber bem seus clientes, realizar bons negócios, expor suas marcas de modo adequado, potencializar a construção de boas relações com o mercado, e outros benefícios.

Neste curso, o participante terá oportunidade de aprimorar suas habilidades de Trade Marketing; conhecer modelos que possibilitem o aumento do ROI em feiras de negócios; melhoria na captação de leads e vendas; fortalecimento imagem marca e da empresa; proporcionar networking com profissionais relevantes do mercado e desenvolver estratégias eficazes de marketing para feiras.

Para quem se destina?

Profissionais de Trade Marketing, Marketing, Vendas e áreas afins que desejam aprimorar suas habilidades na gestão da participação em feiras de negócios.

Programa

O que você vai aprender

Capacitar profissionais de Trade Marketing a maximizar o retorno sobre investimento (ROI) e os resultados em feiras de negócios, através de estratégias eficazes de planejamento, execução e avaliação.
Aula 1 – Fundamentos de Trade Marketing
  • Conceitos e definições de Trade Marketing;
  • O papel do Trade Marketing em feiras de negócios;
  • Importância do briefing e detalhamento de objetivos comuns;
  • Tipos de participação em feiras: estande próprio, visitação, congressos, merchandising e patrocínios;
  • Definição de modelo de gestão, próprio, terceirizado ou híbrido;
  • Apresentação de cases.
Aula 2 – Definição de Estratégias e Público-alvo
  • Definição de objetivos para a feira e para a equipe;
  • Identificação do público-alvo ideal;
  • Elaboração de um plano de marketing para a feira;
  • Vitrine e/ou Planograma de sucesso para a feira (layout, identidade visual, psicogeografia, etc)
  • Criação de materiais promocionais e de comunicação;
  • Logística e organização da participação na feira.
  • Montagem e desmontagem do estande;
Aula 3: Ferramentas e recursos para o sucesso em feiras
  • Melhores práticas para obtenção de melhor retorno de investimentos:
  • Estratégias de abordagem e engajamento com clientes e parceiros;
  • Networking e construção de relacionamentos durante a feira;
  • Fidelização e pós-venda: como manter o contato após o evento.
  • Riscos e oportunidades na gestão de um evento
Aula 4: Execução, Avaliação e ROI
  • Técnicas de prospecção e atendimento de clientes;
  • Utilização de redes sociais e mídias digitais para promover a presença na feira;
  • Estratégias de marketing de conteúdo antes, durante e após o evento;
  • Integração entre a presença física na feira e a presença online;
  • Ações de marketing promocional durante a feira;
  • Avaliação do desempenho da participação na feira;
  • Cálculo do ROI e indicadores de sucesso;
  • Tendências e inovações para o futuro das feiras de negócios;

Quando acontece?

Este curso faz parte do HUB de Trade Marketing

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

​​Carla Crescenzo

Paulo Octavio Pereira de Almeida​

Certificado

Invista no seu futuro

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.