Às sextas-feiras e sábados com encontros quinzenais
07/03/2025
Presencial na ESPM TECH com a possibilidade do uso da tecnologia Hyflex.
Às sextas-feiras e sábados com encontros quinzenais
07/03/2025
Presencial na ESPM TECH com a possibilidade do uso da tecnologia Hyflex.
Bem-vindo e bem-vinda ao Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor!
Este programa inovador fornece uma abordagem prática e estratégica das dinâmicas de consumo, sendo ideal para profissionais que já possuem o título de mestre e desejam avançar em sua carreira acadêmica, conquistando o doutorado.
Com mais de 70 anos de excelência em marketing e negócios, a ESPM está pronta para apoiá-lo na continuidade de sua trajetória, capacitando-o para mudanças líderes e expandindo seu networking em um ambiente acadêmico e profissional de alto nível.
Bem-vindo e bem-vinda ao Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor!
Este programa inovador fornece uma abordagem prática e estratégica das dinâmicas de consumo, sendo ideal para profissionais que já possuem o título de mestre e desejam avançar em sua carreira acadêmica, conquistando o doutorado.
Com mais de 70 anos de excelência em marketing e negócios, a ESPM está pronta para apoiá-lo na continuidade de sua trajetória, capacitando-o para mudanças líderes e expandindo seu networking em um ambiente acadêmico e profissional de alto nível.
O curso é presencial na ESPM Tech, com a flexibilidade da tecnologia Hyflex. Com o Hyflex, você pode optar por assistir às aulas ao vivo, presencialmente na ESPM, ou virtualmente, via Zoom, de onde estiver.
A sua utilização varia de acordo com o plano de aula e a especificidade de cada disciplina.
Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.
O curso oferece um aprofundamento de conhecimentos sobre comportamento do consumidor, com uma abordagem prática e aplicada. Integrando rigor acadêmico e práticas de mercado inovadoras, para formar especialistas capazes de entender e influenciar as dinâmicas e tendências de consumo. Voltado a profissionais que já tenham o título de mestre, o programa oferece a continuidade da vida acadêmica com o doutorado, a fim de conquistar uma formação ainda mais valorizada no mercado.
A profissionais de nível C e executivos que já tenham o título de mestre e buscam dar continuidade à sua trajetória acadêmica, aprofundar seus conhecimentos em comportamento do consumidor e tomar decisões estratégicas de alto impacto.
Ideal para líderes que desejam expandir suas competências em um nível ainda mais avançado. O programa oferece uma formação focada em inovação, preparando os egressos para desenvolver e implementar estratégias que influenciam diretamente os negócios, antecipando tendências e adaptando as empresas às mudanças constantes do mercado global.
Ao continuar seus estudos no doutorado, o profissional fortalece sua posição no mercado, com uma qualificação ainda mais robusta e valiosa para sua carreira.
Escolher uma linha de pesquisa é essencial para direcionar sua trajetória acadêmica, permitindo um foco aprofundado em áreas que se alinham com seus interesses e objetivos de pesquisa. O curso está organizado em duas linhas de pesquisa:
Esta linha de pesquisa investiga pessoas, grupos e organizações e suas manifestações de consumo para entender como escolhem, compram, usam e descartam bens, serviços, ideias e experiências.
São abordados os diversos papéis envolvidos, bem como suas facetas sociais, econômicas e políticas.
Em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 (ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis) e ODSs conexos, os estudos aplicam-se a diversos setores, com o apoio de múltiplas metodologias qualitativas e quantitativas.
Docentes: Edson Crescitelli, Evandro Luiz Lopes, Ricardo Zagallo Camargo, Roberta Dias Campos, Suzane Strehlau e Vivian Iara Strehlau.
Esta linha de pesquisa inclui estudos que compreendem formas de obtenção de informação, seu uso e aplicação na compreensão de como as pessoas se constituem como consumidoras e seu relacionamento com as marcas, permitindo o levantamento de insights sobre processos decisórios e situações de compra, consumo e descarte.
Pesquisa ainda as decisões mercadológicas adotadas pelas organizações em face das constantes mudanças no comportamento do consumidor.
Alinhados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9 (ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura) e ODSs conexos, os estudos aplicam-se a diversos setores, com o apoio de múltiplas metodologias qualitativas e quantitativas.
Docentes: Júlio César Bastos de Figueiredo, Flávio Santino Bizarrias, Luciana Florêncio de Almeida, Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel, Mario Henrique Ogasavara e Thelma Valéria Rocha Rodrigues.
de conteúdo
Conclusão do curso
Presencial na ESPM TECH com a possibilidade do uso da tecnologia Hyflex.
oferecer feedbacks coletivos (estimulando a troca de experiências e aprendizados pelos pares) e personalizados (oferecendo contribuições diretas ao projeto); reforçar junto aos(às) estudantes qual é a estrutura esperada de uma tese; auxiliar os(as) estudantes a pensarem em oportunidades de submissão de artigos, para congressos e periódicos, decorrentes de suas teses; oferecer feedback construtivo acerca das eventuais fragilidades da tese, no estágio em que se encontra, e apontar caminhos para correção; discussões sobre epistemologia, construção de raciocínio lógico-científico e construção de artigos acadêmicos em Administração.
Créditos: 4
Carga-horária: 60
Marketing como ciência, as origens do marketing, evolução do pensamento de marketing x ambientes de negócios, epistemologia em marketing, ampliação do escopo de marketing, abordagens críticas à teoria de marketing, composto de marketing, miopia de marketing, marketing estratégico e operacional, marketing e valores socioambientais, consumismo x consumerismo, marketing em ambientes digitais.
Créditos: 4
Carga-horária: 60
Ética em dados, Proliferação dos dados e sua disponibilidade, Real Time Business Intelligence, Evolução do Data Science, Data Science e Inteligência Analítica, IoT e Telemetria de Dados, Dados distribuídos e Cloud, Confiabilidade e BlockChain, Automatização de Decisões e IA, Fundamentos de Data Mining, Data Mining Tools (KNIME), Técnicas Analíticas de Data Mining, Classificação Supervisada vs. Não Supervisada, Técnicas Analíticas: Naive de Bayes, Decision Tree, k-Vizinhos mais Próximos (KNN), Redes Neurais Artificiais (RNAs), Classificação K-Means, Market Basket Analysis.
Créditos: 4
Carga-horária: 60
Tipos de variáveis; coleta de dados primários e secundários; representações tabulares e gráficas; variáveis observáveis e latentes; ferramentas online para coleta de dados primários. Teste de hipóteses. O conceito de valor-p. Modelagem estatística em business. Modelos preditivos e construção de simuladores com base em dados quantitativos. Análise multivariada de dados. Análise conjunta e discriminante. Estimação de amostra.
Créditos: 4
Carga-horária: 60
Regressões lineares e não lineares. Regressões logísticas binomial e multinomial. Modelagem de equações estruturais com matrizes de correlação e covariância. Automação de processos. Segmentação de bases por clusterização. Meta-análise. Modelos de relação moderada e mediada. Gestão de negócios orientada por dados.
Créditos: 4
Carga-horária: 60
Mensuração em ciências sociais e comportamentais: debate epistemológico e definições centrais. Modelo geral de mensuração: construtos latentes, requisitos de escalas, algumas propostas de mensuração. Confiabilidade. Validade. Tópicos avançados: construtos de natureza formativa e reflexiva; viés comum ao método. Vantagens e desvantagens (potenciais problemas) no uso de escalas disponíveis na literatura. Uso de Teoria de Resposta ao Item como estratégia de mensuração de construtos latentes. Uso de PLS para testar hipóteses em modelos de pesquisa, com uso de variáveis latentes
Créditos: 4
Carga-horária: 60
Visão geral da pesquisa experimental em marketing. Cenários experimentais. Manipulação e mensuração das variáveis. Validade interna e externa. Análise e efeitos. Delineamentos between e within subjects. Cuidados com os sujeitos da pesquisa. Noções introdutórias de neurociência e sua aplicação na área de Administração. Neurociência aplicada ao marketing. Aplicações de laboratório e em campo.
Créditos: 4
Carga-horária: 60
Pressupostos regressivos. Regressão logística binária e multinomial. Regressão Linear Múltipla. Técnicas de redução de dados. Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória. Covariance Based Structural Equation Modeling (CB-SEM). Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). Análise de mediação e moderação. Modelos regressivos não lineares. Parametrização de modelos estatísticos. Testes de Hipóteses para proporções de populações multinomiais. Análise de Variância (ANOVA/MANOVA) e de Covariância (ANCOVA/MANCOVA). Modelos lineares gerais.
Créditos: 4
Carga-horária: 60
Conceito de produto e produto tecnológico. Tipologia dos produtos tecnológicos. Princípios de Design Science Research aplicados a produtos tecnológicos. Etapas de elaboração de um produto tecnológico. Relevância e rigor na pesquisa de produtos tecnológicos. Registro e difusão de produtos tecnológicos. Relatos e artigos sobre produtos tecnológicos. Registro de patentes.
Créditos: 4
Carga-horária: 60
Motivation, perception and attention, knowledge and inference, memory, attitudes and affect, behavioral decision theory, affect, self-control, social influences.
Créditos: 4
Carga-horária: 60
Conceitos de marketing transacional versus marketing relacional, geração de valor, satisfação e fidelização de clientes, funil de conversão, comportamento do cliente no pós-venda, serviços agregados, programas de fidelização, gestão de banco de dados, táticas de CRM (Customer Relationship Marketing), programa de CLV (Customer Lifetime Value). Integração multicanal, métodos de classificação de clientes, índice de churn, recuperação de clientes e régua de relacionamento.
Créditos: 4
Carga-horária: 60
Escolas de marketing. O conhecimento científico e a prática nas organizações. Criação e gestão de valor. Marketing e gestão por projetos. Marketing analytics, Inteligência artificial (IA), machine learning (ML), realidade aumentada (RA) e demais desenvolvimentos digitais aplicados em marketing. Marketing internacional. Agilidade de marketing. Marketing, multiculturalidade e diversidade. Sustentabilidade e ESG, e seus impactos na organização e na prática de marketing.
Créditos: 4
Carga-horária: 60
Marketing Internacional. Cultura no ambiente global. Mercados Emergentes. Estratégias de Marketing Internacional. Efeito país de origem. Marcas globais e marcas locais. Born global. Imagem de país. Marca país. Marcas de localidades.
Créditos: 4
Carga-horária: 60
Estudos culturais e teorias da prática aplicadas ao desenho de inovação e de futuros; estilos inovadores de liderança; protocolos para projetos inovadores; soluções e modelos de negócios transformadores e sustentáveis.
Créditos: 4
Carga-horária: 60
Introdução ao design estratégico e comportamento do consumidor. marketing sensorial, design e seu reflexos na percepção, atitudes e emoções. Tomada de decisão e design. Branding e identidade visual. O design como forma de inovação e sustentação para o engajamento do consumidor. Design sustentável e responsável. Design para a inclusão. O papel do design na Imitação e falsificação. Influências sociais e culturais no design, tecnologia e design.
Créditos: 4
Carga-horária: 60
Classificação socioeconômica. Comportamentos desviantes e estigmatizados. Boicotes, ativismo, anticonsumo. Comunidades e coletivos de consumidores. Tribos e públicos de marca. Influenciadores e suas relações com as marcas.
Créditos: 4
Carga-horária: 60
Lógica Dominante de Serviço. Centralidade no Consumidor. Criação de Valor. Experiência do cliente. Gestão da Experiência do cliente. Jornada do Consumidor. Engajamento. Cocriação de valor. Relacionamento do cliente com marca.
Créditos: 4
Carga-horária: 60
Inovação e Inovação Social; Tecnologia e Tecnologias sociais; Estudos decoloniais; Teorias da Prática e Inovação; Metodologias e protocolos para projetos socialmente inovadores.
Créditos: 4
Carga-horária: 60
Os principais temas tratados serão: Fatores que influenciam a difusão de novos produtos em novos mercados. Elementos da difusão de novos produtos. História da pesquisa em difusão. Gerações de inovações. O processo de inovação e seus impactos na difusão. Difusão de produtos por meio de países. Redes de difusão. Modelos de difusão. Teorias preditivas da difusão de novos produtos. O modelo de Frank Bass. Modelagem do processo de difusão. Modelagem por meio de modelos de abordagem macro (dinâmica de sistemas). Modelagem por meio de abordagem micro (simulação baseada em agentes).
Créditos: 4
Carga-horária: 60
Concepts, Frameworks, and Theories of International Business. Relationship between International Business Strategy and the Consumer Perspective. Consumer Receptiveness and Entry Modes.
Créditos: 4
Carga-horária: 60
Comunicação institucional; comunicação interna; comunicação mercadológica; funções e estratégias de comunicação organizacional; promoção do entendimento dos objetivos organizacionais; mobilização e integração do público interno; fortalecimento das relações com stakeholders; facilitação processos de negociação interna e externa; persuasão de públicos de interesse; gerenciamento de crises e facilitação de mudanças.
Créditos: 4
Carga-horária: 60
Os tópicos abordados englobam conceito de elite e seu papel na sociedade. Economia de Serviço. Experiência do Consumidor. Estratégias de criação de valor. Efeitos trickledown, botton-up e suas especificidades culturais. Símbolos de status e pertencimento. Elementos do posicionamento de luxo, incluindo identidade e exclusividade. O consumo de luxo e masstige na sociedade contemporânea. As implicações éticas de engajar e influenciar a elite. Posicionamento premium no mercado e imagem de marca.
Créditos: 4
Carga-horária: 60
O módulo internacional é uma experiência imersiva de curto prazo, destinada aos estudantes do curso. O formato do módulo envolve a participação em palestras oferecidas por universidades relacionadas ao tema da disciplina, bem como visitas técnicas em empresas e/ou outras organizações relevantes. A cada ano, é oferecida uma disciplina com um tema diferente com três objetivos principais:
a) Possibilitar a internacionalização do doutorado para estudantes que têm restrições de tempo para estadias mais prolongadas, como bolsas sanduíche ou intercâmbios semestrais.
b) Criar uma rede de contatos internacionais com professores universitários e executivos de diversas áreas.
c) Proporcionar uma imersão cultural rica, tanto na gestão quanto em experiências locais.
TOTAL: 60 créditos (carga horária: 900 horas) com título de mestre
Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias**: 08 (CH 120)
Créditos exigidos em disciplinas optativas**: 24 (CH 360)
Créditos exigidos em módulo internacional: 04 (CH 60)
Créditos em orientação de tese: 24 (CH 360)
O edital é essencial, pois nele estão detalhadas todas as informações e diretrizes cruciais para participar do processo seletivo. É por meio dele que você candidato terá acesso a todas as orientações necessárias, garantindo transparência, igualdade de oportunidades e conformidade com os requisitos estabelecidos.
Prepare-se para o Teste ANPAD, uma avaliação essencial que mede suas habilidades e conhecimentos, abrindo portas para os programas de pós-graduação stricto sensu.
Prepare-se para o Teste ANPAD, uma avaliação essencial que mede suas habilidades e conhecimentos, abrindo portas para os programas de pós-graduação stricto sensu.
Nota: O curso de doutorado profissional já foi aprovado pela Capes e encontra-se em processo de homologação no MEC para início de suas atividades em 2025.
Obs.: O link da entrevista será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta a sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:
Professores que inspiram e transformam o aprendizado, trazendo experiência e inovação para a formação de nossos estudantes:
Descubra as pesquisas e ações inovadoras desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. Explore nossos livros e e-books publicados por docentes e discentes, que abrangem uma variedade de temas relevantes para sua formação e pesquisa. Amplie seu conhecimento e conecte-se com as mais recentes contribuições acadêmicas e práticas do nosso programa.
Depoimentos de alguns dos mestrandos da ESPM formados em 2019, compartilhando um pouco da sua trajetória de pesquisa e estudos:
O serviço de VAN* da ESPM ocorre de segunda a sexta-feira, na saída do Metrô Ana Rosa – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal.
Horários:
Das 6h30 às 13h30
Das 14h30 às 17h
Das 18h às 23h30
Os cursos de pós-graduação stricto sensu incluem mestrado e doutorado, e são voltados para a formação acadêmica avançada. O mestrado costuma durar cerca de 2 anos, enquanto o doutorado leva em torno de 4 anos. O foco principal desses programas é capacitar líderes a promover avanços no conhecimento por meio de pesquisas de alta qualidade. Os alunos precisam cursar disciplinas obrigatórias e eletivas, além de realizar uma pesquisa original em sua área de estudo. Ao final, a pesquisa é apresentada e avaliada por uma banca examinadora, o que é fundamental para a conclusão do curso. Esses programas são voltados, principalmente, para a pesquisa, permitindo que os al