Marketing de Varejo: Do Camelô ao E-commerce

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

sobre o curso

Descrição do curso

​​​Com a crescente evolução no mercado varejista, novas táticas e estratégias são criadas periodicamente para aprimorar os resultados das empresas.

​Conheça de que forma o marketing é utilizado nas decisões varejistas e aprenda sobre as técnicas que auxiliam a definir estratégias de sucesso no varejo físico e no e-commerce.​​

Para quem se destina?

​​​Estudantes de graduação/pós-graduação e profissionais de diferentes áreas com interesse em varejo, marketing e no comércio em geral.​​

Programa

O que você vai aprender

Os objetivos do curso são:
  • ​​Apresentar os principais conceitos e características do marketing de varejo, sua evolução e estratégias nos âmbitos brasileiro e mundial.
  • Estruturar a compreensão do varejo em geral e do marketing de varejo em particular, com base no mix varejista e na evolução das atividades varejistas até os tempos atuais.
  • Detalhar propriedades do varejo, desde a exposição de produtos nas lojas até as táticas de preços usadas para atrair o consumidor.
  • Apresentar o uso de índices que auxiliem na análise da viabilidade de um negócio varejista.
  • Discutir e avaliar casos e exemplos reais, a fim de compreender como as táticas varejistas são aplicadas no mundo real.​
Aula 1: Introdução ao varejo
  • Conceitos iniciais de comércio varejista.
  • Diferenciação entre varejo e atacado, suas respectivas características e estratégias típicas.
  • Classificação do varejo.
  • O papel do varejo na distribuição de produtos e serviços.
Aula 2: Conceituação de marketing de varejo
  • Conceitos básicos de marketing e sua aplicação nos estabelecimentos varejistas.
  • O composto de marketing aplicado ao varejo.
  • Tendências do varejo atual e a evolução das orientações varejistas.
Aula 3: O consumidor do varejo
  • Papeis de compra dos consumidores varejistas.
  • O que os consumidores consomem.
  • Modelo de avaliação de atitudes.
  • O conceito de valor aplicado ao varejo.
Aula 4: O mix do marketing de varejo
  • Mix de produtos e serviços varejistas.
  • Mercado varejista e segmentos de mercado.
  • Dinâmica do mercado varejista.
  • Relação entre vendas, demanda de mercado e market share.
Aula 5: O produto varejista
  • Estrutura e classificação mercadológica do mix de produtos pelos estabelecimentos varejistas.
  • Marcas próprias e política de marcas.
  • Problemas e desafios característicos de nomenclatura de marcas.
  • Amplitude, profundidade, substitutibilidade e complementariedade
Aula 6: Tratamento de preços no varejo
  • Estratégias, políticas e táticas de preços no varejo.
  • Elasticidade e demarcações.
  • A percepção de preço e sua definição.
  • Estudo de caso de uma empresa real.
Aula 7: Estratégias de localização varejista
  • Área de influência.
  • Franquias/franchising, características, vantagens e desvantagens.
  • Cálculo do ISV (índice de saturação varejista).
  • Estratégias e tipos de decisões de localização.
  • Layout de lojas e exposição de produtos.
  • Merchandising no ponto de venda.
Aula 8: Ferramentas de marketing aplicadas ao varejo
  • Análises SWOT e SWOT Cruzada.
  • Estratégias genéricas
  • Modelo – quantitativo – das 5 Forças de Porter
  • Matriz de produtos e mercados (Ansoff)
  • Matriz BCG aplicada ao varejo.
  • Estratégias de líderes no mercado varejista.
  • Estratégias de desafiantes no mercado varejista.
  • Estratégias de seguidores varejistas.
  • Estratégias de ocupantes de nicho no varejo.
Aula 9: Comunicação e promoção no varejo
  • Ferramentas de comunicação aplicáveis ao varejo.
  • Modelo de Hierarquia dos Efeitos.
  • Objetivos promocionais de longo e curto prazos.
  • Propaganda e publicidade varejistas.
  • Divulgações enganosas.
  • Estudo de caso de uma empresa real.
Aula 10: Comércio eletrônico no varejo e uso de tecnologias
  • E-Commerce e varejo virtual
  • Sistemas de informação.
  • Formas híbridas de comércio.
  • Mobile marketing e marketing viral no varejo.
  • Conceito de e-procurement.
  • Estratégia de vendas omnichannel.

Quando acontece?

Este curso faz parte do HUB de Trade Marketing

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Daniel Kamlot

Certificado

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sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

Rio de Janeiro

Ladeira da Glória, 26

Glória - Rio de Janeiro - RJ

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FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.