ESPM Social

Mulheres e Expressões na Arte Contemporânea

Online ao Vivo

Tendo em mente a multiplicidade de ser “mulher” e todo ônus e bônus que representa essa vivência, propomos a reflexão e a discussão sobre as questões abordadas por estes corpos: violências de gênero, raça, tabus, estigmas, suas contribuições para o mundo das artes. Em nossos encontros, enfatizaremos artistas brasileiras, afrolatinas caribenhas, numa interlocução constante com a produção literária.

Selecione as preferências
do curso

INscreva-se

Selecione a opção do curso para continuar

INSCRIÇÕES ATÉ 48H ANTES DO INÍCIO DAS AULAS.

*A validação da matrícula está condicionada ao envio do diploma ou certificado de conclusão (com a data da colação de grau) e cópia do RG ou CNH válida para o e-mail : [email protected]

Sobre o curso

Tendo em mente a multiplicidade de ser “mulher” e todo ônus e bônus que representa essa vivência, propomos a reflexão e a discussão sobre as questões abordadas por estes corpos: violências de gênero, raça, tabus, estigmas, suas contribuições para o mundo das artes. Em nossos encontros, enfatizaremos artistas brasileiras, afrolatinas caribenhas, numa interlocução constante com a produção literária.

Para quem se destina?

Todxs interessadxs no tema.

O que você vai aprender

Corpos femininos.

 

Corpos de mulher: o que dizem, como se expressam, que direito lhes cabem de fato? A proposta deste encontro é pensar sobre o que é ser mulher no dia de hoje?

 

Quem legitima, quem fala por quem silencia e grita? Silêncio e grito como forma de expressão. 

 

A poética feminina na arte contemporânea.
O corpo feminino (feminista) como imagem, como escrita, como lugar, como fala, como estigma, como prisão, como protesto…  

 

Que lugar ocupa o corpo feminino na arte contemporânea?
Debate sobre o corpo feminino na arte e como, ao longo dos anos, esse corpo tabu vem mostrando sua real potência para além de (e ainda assim completamente imerso em) questões como violência de gênero e raça.  

 

Como o movimento feminista influenciou e influencia o trabalho de artistas mulheres nos últimos 40 anos?

 

O que podemos perceber nas representações do corpo feminino feitas exclusivamente por artistas homens e como as mulheres se “apossam”, “apropriam”, “re tomam” seus corpos no debate artístico.

 

Debate sobre as questões de gênero na arte e literatura nos últimos anos, seus atravessamentos com outras linguagens e o diálogo com interlocutores múltiplos, por meio das redes sociais. 

 

Contos de fadas? Elas ocupam as Redes! El@s no debate e embate direto com seus interlocutores. Boicotes, silenciamentos, distorções e cancelamentos.

Quando acontece?
25, 27/10, 3 e 8/11
Às segundas e quartas-feiras
Das 19h às 20h30

Professores

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Invista no seu futuro

Escolha a forma de pagamento

Investimento


Boleto Bancário*

R$ 60,00

Cartão de Crédito

Em até 10x R$ 6,00

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Estude na ESPM em parceria com a sua empresa

Apresente a proposta da ESPM para seu(sua) gestor(a) e acesse planos especiais. Para mais informações, deixe seus dados que entraremos em contato.

Onde o curso acontecerá?

ESPM-Rio

Rua do Rosário, 90 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Visite a ESPM

Participe da visita guiada e aproveite para esclarecer todas suas dúvidas.

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.